25 de agosto de 2009

NAÇA! Rumo à Série E, F, G....

Neste domingo fui almoçar na casa de uma prima e lá encontrei um sobrinho e afilhado querido, que eu prefiro preservar o nome, diante da vergonha e da frustração que ele está passando nesse momento. Lá pelas tantas, como não pode faltar em qualquer bom bate papo, falamos de futebol. Nesse momento, meu sobrinho eufórico toma conta da conversa para falar do seu time – O Nacional Futebol Clube. Anuncia que vai sair mais cedo, pois precisa marcar presença no estádio para prestigiar o seu time do coração, contra um tal de Cristal, sabe Deus de onde.

Questionado quanto ao desempenho do seu time, meu sobrinho dizia com orgulho que o Nacional era o melhor time da série D, já sonhando com a série C, depois B e finalmente série A, antes da Copa 2014. Sem querer desanimar meu querido sobrinho, recusei o convite para acompanhá-lo ao estádio. Acho até que me convidou mais por respeito e carinho ao tio do que pela satisfação da minha companhia. Nas duas últimas vezes que fui ao estádio com ele o Nacional simplesmente perdeu para o meu time - FAST Clube.

Vejam como são as coisas. Desta vez nem precisou da minha presença no estádio para o Nacional perder. Diante de uma torcida fiel e fanática, o time do Nacional proporcionou um dos maiores e inesquecíveis vexames do futebol amazonense. Depois de estar vencendo o tal CRISTAL por 2 x 0 ao final do primeiro tempo, deixou que o adversário reagisse e lhe aplicasse uma tremenda surra de 5 x 2. Quanta vergonha!

Não bastasse isso, ainda existe o vexame do time ter recebido dinheiro público e oferecer em troca derrota e muita vergonha. Agora, cinicamente, nem os dirigentes do clube alegam não saber explicar o que aconteceu. Ora bolas! É muito simples! Há muito tempo falta competência, falta planejamento, falta compromisso, falta renovação no cenário futebolístico do Amazonas, que tem sido bom apenas para determinados dirigentes que usam o futebol como trampolim político.

Diante de tamanha vergonha, a direção do clube, em lugar de se portar como bobos, enganando o torcedor dizendo que não sabe o que aconteceu, deveria ter a dignidade de abrir o jogo e dizer o que é que está levando o nosso futebol cada dia mais para o fundo do poço. Falta de tudo um pouco. Não é justo usar dinheiro público para ajudar a cavar o buraco e não para sair do buraco. Tem que explicar sim direitinho o que fizeram com o dinheiro público recebido. Dá até para advinhar! No fundo foi usado para pagar dívidas que já existiam e para cavar mais um pouco o fundo do poço, rumo à serie E, F, G .... Ainda bem que o nosso alfabeto é grande e ganhou mais 3 letras oficialmente – K Y W.

24 de agosto de 2009

MOTORISTA SÉRGIO - BAIANO SANGUE BOM!


No quarto dia de férias em Salvador, resolvemos conhecer o Shopping que leva o mesmo nome da cidade. Na porta do hotel conhecemos o motorista SERGIO, que estava na vez do atendimento aos clientes. Entramos no taxi e pedi que nos levasse até o Shopping Salvador. No caminho o papo fluiu normalmente e o motorista mostrou-se ser uma pessoa simples, tímida e ao mesmo tempo muito simpática e preocupada em atender bem seus passageiros.

Nessa altura das férias, já havíamos feito três dias de passeios e minha esposa queria agora passar um dia numa praia nas proximidades ali mesmo de Salvador. A sugestão era que fossemos conhecer as Praias de Itapuã, Stella Maris, Jaguaribe e Flamengo. Aproveitamos o bom papo com o motorista Sérgio a caminho do Shopping Salvador e perguntamos se ele poderia nos atender nesse passeio às praias, no estilo baiano, sem pressa. Acertamos tudo para o dia seguinte.

