3 de janeiro de 2009

Será ótimo - quando for verdade...

Os noticiários sobre a posse de prefeitos e vereadores em Manaus e em todo Brasil, nos levam a imaginar por alguns instantes que fomos transportados para um outro país ou para um outro mundo, bem diferente daquele em que acabamos de comemorar o encerramento de mais um ano.

Os discursos acalorados de disposição, amor à causa pública e promessas de honestidade e transparência, arrepiaram principalmente os mais emotivos ou menos avisados. Se depender do que foi dito e prometido neste dia primeiro de janeiro de 2009, é como começarmos um novo capítulo da história política da nossa cidade. Para que não percam o pique, tampouco não nos decepcionem já no primeiro mês, particularmente os estreantes, é bom lembrar e comentar algumas coisas elementares.

Comecem pensando no bolso do contribuinte, acabando definitivamente com o tal auxílio paletó. Os salários foram reajustados e nenhum vereador deve continuar metendo a mão no bolso do contribuinte para arrumar uma ponta por fora (auxílio) para comprar paletó para trabalhar. Tanta gente pobre e desempregada precisando de auxílio para comer e sobreviver e os nossos vereadores, a maioria com formação e profissão estável por fora, recebem auxílio para comprar paletó. E não venham com a conversa de que isso é de praxe em todas as casas legislativas. Considerando que nenhum vereador é um macaco ou papagaio para ficar por aí imitando os outros, eis então uma boa oportunidade para começar fazendo a diferença. Vamos lá! Mostrem que os discursos de primeiro de janeiro vale para qualquer coisa, inclusive para acabar com coisas esdrúxulas como a verba extra para compra de paletó.

É bom lembrar também que a eleição da mesa da CMM ficou bem distante daquilo que podemos chamar de disputa democrática. Não houve disputa alguma! O que assistimos foi o resultado de acordos e conchavos políticos sem transparência alguma, onde até um opositor ganhou espaço, mas já saiu atirando para tudo quanto é lado, dizendo que vai fazer oposição ferrenha à administração da prefeitura. É bom até guardarmos com carinho o que foi dito pelo citado estreante vereador opositor, para nos certificarmos se no decorrer do seu mandato vai mesmo fazer aquilo que declarou à imprensa no primeiro dia do seu mandato. Estamos de olho!

Não dá para colocar muitas esperanças nos atuais mandatos, seja do executivo ou do legislativo municipal. O passado recente não nos anima, levando-nos a desconfiar e colocar o pé atrás em todos os sentidos. O que não significa que não podemos mudar de idéia com o passar do tempo. Só vai depender do prefeito e vereadores cumprirem o que prometeram nos palanques e nos discursos de posse em primeiro de janeiro. Vamos acompanhar atentamente, aplaudindo as coisas boas e repudiando tudo o que for contrário e prejudicial à sociedade como um todo.