10 de abril de 2009

Entre TAPAS e BEIJOS!

Eu tenho assistido parte das partidas dos jogos do campeonato amazonense, agora transmitido pela televisão. Já escrevi inclusive que tenho assistido boas partidas, principalmente aquela que o meu FAST virou o jogo em cima do NACIONAL, depois de estar perdendo por 3 x 0 até os 15 ou 20 minutos do segundo tempo. Eu na verdade assisti os últimos 25 minutos do segundo tempo, depois de uma mensagem de meu sobrinho, me gozando que estava no estádio vendo o time dele (Naça) aplicar uma goleada no meu. Fui conferir se era verdade e tive a alegria de ver o FAST virar o jogo para 4 x 3.

Apesar de ter prometido não voltar ao estádio depois das presepadas que eu assisti de jogadores, técnico e árbitros locais nesses últimos anos de decadência do nosso futebol, acabei me animando a querer ir ao estádio nessa quarta-feira passada. Infelizmente, por motivos diversos, não pude ir ao estádio, como também não assisti pela televisão.

Hoje pela manhã encontrei um amigo torcedor fanático do São Raimundo e perguntei quanto tinha sido o jogo do meu FAST com o RIO NEGRO. Depois de me falar que o jogo teria terminado empatado em 2 x 2, ele me perguntou se eu sabia do que havia acontecido no final do jogo. Disse-me ele que ao final do jogo um repórter de campo foi entrevistar o goleiro do FAST e que o resultado dessa entrevista é algo que merece ir para os anais da historia do futebol mundial e não apenas do futebol amazonense. Segundo esse meu amigo sãoraimundense, o goleiro do FAST saiu de campo indignado e acusando o bandeirinha de persegui-lo desde os tempos em que jogava nas categorias de base. E foi mais longe! Disse que achava que o bandeirinha quer ser mulher dele, mas ele é casado. Gente! É uma situação tão ridícula, tão idiota, que não dá nem para achar graça, pois não tem graça alguma. É o espelho da decadência do nosso futebol.

Pergunto: diante desse quadro, com dirigentes, jogadores e árbitros despreparados, quem se senti animado a ir ao estádio do Vivaldão? Como apoiar a idéia de um estádio novo, de milhões de reais, achando que com esse futebol local vamos chegar a algum lugar? Quem está assistindo os jogos do campeonato pela televisão, deve observar triste o estádio praticamente vazio. Parece assim que eles estão ali jogando somente para a televisão.

Aproveitando a idéia de Menga Junqueira, vamos estender a Campanha VERGONHA NA CARA também para o nosso futebol. Dada a gravidade da situação, eu proponho inclusive que comecemos essa campanha priorizando o nosso futebol amazonense, antes que a falência seja múltipla e irreversível.

9 de abril de 2009

DEIXA O CACHORRO PASSAR (Versão do Baladeira)

Menga Junqueira, no seu comentário de hoje, 09.04.2009, expressa a sua indignação com o caso que ela relata e, finalizando, nos convida para participar da campanha – VERGONHA NA CARA. Diante do contexto que vivemos no Brasil de Hoje, na verdade precisamos muito mais do que uma campanha. Precisamos de uma Guerra pela VERGONHA NA CARA. Guerra no bom sentido, obviamente. Não pensem que estou falando em pegar em armas ou construir um paredão para eliminar os que perderam a vergonha na cara e são irrecuperáveis. Se bem que uma boa surra com um bom galho de goiabeira já colocaria muito malandro no caminho do bem, ou no mínimo pensativo se vale a pena correr o risco de uma segunda surra bem aplicada.

O caso relatado por Menga, para quem tem dignidade e respeito ao próximo, é de fazer chorar de indignação. O mal causado ao casal, Paulo e Sônia, é imensurável. E não se iludam, pois dezenas de casos iguais a esse acontecem todos os dias e as vítimas são sempre pessoas humildes como Paulo e Sônia. O casal deve estar entregue a própria sorte, tendo que carregar essa tragédia no coração e na mente pelo resto de seus dias. Nada vai acontecer em favor do casal. Lamentavelmente o povo brasileiro é irritantemente omisso. Todos se revoltam naquele determinado momento, mas com o passar dos dias a maioria esquece e deixa de exercer a sua cidadania no sentido de ajudar a mudar a cara desse país.