Conforme combinado, às 9:30 horas lá estava o motorista Sérgio nos aguardando em frente ao hotel. Aquele mesmo jeito tímido, mas sempre muito atencioso. O plano inicial, conforme combinado no dia anterior, era irmos direto para as praias, finalizando com a praia do Flamengo, onde passaríamos o resto do dia curtindo tudo de bom daquele belo lugar. Logo na saída do Hotel, puxando conversa com o motorista Sérgio, perguntei sobre os passeios oferecidos no Hotel para conhecer os pontos turísticos mais tradicionais da cidade de Salvador, com a exceção das praias. Em resposta, Sérgio nos propôs dar uma volta por alguns pontos turísticos, antes de seguirmos para as praias programadas.

Foi a melhor decisão tomada nessas férias. Sérgio nos levou naquela manhã a vários pontos turísticos da cidade, com a opção de podermos parar, fotografar e curtir com tranqüilidade e sem pressa, cada lugar visitado. No pelourinho, por exemplo, arrumamos um guia muito especial que nos contou com orgulho e riqueza de detalhes a história de cada um dos lugares visitados. Uma verdadeira aula de história.

A caminho das praias, atendendo uma recomendação de meu filho, Luiz Frederico, jovem apaixonado pelas obras e pela história do poeta Vinicius de Moraes, pedi ao motorista Sergio para conhecermos a casa em que o inesquecível poeta morou em Salvador e que fica de frente para a praia de Itapuã. Gente! Difícil não se emocionar com essa visita. Aos 54 anos de idade, confesso que não consegui conter a emoção de sentar na cadeira ao lado da estátua de Vinicius. Senti como se ele estivesse vivo ali ao meu lado, contemplando o mar e buscando inspiração divina para as suas obras imortais.

Obrigado meu poeta! Obrigado meu poeta! – foi a única coisa que silenciosamente a emoção me permitiu dizer naquele momento tão especial para mim.

Seguimos em frente chegando à Praia do Flamengo por volta das 14 horas. Simplesmente lotada! O sol nem se fala! Como costumamos dizer por aqui – era de tirar o couro. As ondas nada convidativas para quem não está acostumado com o mar e o perigo, fazendo com que a minha esposa logo desse a sua decisão – aí eu não boto nem o pé! É que ela não sabe nada e eu não fiz nenhum curso de salva-vidas.

Conseguimos arrumar um local para almoçar e demos sorte de pegar uma mesa que nos permitia apreciar a paisagem e o vai e vem das pessoas que curtiam aquele dia maravilhoso. Quanto a nós - nada de sol e nada de banho de mar. Optamos por pedir um bom prato da culinária baiana, curtir aquela brisa permanente e tirar fotografias para depois mostrar aos amigos. Às 16 horas retornamos com o motorista Sérgio para o Hotel. Era perceptível a alegria do motorista por ter nos proporcionado um bom dia de passeios, cobrando-nos ao final um preço justo e merecido pelo seu dia de trabalho. Teríamos gasto a mesma coisa ou até um pouco menos fazendo o passeio coletivo oferecido pela agência de turismo do hotel, porém jamais teríamos tido o tempo que tivemos para curtir e conhecer cada ponto visitado.

Daí para frente o motorista Sérgio passou a ser o nosso guia oficial. Conhecemos belos pontos turísticos da cidade de Salvador. Curtimos praias, visitamos igrejas, praças, parques e restaurantes. Muitos desses espaços não estão inclusos nos pacotes oferecidos pelas agências. Detalhe: não estamos criticando ou condenando os pacotes turísticos oferecidos nos hotéis. Eles são ótimos! A diferença é que nós tivemos a sorte de encontrar o motorista Sérgio, que passou a ser o nosso guia e amigo baiano. Temos certeza que em Salvador existem muitos outros motoristas que nem SERGIO. Profissionais que amam a profissão, que cumprem com responsabilidade e muita dignidade as suas funções. Gente que sabe o quanto é importante não só para eles, tratar bem todos os clientes/turistas, indistintamente. Esse comentário que estou inserindo no meu blog é o nosso reconhecimento e a nossa homenagem ao bom baiano, e agora nosso amigo, motorista SERGIO AMÉRICO. Fica com Deus!

Observação: se você for a Bahia, de férias ou a trabalho, desejando ter um bom serviço de taxi, é simples: ligue (71) 8823-8098 – SÉRGIO AMÉRICO.