3 de janeiro de 2008

Tiros de Baladeira (XIV)



DETRAN – CREDIBILIDADE ZERO
Quem vai ao DETRAN para conseguir um nada-consta do seu veículo, além da espera e pagamento de taxa, obviamente, depois de receber o documento original é agraciado com a informação de que o nada-consta (original, emitido pelo próprio Detran) para ter validade e credibilidade pública, precisa ser autenticado em Cartório, salvo engano, em cartório credenciado também pelo Detran. Lá vai mais fila, mais aporrinhação, mais taxas, etc. Considerando a quantidade de carros que deixam Manaus rumo a Venezuela nesse período de férias, por exemplo, cujos motoristas precisam do tal nada-consta, dá para imaginar o quanto Detran e Cartório estão felizes com suas máquinas de fazer dinheiro fácil. E o trânsito? É melhor nem falar...

CPI DO ENSINO
O senador Cristóvão Buarque tem sua razão. O Brasil precisa de uma CPI para explicar para a sociedade o caos e o apagão do ensino fundamental em todo o país. O que tem sido feito do dinheiro destinado à educação, considerando os vergonhosos resultados anunciados? Nem mesmo aqueles pais que possuem condições de colocar os filhos na escola privada para fugir da má qualidade do ensino público, estão agora livres dessa preocupação. A escola privada, segundo resultados publicados, também anda de mal a pior. Daí a pergunta: dá para pensar em futuro promissor para esse país sem educação? O difícil é acreditar que Cristóvão Buarque consiga viabilizar uma CPI para passar a limpo a educação desse país. Com o time que temos em campo no Congresso Nacional, parece que, em termos de educação, vai continuar prevalecendo o velho ditado – quanto pior, melhor.

AUMENTO DA MENSALIDADE
Os jornais estão anunciando os percentuais de aumento de mensalidade que as escolas privadas devem aplicar para o ano letivo de 2008. Pelos resultados anunciados e que mostram o mau desempenho dos alunos da escola privada, espera-se que pais e alunos mobilizem-se no sentido de cobrar explicações e exigir mais qualidade, antes de aceitarem qualquer tipo de aumento. O marasmo, a passividade diante do caos e a omissão de pais e alunos nessa questão - é intolerável. No caso do Amazonas, com raríssimas exceções, a atenção dos pais com filhos estudando na escola privada deve ser redobrada. A qualidade da propaganda das escolas anunciada na mídia local, normalmente passa longe das salas de aula.

RECONHECIMENTO NÃO BASTA
Toda vez que alguém está falando de educação no Estado do Amazonas, mesmo sendo uma autoridade, é raro não reconhecer que a situação do ensino é ruim ou que precisa melhorar muito. Aliás, esse discurso de que está ruim ou que precisa ainda melhorar muito, se tivesse sido gravado num disco de vinil, já tinha furado há muito tempo. Os anúncios de recuperação e construção de novas escolas, climatização e aumento de salas de aula e investimentos em laboratórios de informática, faz parte do discurso cotidiano daqueles que dirigem o destino da educação no estado. Só não explicam porque tudo isso não vem refletindo na melhoria da qualidade do ensino fundamental, por exemplo, onde você encontra crianças de 5º, 6º, 7º série que não sabem ainda ler sem tropeçar nas palavras ou escrever o mais elementar dos textos para crianças de sua idade.

31 de dezembro de 2007

Tiros de Baladeira (XIII)


Ambulantes!
O Ministério Público determinou o cumprimento da Lei Orgânica do Município, ou seja, a proibição da venda de bebida alcoólica por vendedores ambulantes. Ano passado uma autoridade municipal disse que não ia fazer nada, pois entendia que isso fazia parte da cultura do povo da cidade. Um vereador este ano alegou que é a favor da venda, pois o problema não é o ambulante vender bebida alcoólica, é não ter policiais suficientes nas ruas. Traduzindo: policiais suficientes para impedir que os bêbados se matem entre si ou matem quem não tem nada a ver com a bebedeira deles. Isso é lindo! Deixa claro que não vai acontecer absolutamente nada do lado representado pela lei, pela ordem e pela segurança da população. Vai prevalecer a impunidade, a imprudência, o risco e o desrespeito às leis. Os ambulantes já anunciaram que não vão acatar a decisão/ordem do Ministério Público, a Prefeitura vai dizer que o problema é da policia, e a polícia vai dizer que não tem pessoal suficiente para impedir. E o Ministério Público como é que fica? Pelo jeito vai ficar mais uma vez desmoralizado.

Coração molhe!
Quem achava que o Sr. Onildo Elias era o sujeito mal da Prefeitura, que defendia e defende com unhas e dentes, entre outras coisas, o ajuste do IPTU, agora já deve estar fazendo uma outra avaliação da sua pessoa. É que além de pensar em arrecadar mais para fazer mais investimentos na cidade de Manaus, o Secretário também anda preocupado com os baixos salários dos vereadores. Coitados, eles ganham muito pouco, segundo avaliação do Sr. Onildo. E nada melhor para agradar e reconhecer esse fato, do que arrumando uma agenda de reuniões extraordinárias no final de ano, de modo a proporcionar um natal e um ano novo mais bacana para essa turma que passa o ano inteiro trabalhando exaustivamente por Manaus. Não é mesmo Seo Onildo? Acreditem se quiser!...

PT – Sensatez!
Poxa! Enfim apareceu alguém de dentro do PT para dizer alguma coisa sensata com relação à realidade local e nacional do partido. Segundo o Sr. José Barroncas, o partido deixou de ser e de praticar aquilo que fazia a diferença com relação aos outros partidos. Pena que uma maioria expressiva do partido (PT) prefira manter uma postura omissa diante dessa cristalina realidade. Aqui em Manaus, por exemplo, é triste ver um de seus membros (com mandato) chegar à liderança interna por meio de votos conseguidos de forma suspeita. O que é pior – sem dar qualquer explicação sensata e verdadeira à sociedade sobre as denúncias públicas a respeito do assunto. Isso envergonha os militantes e afasta qualquer simpatizante.

Promoção política!
O transporte coletivo é uma concessão pública. É lamentável que esse sistema esteja sendo usado como ferramenta de promoção política por parte de alguns. Um dos jornais locais mostra no dia de hoje como isso está sendo feito de forma explícita e imoral. Pergunto: será que um político adversário da administração pública municipal consegue esse espaço para fazer a sua auto-promoção? E quanto será que custa esse tipo de promoção? Paga para quem? Como se trata de uma concessão pública, entende-se que o cidadão tem todo o direito de saber como funciona esse mecanismo. É legal? Quem vai dar as explicações?