1 de setembro de 2007

Está na hora!...

O brasileiro que acompanha o noticiário nacional, seja no rádio, jornal ou televisão, todos os dias vive momentos de euforia e desesperança. Uma notícia boa normalmente é tombada por uma dúzia de notícias ruins. Recentemente fomos surpreendidos pela decisão que mantém aquele promotor assassino de São Paulo em condições privilegiadas, até que aconteça o seu julgamento. Além de continuar livre, leve e solto, com o salário integral pago pelo contribuinte, o promotor assassino ainda deve escapar do julgamento popular, devendo enfrentar como julgadores, aqueles que, salvo melhor juízo, estão lhe outorgando os privilégios que vêm revoltando a sociedade brasileira. Aliás, em São Paulo, essa coisa de oferecer privilégios para bacanas da justiça e/ou promotoria, e que deviam estar na cadeia, tem como grande exemplo o juiz Lalau, digo, Nicolau. E ainda tem quem tenha pena dessa figura dizendo: coitadinho – está velhinho! Os mais cínicos apelam até para a aplicação do código do idoso para justificar os privilégios ao velhinho Nicolau. Tudo bem! – velhinho, mas safadinho toda vida.

Não precisamos pensar muito para saber qual rumo tomaria esse caso do promotor, se o dito cujo, que usou uma arma e disparou vários tiros para eliminar sua vítima, tivesse tido a coragem de enfrentá-la de homem para homem, de igual para igual, e, no final do embate, terminasse na sarjeta surrado ou então correndo feito um louco para não apanhar mais. Nesse caso, o agressor do promotor com certeza já estaria preso até hoje, sob a acusação de agredir uma “autoridade” do ministério público. Os privilégios que o promotor consegue arrancar para se manter livre da cadeia, se constituiriam em dificuldades intransponíveis para o cidadão agressor conseguir responder livre pela surra dada no promotor. Mofaria na cadeia esperando pelo julgamento e com certeza não ganharia uma linha ou um minuto na mídia para pedir socorro.
Isso é Brasil! Por isso já não nos surpreendemos mais. Falta-nos (brasileiros) sair do marasmo e da condição de expectador sonolento, de sangue de barata, que só reclama e lamenta, que só reza e espera pelo milagre divino, e partirmos para a revolta popular. Está na hora de tirarmos a bunda da cadeira e acompanhar aqueles que estão se mobilizando (de forma organizada e ordeira) e indo às ruas e praças públicas para cobrar de todos os poderes, mais dignidade, mais respeito, mais vergonha, mais decência e mais compromisso com o futuro da sociedade brasileira.

A gente já sabia!...


Nada produz mais notícias em Manaus do que o sistema de transporte coletivo.
Desta feita, um vereador do PT, segundo noticiário local, resolveu enfrentar os colegas para provar para a sociedade amazonense que houve uma operação abafa para sepultar a instalação da CPI para investigar as empresas de transporte coletivo da cidade de Manaus.

Faz isso não maninho! A gente - o povo - já sabia que isso ia acontecer. Se o vereador vai a campo de futebol ou assisti pela televisão, já deve ter visto aqueles cartazes que o torcedor leva para o campo de futebol com os dizeres – EU JÁ SABIA!? Pois é! Faltou alguém levar esse cartaz para o plenário.

Mas fique tranqüilo nobre vereador - ninguém foi surpreendido. Se alguém foi surpreendido, creio que foi só você. Provavelmente pelo fato de não estar ainda perfeitamente familiarizado com a rotina da casa, onde uma CPI dorme instalada e amanhece tranquilamente abafada, morta e sepultada. Como dizem os políticos quando são convidados a explicar essas mazelas – é a dinâmica da política. Sendo assim, é bom o vereador se conformar, pois pensar que vai conseguir ressuscitar esse defunto, eu lhe asseguro – vai ser mais fácil o meu FAST chegar um dia na primeira divisão do brasileirão. Mas, se o vereador conseguir contrariar essa tal “dinâmica”, eu lhe prometo – na próxima eleição o meu voto é seu.

