16 de janeiro de 2009

Projeto Prosamim


As imagens de destruição e depredação que estão acontecendo no ambiente de lazer das áreas do Projeto Prosamin e que foram mostradas na imprensa, devem merecer o repúdio de toda a sociedade amazonense. Há muito tempo as ações de vândalos e pichadores em Manaus precisa merecer uma operação de guerra, envolvendo as autoridades, as comunidades em geral, pais de família, etc. É inadmissível que essas coisas aconteçam e fiquem impunes. O vândalo tem que merecer tratamento rigoroso. Tem que ir não só para a cadeia, como pagar por tudo aquilo que destrói. Caso sejam menores de idade, então que os pais sejam responsabilizados e paguem pelos atos e pelas babaquices cometidas pelos filhos. Esses elementos (vândalos e pichadores) são figuras que vivem da diversão idiota de destruir e pichar o patrimônio alheio e/ou público pelo simples prazer de destruir ou pichar. Agem confiantes de que a omissão da sociedade e a ineficácia das autoridades e dos órgãos públicos, lhes garantem a impunidade e a continuidade de suas insanidades. Duvido que um desses vândalos ou pichadores, deprede ou piche alguma coisa de suas próprias casas, o que deixa claro que sabem sim perfeitamente o que fazem. Sabem que se fizerem isso em casa, ou até na própria vizinhança, apanham dos pais ou dos próprios vizinhos.


As autoridades precisam reagir, mas a sociedade tem que contribuir. O povo tem que deixar de ser leso. Nesse caso, a nossa omissão, como cidadão, é uma tremenda leseira baré. Eles destroem, picham, e nós, contribuintes, é quem paga a conta dos prejuízos e da recuperação do patrimônio público. Ao perceber a ação de um vândalo ou de um pichador, o cidadão tem que buscar uma maneira de comunicar e/ou denunciar as autoridades competentes. Se você tem conhecimento de alguém que tem essa prática, não pense duas vezes – denuncie! São duas as nossas únicas alternativas: denunciar ou deixar que o poder público continue usando o nosso dinheiro para recuperar obras e espaços públicos destruídos por vândalos e pichadores. Dinheiro esse que poderia ser aplicado melhor em outras necessidades das camadas mais carentes da população. O certo é que as autoridades têm o dever de publicar quanto se gasta com a recuperação daquilo que é destruído e pichado todos os anos por vândalos e pichadores, para que o cidadão/contribuinte sinta o tamanho da mordida e da quantidade de dinheiro que sai do seu bolso e vai para o ralo.


É preciso dar um basta! Está aí um desafio para os novos parlamentares do município, no sentido de ajudarem a encontrar uma solução para combater essa situação. E não venham com a conversa de que é uma questão de educação. Tudo bem! Então que façam essa questão tornar-se uma discussão séria nas salas de aula entre professores, pais e alunos, mas não deixem de pensar, cobrar, criar e aplicar medidas sérias e coercitivas para combater os vândalos e pichadores de plantão que estão aí nas ruas agindo impunemente e rindo da cara de todos nós.