20 de fevereiro de 2010

Faixa de Pedestre!


Já perdi as contas das vezes que comentei aqui no blog a questão das faixas de segurança para pedestres, principalmente aqui no meu Bairro do Parque 10. Volto a comentar esse assunto por conta da notícia, em A Crítica, de que quatro estudantes foram atropelados no Bairro Cidade de Deus. Espero que os nossos ilustres vereadores estejam atentos para essa situação, se sensibilizem e se engajem no movimento dos pais de alunos e moradores não só da Cidade de Deus, mas de toda Manaus, no sentido de que as autoridades e os órgãos competentes elaborem e executem em caráter de urgência, um plano de recuperação de todas as faixas de segurança para pedestres na nossa cidade. Estamos falando de salvar vidas.

Mas não basta recuperar ou colocar as faixas de segurança. Em lugar de colocarem os azulzinhos nas esquinas para fazer o papel de semáforo (normalmente quando eles estão funcionando perfeitamente) ou então para ficarem plantados nas esquinas para engordar a receita de multas, que sejam colocados exatamente nos pontos mais críticos onde existem as faixas de segurança para pedestres, exatamente para auxiliá-los a atravessar e para exigir dos condutores que respeitem a lei. Aí sim, aquele condutor que não dá preferência ao pedestre, deve ser multado por infração gravíssima. Quem não respeita a vida, quem não dá preferência à segurança e à vida no trânsito, tem que ser exemplarmente punido. Uma grande parcela de motoristas em Manaus é abusada e irresponsável. É só parar numa esquina qualquer de qualquer ponto da cidade e prestar atenção no que acontece no transito. Se não respeitam sinal, não respeitam calçadas, como podemos esperar que respeitem faixas de pedestres?

Espero que façam alguma coisa, a tempo de não termos que ler mais notícias de atropelamentos por falta de sinalização, ou seja, por falta de ação/omissão comprovada das autoridades e do poder público. Aliás, estamos em ano eleitoral e qualquer coisa que fizerem pela segurança do povo para atravessar as ruas, pode render bons dividendos nas urnas. Quem sabe assim não sai alguma coisa!