O vereador disse também na mídia, segundo noticiado, que conhece as motivações que levaram os vereadores a retirar o apoio ao pedido de CPI.

Ô maninho – fica frio! Não é só você que sabe disso. Todos os seus colegas de parlamento sabem. O povo (incluindo os seus eleitores), que não é bobo, também conhece direitinho o que é que leva um político a mudar de idéia na maior moleza. Com certeza, em determinados casos, como este do transporte coletivo, mudar de idéia está longe de ser algo para o povo, pelo povo e até a morte se for preciso. Sonhar não custa nada, não é pecado, mas diante do que temos assistido, eu prefiro acreditar em papai noel. Não doe e não faz raiva.

Continuando, vejamos o seguinte: se nossos políticos mudam de partido na maior cara de pau, qual seria a dificuldade de mudar de idéia para tirar a assinatura de uma folha de papel pedindo uma CPI. Pensando bem, não podemos descartar inclusive a possibilidade de ter gente que colocou e depois tirou a assinatura, sem ter lido uma única linha do documento. Tudo na valsa! Tudo balela, oba-oba e ponto final. Faz parte do jogo de cena que estamos carecas de assistir. E, depois disso, eles (os políticos) continuam botando fé na memória curta do povo.

Quanto à falecida CPI, salvo engano, ela pretendia investigar as empresas que operavam, ou melhor, operam o sistema e não recolhiam suas obrigações. Aliás, a fiscalização desses serviços públicos também é um dever do parlamento municipal. As regras estão definidas na legislação do Município, onde, aliás, também está claro que o parlamento não poderia funcionar numa obra sem HABITE-SE. Falando nisso, a casa do povo já tem o seu HABITE-SE ou continua dando o MAU EXEMPLO para os munícipes? Alô! Alguém aí para responder?

26 de agosto de 2007

Tiros de Baladeira XII

Parque dos Bilhares (1)
Sem dúvida essa obra é um dos pontos positivos da administração municipal. O projeto concluído ficou muito bonito e a população vem marcando presença naquele local. Espera-se que as pessoas que frequentam esse espaço ajudem a mantê-lo limpo e conservado. Quem presenciar atos de vandalismo e de destruição no parque, não deve deixar passar batido. O certo a fazer é no ato chamar e/ou alertar os policiais presentes no local.

Tolerância ZERO! (2)
O Parque dos Bilhares ganhou a simpatia da população. Pessoas de todas as idades circulam alegres por todos os espaços e ambientes criados dentro do parque. Isso é muito gratificante! Mas a continuação desse ambiente alegre, saudável e festivo, com a presença diária de pessoas de todas as idades, vai depender muito de uma política de tolerância ZERO contra galerosos, viciados, vândalos e toda espécie de gente ruim.

Boi Bumbá de Manaus (3)
Neste último sábado a noite, no Parque dos Bilhares, quem passou por lá teve a oportunidade de matar a saudade dos bons tempos dos nossos Bois Bumbás de Manaus. Sentei um pouco na platéia e, ao som de algumas das antigas toadas, voltei no tempo e relembrei momentos inesquecíveis de minha infância e juventude. No palco, reunidos para cantar e contar suas histórias, eu vi com satisfação e orgulho, os velhos e incansáveis batalhadores e guerreiros do nosso Boi Bumbá local. Confesso que a emoção e a saudade bateu forte. Recordei do Festival Folclórico que acontecia todos os anos no Campo do Estádio General Osório, hoje pertencente ao Colégio Militar. O festival era muito rico de atrações. Tudo era muito bonito de assistir. Porém, as noites mais esperadas eram das apresentações dos Bois Bumbás. E a única noite imperdível, era a noite do meu Boi Bumbá Corre-Campo.