20 de outubro de 2009

É fantástico!...


Neste último domingo o Fantástico nos brindou com duas matérias que nos envergonham até a alma. A primeira mostrou o velho problema do Rio de Janeiro, onde o Crime Organizado continua mandando e desmandando e a Polícia fazendo de conta que está à altura de responder e resolver o problema da violência que tem marcado de forma trágica a vida de muitos cariocas. O Rio de Janeiro continua LINDO e VIOLENTO. É a nossa BAGDÁ.

A segunda matéria falou de uma blitz realizada em restaurantes pelo Brasil, incluindo a nossa cidade de Manaus. Pelo amor de Deus! Depois do que mostraram nas imagens, a multa e o fechamento do estabelecimento não pode ser entendido como um castigo ou uma punição – é pouco! As imagens representam muito mais do que a simples falta de higiene. É um atentado explícito à saúde dos consumidores. Os proprietários bem que mereciam dormir na cadeia por uns tempos, de preferência cercados pelos baldes imundos e pelas baratas que criam em suas cozinhas nojentas. São terroristas! É isso mesmo – eles são terroristas. Há quanto tempo eles atentavam descaradamente todos os dias contra a vida e a saúde dos consumidores?

O mais triste disso tudo é que existe um Código do Município (local) que dita todas as exigências a serem cumpridas pelos estabelecimentos. Tem regras e exigências para tudo - até para os ambulantes que estão espalhados por tudo quanto é lado dessa cidade. A avenida Eduardo Ribeiro é um bom exemplo quando o assunto é ambulantes de todas as espécies. Não faz muito tempo Baby Rizzato mostrou essa situação ao vivo em seu programa e, em nome da população e do seu público cobrou providências. Mas a pergunta é a de sempre – por que as exigências da Lei não são cumpridas, tampouco fiscalizadas com a eficiência necessária? Por que foi preciso uma blitz nacional para mostrar que em Manaus e em todo o país existem restaurantes cujas cozinhas são exemplos de tudo o que é de ruim?

A conclusão é que falta algo que há muito vem fazendo muita falta – autoridade! Falta compromisso. Falta pulso firme. Falta respeito com o cidadão que paga os seus impostos e não tem retorno no que é mais elementar no poder público – fiscalização! Se forem entrevistar o titular da pasta ou qualquer outra autoridade do município, a ladainha é a de sempre – não tem gente suficiente para fazer a fiscalização. Quando tem carro falta combustível; quando tem combustível falta carro; quando tem carro e combustível falta o fiscal; e assim por diante. Para completar a ladainha ainda vai aparecer quem diga que houve exagero da Rede Globo e dos Fiscais que queriam aparecer em rede nacional, que em Manaus está tudo sob controle e que o que foi mostrado é apenas uma situação pontual. Aqui - tudo é pontual!