12 de março de 2009

Tiros de Baladeira XX

3672-1666 – Ligue já!...
Segundo anunciou os jornais locais, a Prefeitura de Manaus está disponibilizando para a população o telefone 3672-1666. Por meio desse número o cidadão vai poder denunciar poluição visual, propaganda irregular de outdoors e ocupação desordenada de calçadas. Mas, cuidado!... Seja breve e objetivo na sua denúncia, pois o seu telefonema não será gratuito. A dúvida maior é se essa ação de combate à poluição visual é prá valer ou trata-se apenas de uma pressão estratégica para que os anunciantes regularizem a situação junto à Prefeitura e passem a recolher alguns cascalhos para os cofres carentes do município. Estão anunciando também que vão combater as ocupações irregulares das calçadas. Nesse caso, será que as calçadas do centro comercial de Manaus estão incluídas nessa ação? Tenho minhas dúvidas!...


Ações contra médicos triplicam!...
A notícia de que as ações contra supostos erros médicos triplicou de certa forma é gratificante. Significa que o cidadão está mais atento aos seus direitos e isso fez crescer o número de ações contra as imperícias praticadas por médicos. Discordo que só esteja crescendo o número de ações e não número de incidências de casos de erros médicos. Basta atentarmos para as notícias sobre a falta de infra-estrutura adequada e a má qualidade do ensino de medicina em muitas faculdades espalhadas pelo Brasil, inclusive no Amazonas. A má formação dos profissionais de medicina que entram no mercado de trabalho todos os anos, muito preocupa e mete medo. Infelizmente, o paciente quando senta numa cadeira frente a um determinado médico, com certeza não vai enxergar na sua testa uma placa anunciando que ele está diante de um profissional mal qualificado. Resta tão somente rezar para que, sempre que precisar de um socorro médico, o cidadão tenha a sorte de escolher ou cair nas mãos de um bom profissional.

Médicos & Planos de Saúde!
Viche Maria! Continuam do mesmo jeitinho. Dia desses precisei marcar uma consulta e a secretária do médico foi muito clara comigo. Se for particular, tem vaga para o fim desta semana, mas se for pelo plano de saúde, só daqui a 15 dias. Daí perguntei então quanto custaria pela consulta particular. Sem pestaenejar ela me respondeu - depende! Depende do quê - questionei. E sem descer do salto ela respondeu - se o Sr. vier para a consulta eu explico?

11 de março de 2009

Tiros de Baladeira XIX


Compra no Supermercado!

Menga Junqueira deu brilhantismo ao Blog do Holanda, com suas colocações e comentários simples e objetivos, sempre feitos com muita inteligência e criatividade. Aproveito para agradecer as citações feitas ao Clube da Baladeira. Hoje, Menga Junqueira fala da sua ida ao Supermercado e da sua decepção com os preços e produtos. Curiosamente, eu também faço supermercado no DB e confesso o meu estilo observador e mão de vaca, sempre. Sou cuidadoso na escolha dos produtos, mas tem dias que você vira a banca/prateleira do avesso e não consegue escolher meia dúzia de tomate, cebola ou pimentão, por exemplo, em condições de levar para casa.

Cá com meus botões, fico imaginando que o Supermercado aposta sempre naquele consumidor “abestalhado”, que acaba não só levando porcaria para casa, como pagando por ela. O risco de uma multa pela fiscalização sanitária (quando ela aparece sem avisar antes) eu creio que deva ser grande, mas pelo jeito ainda compensa. Termino com a sugestão de prestigiarem a feira de produtos regionais que acontece duas vezes ao mês, aos sábados, na quadra do Centro de Instrução de Guerra na Selva - CIGS, no Bairro de São Jorge. Começa às 6 horas da manhã e vai até o meio-dia. São produtos novos, fresquinhos e de boa qualidade. Um espaço criado para pequenos agricultores, com o apoio do nosso Exército. Selva!...


Auxílio Educação – não pode!

Ora bolas! Estão correndo atrás dos vereadores por conta do tal auxílio educação. Se pelo menos foi usado com critério e com decência, tem sim o seu objetivo nobre. Agora fica essa presepada: Auxílio Educação – não pode! Auxílio Paletó - pode! É uma verdadeira zorra total.

O que precisa de fato acabar, pois é imoral, indecente e intragável, ninguém se dispõe a fazer. Os políticos, com os salários que ganham, com os negócios e profissões que a grande maioria exerce por fora da atividade parlamentar, com certeza não precisa meter a mão descaradamente no bolso do contribuinte para comprar um paletó. Como diz Menga Junqueira – que maluquice é essa de que temos que financiar paletó para vereador. E diz mais – substituir o paletó por calça e camisa não vai aumentar nem diminuir a importância da atividade dos vereadores. Só discordo quando Menga Junqueira pede que eles (vereadores) ponham a mão na consciência. Tá querendo muito, manazinha! Esperar por isso é a mesma coisa que esperar o meu amado FAST Clube chegar à primeira divisão do campeonato brasileiro.

A verdade é que boa parte dos nossos parlamentares já perdeu a vergonha e não sente mais o menor constrangimento em se vestir metendo a mão no bolso do contribuinte. Parte deles não usa a verba para comprar o paletó, preferindo outras opções como: comprar bicicletas, quentinha, enxovais, caixa de picolé, armação de óculos e dentaduras para distribuir entre seus eleitores, à custa do contribuinte, obviamente. E como não são obrigados a prestar conta da verba do paletó, podem até guardar para comprar aquele passeio em promoção da CVC que o Garotinho anuncia todos os dias, ou quem sabe dar uma entrada num carrinho novo, principalmente agora que não tem IPTU, etc. etc... E, para finalizar, a triste constatação de que até a safra nova de vereadores locais silenciou, parecendo já ter se rendido à idéia de que o melhor mesmo é seguir o exemplo dos antigos e se vestir à custa do contribuinte.