26 de janeiro de 2009

E falando de futebol...


Futebol Amazonense!
Muito legal a mobilização que está sendo feita em torno da reabilitação do futebol amazonense. É mais uma tentativa! Porém, é bom ter muito cuidado para que os árbitros locais não coloquem tudo a perder com as péssimas arbitragens. Tem uma turminha aí muito ruim de apito. Idem no caso do comportamento de alguns técnicos. Alguns vão para campo com o objetivo de aparecer mais do que os jogadores e já no torneio início transformam a festa num fiasco. Eu, por exemplo, deixei de ir a campo por conta de um torneio início que fui assistir e não teve vencedor porque o jogo decisivo não foi até o fim. Jogadores, e, em particular um técnico desajustado emocionalmente, resolveram acabar com a festa – e acabaram!

Jogos Preliminares!
Nos bons tempos, uma das alegrias do torcedor amazonense era chegar cedo ao campo de futebol para assistir o jogo preliminar entre os jogadores juvenis dos times que faziam o jogo principal. Eu chegava cedo ao Parque Amazonense ou Colina, para assistir as partidas preliminares de todos os jogos do campeonato. Esta é uma das alegrias que precisa ser devolvida aos torcedores. Assistir nas partidas preliminares a evolução dos jogadores que mais adiante serão os titulares em suas equipes. É uma motivação a mais para o torcedor ir a campo. Pais, irmãos, colegas e vizinhos, com certeza vão sentir vontade de ir a campo assistir as partidas preliminares e aplaudir seus atletas.

O Aranha Negra
Um dos maiores atletas que eu assisti jogar em Manaus tinha o apelido de Aranha Negra. O mesmo apelido do maior goleiro que o mundo já assistiu jogar chamado LEV YASHIN. O nosso Aranha Negra se chamava Clóvis, goleiro do Rio Negro. Era simplesmente fenomenal! Cansei de ver a torcida adversária levantar para gritar gol no Parque Amazonense, mas Clóvis, com saltos incríveis ia buscar a bola onde ninguém mais acreditava ser possível. Saudade do tempo em que ele levava consigo uma toalha vermelha para dentro de campo, fechava o gol, e deixava a torcida do rival Nacional alucinada. Não faz muito tempo assisti um depoimento emocionado de Clóvis sobre o Rio Negro e o futebol amazonense. Confesso que também me emocionei e chorei junto com ele.

JUIZ 1 x 0 FRIBURGUENSE
A anulação do gol que ajudou o Flamengo a vencer o Friburguense é uma das maiores aberrações cometidas por um bandeirinha abestalhado durante um jogo de futebol. Não há como explicar aquilo que aconteceu ontem no Campeonato Carioca. Não foi erro, não foi equívoco, nem tampouco burrice. É preciso ser muito mais do que um jumento para errar daquele jeito. Foi sacanagem mesmo! Se fosse o ataque do Flamengo, com certeza aquele gol não teria sido anulado. Pelo jeito o caminho do título para o Flamengo já começa a ser traçado pela arbitragem. Que venha a próxima vítima!