Menga lembrou bem o caso da Petrobrás. Todos os dias a gente lê nos jornais o anúncio de multas milionárias aplicadas nos quatro cantos desse país. É um carnaval de multas, mas eu desafio os leitores a encontrarem pelo menos 2% do valor total das multas recolhido aos cofres públicos. O poder público faz de conta que multa e os infratores fazem de conta que recolhem. Um outro desafio é tentar descobrir quanto do valor total das multas aplicadas à Petrobrás até hoje, foi de fato recolhido para os cofres públicos.

Vamos participar da campanha pela volta da VERGONHA NA CARA. Eu estou nessa!

5 de abril de 2009

TIROS DE BALADEIRA XXV

PORTO CHIBATÃO
Viche Maria! Noticias dão conta de que vão investigar o Chibatão e, pelo jeito, alguém vai entrar na chibatada.Ora se vai! Façamos então as nossas apostas. Quem vai levar as chibatadas: (a) o motorista da caçamba que desviou asfalto e levou para o chibatão; (b) o motorista da máquina que espalhou o asfalto no terreno do chibatão sem ninguém ter mandado; (c) o operador do rolo compressor que foi lá faturar uma ponta no dia da folga sem ter sido chamado: (d) o vigia do Chibatão que deixou entrar para fazer o serviço, desobedecendo a ordem do patrão que não queria de jeito nenhum.

CABO ELEITORAL
É a secretária de educação?
- Sim! O que senhor deseja?
- Doutora, eu sou o Zeca da Goiaba, cabo eleitoral do vereador XPTO.
- Pois não! Qual é o seu problema.
- Num tem problema nenhum não senhora. Eu só tô querendo saber é quando eu vou começar a trabalhar.
- Trabalhar onde, senhor!
- Tá sabendo não!? Saiu hoje a minha portaria no blog do Holanda.
- E o que o blog do Holanda tem a ver com isso seu Zé da Goiaba?.
- O que tem a ver sinceramente eu não sei. Eu só sei mesmo é que agora eu sou o seu subsecretário e tô querendo saber onde vai ser o meu gabinete.

POLÍTICOS EM CONFLITO
Jovens políticos que surgem como promessas de uma nova era política local, decepcionam quando deixam de cuidar das coisas de interesse da sociedade, para cuidarem de olhar um para o umbigo do outro. Estão parecendo dois barraqueiros amadores, brigando para saber quem sabe mais um da vida do outro. Comportem-se meninos!

TRANSPORTE URBANO
Para não deixarmos cair no esquecimento, não custa lembrar. O caos continua instalado. Como nenhuma autoridade local anda de ônibus, muito menos os nobres vereadores, só existe um recado a passar aos usuários do sistema – Azar de vocês!...

ENTROU ÁGUA
Estão anunciando que o Hotel Ariaú finalmente foi multado. Só rindo! As irregularidades ambientais existem, não são de hoje e não era segredo para muita gente. Daí o descrédito nos órgãos de controle, que só enxergam o que querem enxergar e quando a conveniência manda. A questão é que o empreendimento é do seu Fulano de Tal, freqüentado por reis, rainhas, príncipes, princesas e ambientalistas do mundo inteiro, que curiosamente nunca se queixaram de nada do que viram por lá. Entrou água na casa, mas nada que o prestígio e o poder não consiga equacionar, inclusive mantendo o hotel aberto, faturando em dólares, mas sem sanar todas as irregularidades que há muito tempo já existem. Duvide não!...

FUTEBOL AMAZONENSE
Apesar do meu descrédito, tenho que reconhecer que a TV tem mostrado bons jogos do campeonato, principalmente a virada do FAST para cima da NACIONAL. Foi lindo! Ganhar do Nacional é ganhar o campeonato.