20 de abril de 2010

Política & Políticos

PIJAMA PARA OS DINOSSAUROS
Está na hora de virarem a mesa dentro dos partidos e tratar de colocar o pijama em muitos dos dinossauros que ainda estão por aí mamando nas tetas do contribuinte e sem produzir coisa alguma. Peguem o mandato de nossos deputados, por exemplo, e tentem descobrir o que de fato fizeram de útil nesses 4 anos de mandato. Dá tristeza e vontade de chorar diante do desempenho da maioria. Detalhe: distribuir sopa com o dinheiro público não vale! Muitos estão caducos, ultrapassados, rendem pouco, não mudam o discurso e não fazem nada de útil. Se elegeram apenas para ganhar o salário e viver das mordomias do mandato. Precisam dar vez aos jovens políticos, em lugar de colocá-los como burros de carga das campanhas, para depois ficarem esquecidos e mendingando espaço político ou emprego. Começamos agora ou vamos continuar amargando esse atraso que não tem mais fim.



COMO PROMOVER RENOVAÇÃO?
Decididamente a RENOVAÇÃO é a única saída para um Brasil melhor. Mas, como atrair para a política, gente jovem, gente séria e disposta a assumir compromisso com o seu Estado, com o seu povo e com o Brasil? Diante do estágio atual da vida política brasileira, lembro Evaristo de Moraes que certa oportunidade disse que ninguém mais acredita que alguém possa ter disposição para servir com dignidade a um governo. Todo mundo acha que as pessoas só vão para o governo para se arrumar. É comum se ouvir pessoas defendendo a idéia de que quem tem a chance de chegar ao governo, não deve perder a oportunidade de arrumar a própria vida, dos que lhes cercam e dos amigos mais chegados, particularmente os parceiros das maracutaias. O mais triste é observar que ainda não mudou muita coisa.

POLÍTICO BANDIDO
No Brasil, o político bandido que rouba e produz escândalos é aceito socialmente numa boa. Anda nas ruas como se fosse celebridade. É isso mesmo! Político bandido por aqui tem status de celebridade. Vejam o caso do cínico Governador ARRUDA, que já havia sido pego fazendo sacanagem no Congresso. Seus eleitores, não convencidos de que estavam diante de um malandro esperto, acharam por bem lhe colocar nas mãos um mandato de governador. Pego outra vez com a mão no nosso bolso, ainda tem gente que se junta a ele para rezar achando que o malandro, coitadinho, está sendo vítima de perseguição. Não creio que volte para a cadeia, como não creio que vá devolver um único centavo do que tirou dos cofres públicos, ou seja, do nosso bolso de contribuinte.

CUSTO DA CORRUPÇÃO
É raro o dia em que abrimos os jornais e não damos de cara com notícias falando de corrupção. A novidade é que os políticos agora não ocupam mais os espaços sozinhos. Uma turminha formada por juízes malandros resolveu dividir o cenário de corrupção com os políticos e os governantes. A diferença é que juiz malandro não vai preso, tampouco é demitido. Ganha aposentaria precoce e milionária, paga pelo contribuinte, obviamente. Lindo não! No Brasil, a idéia de levar vantagem em tudo já virou regra há muito tempo. Todo mundo quer tirar a sua lasquinha. Imaginem quanto avanços poderíamos estar vivendo nos dias atuais se essa grana roubada tivesse sido aplicada em saúde, educação e programas sociais. Aqueles que permanecem até hoje impunes e com as mãos sujas com o dinheiro roubado, um dia haverão de pagar caro por seus crimes, e não será em outro mundo não, vai ser aqui mesmo. O castigo vai vir sem pressa, será duro, doloroso e duradouro. É só esperar e acompanhar!