22 de maio de 2007

Dentro das Normas - Me engana, vai!...


De acordo com o noticiário local, o superintendente da Imtrans assegura que todos os radares instalados em Manaus estão sinalizados e visíveis aos motoristas. O superintendente obviamente tem todo o direito de falar o que bem entendi, só não pode é brincar com a inteligência da gente. Dizer que os radares estão todos sinalizados não quer dizer nada. Pode até ser que todos estejam de fato sinalizados. O problema é a qualidade dessa sinalização. Desculpem a sinceridade, mas a sinalização em boa parte é imoral, é de péssima qualidade e, no horário noturno, tornam-se ainda piores. Tem quem ache que a sinalização está perfeita e de acordo com todas as exigências da tal resolução do Contran, como é o caso do depoimento do superintendente do Imtrans. Eu até entendo sua postura, pois se ele não elogiar a própria cria – quem vai fazer isso por ele?

O mais triste nessa situação, é que o Superintendente vai para a mídia falar o que lhe convêm e fica por isso mesmo. Já li inúmeras críticas à qualidade dessa sinalização e não muda nada, absolutamente nada. Nem mesmo os nossos ilustres vereadores, supostos fiscais do povo, e que também são alvos desses radares e da péssima sinalização que aí está, conseguem chamar a atenção da Prefeitura para a porcaria que é essa sinalização espalhada na cidade. Pelo jeito é mais fácil aos vereadores legislarem em causa própria criando o AVANÇA LIVRE RADAR, do que conseguirem que a Prefeitura faça uma sinalização de fato decente para os usuários.

Pensando bem, em termos de trânsito em Manaus, quem dera o problema fosse apenas a sinalização dos radares. Não é mesmo? Na realidade o projeto dos radares é o único que avança e tem uma explicação. Funcionando é uma máquina de fazer dinheiro para a Prefeitura. E só!

O que está em discussão na verdade é a qualidade dos serviços de sinalização dos radares, que nada mais é do que o reflexo do descaso em que se encontra o sistema de trânsito/transporte na cidade. Aqui ninguém cumpre nada e ninguém respeita ninguém. Vejamos o caso dos transportes urbanos. As empresas até hoje mantêm os ônibus circulando com placas de outros estados; usam veículos velhos, cacarecos, caindo aos pedaços e fica por isso mesmo; até hoje não instalaram as câmaras de segurança no interior dos coletivos, supostamente exigida por uma lei furreca que ninguém dá bola; ganharam de presente o aumento da tarifa de ônibus e a qualidade dos serviços aos usuários e os salários dos motoristas e cobradores continuam uma m.... De parte da Prefeitura a coisa não é lá muito diferente: aumentou a tarifa de ônibus fazendo mil promessas; mandou dar porrada nos estudantes que reclamaram do aumento; prometeu licitação e ônibus novos e não aconteceu nada por enquanto; porém não esqueceu de instalar os radares para dar uma melhorada na arrecadação. Para uma Prefeitura que, segundo dizem, anda de saco vazio, acabam nem podendo negar que os radares estão dando aquela mãozinha na arrecadação. Digam que não, vai! Enganem-me que eu já estou ficando acostumado!

21 de maio de 2007

Nem as amizades sobrevivem!...

