12 de maio de 2009

Professores & Alunos

Professores & Alunos (I)
Fico imaginando a cena dos alunos vendo um sujeito estranho ao grupo entrar na sala de aula para dar porrada no professor. Como se trata de uma sala de alunos do curso de jornalismo, fico curioso em saber qual seria a manchete que eles criariam e/ou usariam para documentar para a sociedade essa estúpida e covarde agressão que eles assistiram ao vivo. Outra curiosidade minha é saber como é que eles (alunos) se sentem a partir de agora, quando for para fazer algum tipo de comentário que diga respeito ao titio ou qualquer outro parente da colega que arrumou toda essa confusão. Por último, a minha curiosidade em saber o que pode acontecer com os alunos que se colocarem contra o que o titio e a sobrinha fizeram. Viche Maria!...

Professores & Alunos (II)
Essa coisa de aluno não respeitar mais ninguém e partir para a agressão ao professor, já vem de muito longe. A omissão e a impunidade garantem o resto. Foi-se o tempo em que o professor tinha o aval da direção da Escola e o apoio principalmente dos pais para exigir dos alunos não só que estudassem, mas que tivessem um comportamento decente e responsável. Do jeito que vão indo as coisas, entre um professor classe A (doutor) e um aluno medíocre classe D, é melhor se bandear para o lado do segundo ou você corre risco de ser visitado e espancado dentro de sala de aula, no meio da rua ou dentro da sua própria casa. Essa é a realidade!

Professores & Alunos (III)
Se você está horrorizado com essa notícia, então procure saber o que acontece nas Escolas Públicas. Agora, sabedores de que a lei os protegem de tudo e de todos, os alunos menores fazem de tudo um pouco. No meu tempo de estudante isso se resolvia com meia dúzia de bolos bem dados. Quem chegava em casa reclamando que levou bolo por mau comportamento, com certeza levava mais meia dúzia de graça. Detalhe: ninguém ficou com nenhum trauma ou problema psicológico por conta disso. Foi-se o tempo em que o professor era uma figura respeitada dentro da sala de aula. Se bobear, os professores apanham para valer, são ameaçados, sofrem prejuízos com seus carros riscados, danificados, etc. Pena que essas situações não sejam transformadas em notícias, para que a sociedade tenha uma idéia do buraco em que o nosso sistema de educação se meteu.