7 de dezembro de 2007

VIVAX/NET & NET/VIVAX


Os maiores desconfortos e contratempos vivenciados pelo cidadão brasileiro se originam nos serviços prestados pelas grandes empresas que, pela lógica, deveriam dar o melhor exemplo. Quem é cliente, por exemplo, da VIVAX ou da NET, agora VIVAX/NET, sabe perfeitamente do que estou falando neste momento. E justifico o motivo desse desabafo, do qual não espero muita coisa, afinal estamos num país chamado Brasil.

Desde quando tive a infeliz idéia de trocar a NET pela VIVAX, em função do serviço de INTERNET (a tal banda larga), passei a ter os desconfortos tradicionais de quem é mal servido e mal atendido pela grande maioria das empresas prestadoras de serviço desse país. Não estou inventando nada ou falando algo de novo.

Para começo de conversa a VIVAX me ofereceu um serviço que até hoje ela não consegue cumprir, ou seja, uma internet com a velocidade e a qualidade que ela me prometeu, e que me levou a tomar a decisão de trocar de prestadora de serviço. Não estarei sendo indelicado se disser que na verdade caí no conto do vigário. Ofereceram-me uma banda do tipo Airton Sena, e me implantaram em casa a Banda Rubinho Barrichello. Se soubesse que seria do jeito que é – não teria trocado. O mais triste é que agora VIVAX/NET é tudo uma coisa só. Pelo jeito está conferindo/confirmando o que diz o velho ditado – é tudo farinha do mesmo saco.

Não foram poucas as faturas que chegaram em minha casa com o valor cheio do serviço contratado, sem que a empresa VIVAX, um único dia, tenha me oferecido a Internet com a velocidade e a qualidade pactuada no ato da contratação do serviço. Se eu reclamava, e só quando eu reclamava, vinha aquele descontinho na fatura do mês seguinte, por conta do não cumprimento do que foi pactuado quanto à velocidade da internet. Tem sempre uma desculpa idiota, pois na verdade nos tratam como verdadeiros idiotas, achando que qualquer desculpa nos convence.

Apesar de todo esse desconforto e falta de respeito da VIVAX, agora NET/VIVAX, havia pelo menos algo de positivo. Afinal, nem tudo nessa vida é pesadelo. Nem tudo nesse Brasil tem a marca da malandragem. Eu podia fazer o pagamento da minha fatura tranquilamente no meu Banco (Banco da Amazônia), que possui uma agência no meu local de trabalho. Restava-me pelo menos esse conforto. Porém, hoje, ao chegar no balcão da minha agência, fui surpreendido pela informação da caixa de que as faturas NET/VIVAX agora só podem ser pagas nas agências conveniadas, onde o meu Banco, pelo visto, foi descartado. Aliás, porque será que o meu banco foi descartado? Tem lá suas deficiências, mas será que anda tão ruim assim que não consegue manter determinados convênios para a comodidade de seus clientes? Estou perguntando, mas fique claro de que não estou esperando que me dêem explicações, até porque já sofro desconforto com a VIVAX/NET de longa data e o único conforto que me restava (pagar a conta no BASA) me foi tirado. Aqui por essas bandas, não é a prestadora de serviço que tem que buscar o conforto do cliente, é o cliente que tem a obrigação de se enquadrar aos interesses da prestadora de serviço. E não adianta reclamar que não acontece nada.

Pegue a sua fatura NET/VIVAX e lá está escrito cinicamente assim: “evite desligamento do seu sinal efetuando o pagamento até a data do vencimento”. Eu confesso que faço um esforço para pagar a minha conta em dia, mesmo que a VIVAX/NET procure de todas as formas alterar o meu estado de espírito e de humor, como tirou o meu conforto de pagar a fatura na agência do meu Banco.

Se eu não pagar em dia, tenho a mais absoluta certeza que terei o meu sinal cortado, sem falar no meu nome ameaçado de compor a lista do SERASA. Essa ameaça é de praxe e nisso eles são eficientíssimos! Porém, se a VIVAX/NET deixar de me prestar o serviço como pactuado (principalmente com relação à Internet, chamada de Banda Larga, que mais parece uma tartaruga fantasiada de coelho), no final do mês ainda tentam me fazer pagar a fatura cheia. É aquela velha aplicação – cobram a fatura cheia para ver no que vai dar. Se o bobão do cliente perceber e reclamar, o desconto sai na fatura seguinte sem maiores discussões com a empresa. É a Lei de Gerson mais atual do que nunca esteve.

Na mesma fatura NET/VIVAX você ainda encontra o seguinte aviso importante: “pagamentos após o vencimento serão cobrados juros diários de 0,033% e multa de 2%. Daí eu pergunto: e os juros diários e as multas pelo fato da prestadora de serviço não cumprir o que foi pactuado, como é o caso da tal Banda Larga, que nunca consegue chegar na velocidade prometida na hora de venderem o serviço? Porque vendem um tipo de serviço, pelo qual não estão em condições concretas de honrar? Onde está a seriedade? Onde estão os órgãos de controle e fiscalização? Onde estão os nossos políticos que têm a missão de defender os interesses do cidadão? Onde anda a vergonha nesse país?