No estágio em que a política nacional e os políticos chegaram, é mais do que evidente de que convívio entre eles virou uma onda permanente de conflitos de toda ordem, onde sobreviver vale qualquer sacrifício, inclusive passar por cima e enterrar as velhas amizades que pareciam eternas.
Aqui no nosso pedaço de chão, quem acompanhava os noticiários e as entrevistas de jornais, rádio e televisão, com certeza não se surpreendeu com os resultados da relação que se desgastou paulatinamente entre o Prefeito, seu filho e assessores de um lado, e o ex-secretário de obras do outro.
O que mais chama a atenção agora nesse triste episódio, é o Prefeito, tendo a maioria absoluta dentro da Câmara Municipal, assistir o ex-secretário de obras ser convidado para prestar depoimento naquela casa. Quem tem uma bancada dessa como aliada, com certeza não precisa de inimigos. E não venham com a conversa fiada de que apoiaram a convocação do ex-secretário em nome do dever, da verdade e da transparência prometida em campanha. Todos sabem que são raros aqueles que de fato tentam, se esforçam, mas nem assim conseguem colocar em prática essa conduta de dever, verdade e transparência na política brasileira.
Só quem não conhece o perfil do ex-secretário, imaginava que a sua presença na CMM para prestar depoimento, seria apenas mais um entre tantos outros depoimentos que acontecem naquela casa, hilários, insignificantes ou bombásticos, e que quase sempre não resultam em nada que possamos aplaudir nesses últimos tempos.
O secretário de obras, que ainda no cargo mostrava certa independência quando era para falar o que achava que tinha que falar, e isso pelo jeito vinha incomodando, aproveitou o momento que a CMM lhe concedeu para abrir a conjugação de todos os verbos. Como diz o ditado - deitou e rolou!
Independente da sua responsabilidade em tudo aquilo que denunciou, com clareza e documentos inclusive, o secretário acabou revelando existir um desencontro entre certos membros do primeiro escalão, que para algumas pessoas não é novidade, mas que para muitos surpreendeu.
E agora? O que será que os aliados do Prefeito dentro da CMM (a maioria) pretendem fazer? Será que terão coragem de ir fundo e investigar tudo o que disse o ex-secretário? Diante da realidade presente, onde as conveniências políticas falam mais alto do que o interesse público - tenho as minhas dúvidas!
São duas as alternativas hoje: tratar de enterrar o assunto e esperar que o povo esqueça o mais rápido possível, pois as eleições estão próximas; ou então chamar os secretários citados no depoimento para iniciar um processo perverso de desqualificação de todas as afirmações e documentos apresentados pelo ex-secretário, ou seja, transformá-lo, a qualquer custo e sacrifício, num traidor, infiel e MENTIROSO. E mais! Sem direito a uma nova chance de voltar à CMM para replica e/ou defesa de sua honra. E bom não descartarmos essa hipótese.
Que isto nos sirva de exemplo, no sentido de jamais envolvermos ou levarmos as nossas amizades pessoais para o convívio político, seja em qual esfera for, principalmente aquelas amizades mais próximas e mais queridas. Possa ser que um dia voltemos a ver o ex-secretário, prefeito, filho e assessores, abraçados e sorridentes em cima de um palanque político pedindo voto. É bom lembrar que por aqui, politicamente, até boi voa. Porém, fiquem certo de que se isso acontecer, essa nova união não será fruto do perdão sincero entre as partes envolvidas, tampouco a continuação de uma amizade plena que nasceu numa infância distante e feliz. Com certeza será apenas uma acomodação de possíveis interesses comuns, que fazem parte de um jogo bem maior onde a amizade é o que menos conta - é apenas um simples detalhe.

TIM-TIM, um brinde à inoperância!...

Como operadora de celulares a TIM tem se mostrado ser uma esforçada organizadora de eventos, premiando todos os anos aqueles artistas e atores que se destacam no cenário nacional. Aliás, a própria TIM já anda anunciando e reconhecendo que o seu mundo é o da música, ou seja, bem diferente daquilo que efetivamente faz, e que por aqui, comprovadamente, faz muito mal.
Fico imaginando se as figuras premiadas, por conta dos prêmios que recebem ano a ano, cachês ou contratos, conseguem carregar de fato no bolso ou na bolsa, um celular operado pela TIM. Salvo melhor juízo, devem agir inteligentemente como aquele eleitor que não deixa de receber o rancho distribuído pelo político em campanha, mas quando chega diante da urna, opta sempre por fazer uma melhor escolha.
Em Manaus, com 99,9% de possibilidade de não errar, a TIM é indiscutivelmente uma entre as três coisas que hoje mais tiram o cidadão amazonense do sério. Deve apenas empatar com aquelas pessoas que caíram no conto da BANDA LARGA da VIVAX para Internet, em alguns pontos da cidade de Manaus. Quem quiser testar os nervos e saber de fato o que é propaganda enganosa em Manaus, esse é o momento – contrate os serviços da TIM ou da BANDA LARGA da VIVAX. Se preferir os dois juntos, posso assegurar que será um teste infalível para a paciência, os nervos e o coração.
A inoperância é tanta por aqui que, creio eu, nem mesmo naquelas poucas horas de premiação dos artistas e atores diante da televisão, o cidadão amazonense que possui um celular da TIM, consegue esquecer a péssima qualidade dos serviços que essa organização vem prestando na cidade de Manaus. Como diz um amigo meu mineiro – é ruim demais sô!
Um outro colega diz que coisa ruim também tem alguma utilidade e dá o seguinte conselho:
- Quer ficar fora da zona de alcance da sua esposa?
Dê a ela de presente um celular da TIM.
Vou parar por aqui, pois para publicar esse comentário no meu blog, vou ter que procurar um outro ponto de acesso da Internet. O da minha casa, o tal BANDA LARGA da VIVAX usada pelo meu filho, de tão veloz eu já apelidei de BANDA TARTARUGA. Já imaginaram a minha situação se além da Banda Tartaruga eu também tivesse um celular da TIM?
Encerro esse comentário manifestando a minha solidariedade aos amigos que vivem estressados por terem feito essa triste e lamentável opção. Aproveito também para dar um conselho. Não esperem nada das autoridades competentes, principalmente dos órgãos que têm o dever de controlar a qualidade desses serviços. São tão ruins ou até piores. Se a opção é pela saúde dos seus nervos, a solução é mudar de operadora. TIM-TIM - Fui!...