8 de setembro de 2007

É hora de reagir!...

Imagens de um trágico acidente de trânsito em Manaus, segundo comentários de alguns amigos, passou a semana inteira disputando a liderança de acesso na Internet. Eu vejo apenas como mais um acidente de trânsito resultante do abuso de velocidade. Pior! É mais um acidente de trânsito envolvendo jovens adolescentes que perderam a vida estupidamente numa disputa imbecil de carros. O próprio nome escolhido para essas disputas é idiota – pega!

Por conta disso, não sinto a menor curiosidade para acessar essas imagens de terror e não vou com isso ajudar a amenizar a dor e o sofrimento das famílias que perderam seus filhos.
O mais triste disso tudo, é a certeza de que esta foi só mais uma tragédia por conta dessa brincadeira idiota. Brincadeira de gente que simplesmente acha lindo e divertido brincar com o perigo e desafiar a morte. Hoje mesmo, enquanto escrevo essa crônica, amanhã ou na primeira madrugada do próximo fim de semana, vamos estar novamente lamentando outro acidente e assistindo outros jovens serem enterrados antes do tempo. Exatamente isso que estou dizendo – antes do tempo. Ninguém vai me convencer que essa estupidez é obra do destino ou a vontade de Deus. Não me venham com essa conversa fiada.

Agora, com a tal Internet, quando vejo anunciado que milhares de pessoas estão usando uma de suas ferramentas para assistir as imagens de mais essa tragédia no trânsito envolvendo jovens, eu fico imaginando:

- O que leva essas pessoas a acessarem a Internet para assistirem cenas tão terríveis de um acidente de trânsito? Qual será a lição que as pessoas tiram dessas imagens depois de assisti-las, principalmente quando são jovens e adolescentes, como aqueles que perderam a vida estupidamente? Diante de tamanha brutalidade, qual será a atitude desses jovens e adolescentes para tentar impedir novas desgraças dessa natureza? Qual a chance de nascer um movimento comandado por jovens e adolescentes para ajudar as autoridades a acabar com os “pegas” nas madrugadas e impedir que pais e famílias inteiras chorem por toda a vida a perca de um filho?

Sabemos das dificuldades que existem para as autoridades combaterem os “pegas”, porém é hora de pensar como apertar o cerco para valer, não só contra jovens e adolescentes irresponsáveis que representam perigo no volante de um carro, mas também contra a irresponsabilidade de pais que colocam um carro nas mãos de um filho que não tem idade para dirigir, não respeita a própria vida e pouco se importa com a vida das pessoas e dos colegas que lhe acompanham. É preciso combater essa situação com mão de ferro.

Hoje, em Manaus, grupos de jovens e adolescentes dirigem sem carteira impunemente, desafiam e ameaçam os educadores nas escolas, promovem quebra-quebra de vitrines, fazem arruaças e arrumam confusão nos bares e nas casas de show onde passam. Muitos, lamentavelmente, depois de praticarem essas imbecilidades, ainda contam com a proteção do papai e da mamãe, que acham normal o comportamento desajustado de seus filhos.

O pai que de livre e espontânea vontade coloca a chave de um carro nas mãos de um filho que é menor de idade e irresponsável, tem que responder por todos os atos praticados pelo mesmo. Na hora que os pais sentirem na própria pele o peso da lei pelos atos praticados pelos seus filhos menores dirigindo no trânsito ou promovendo arruaça por onde passam, com certeza essa realidade toma um outro rumo. Alguns pais fazem de conta que não sabem de nada, outros simplesmente não fazem a menor idéia do que os filhos menores fazem nas ruas dirigindo ou freqüentando os lugares na madrugada. Na hora que tiverem que pagar de fato pelos atos desses menores, com certeza vão prestar mais atenção no tipo de criação e liberdades oferecidas aos seus filhos. Repito: é hora de reagir, é hora de apertar o cerco para salvar vidas.