16 de outubro de 2010

(2011-2014) Fique de olho na política!


Imagem: http://www.valedosambito.com/


Quem acompanhou a campanha eleitoral dos candidatos pela Internet no Amazonas com certeza vai dizer que o desempenho de todos, indistintamente, foi bom. Não deixaram passar nada e não perderam uma única oportunidade para denunciar, principalmente, a situação difícil em que vivem os nossos irmãos do interior. Já disse em outro comentário e repito agora: nunca o interior do Amazonas viu um desfile tão intenso de políticos nas ruas das cidades, prometendo, obviamente, muito além daquilo que de fato pode e é capaz. Em resumo, tudo só promessas.

Passada a eleição, a grande maioria dos políticos, tanto vitoriosos como derrotados, sumiram da Internet. Enquanto isso, a situação do interior só ficou pior por conta da seca que se intensificou, da falta de energia crônica e tantas outras mazelas de sempre, como mais corrupção e incompetência administrativa. Pergunto: quantos dos políticos que desfilaram pelas ruas do interior fazendo promessas, colocando crianças no colo e beijando velhinhos e velhinhas, tomaram a iniciativa de voltar ao interior para prestar pelo menos solidariedade às comunidades que estão vivendo momentos difíceis? Uma situação que se agrava ano a ano por falta de políticas públicas e de compromisso verdadeiro com o povo do interior.

É curioso assistir o empenho político e a facilidade para buscar e conseguir empréstimos enormes para obras da Copa do Mundo na capital, e não assistirmos esse mesmo empenho e as mesmas facilidades para buscar recursos, no mesmo valor, para ajudar o nosso interior a ter dias melhores. O detalhe que a sociedade tem que estar atenta, é que quem vai pagar essa conta, seja de recursos para obras da Copa ou para melhorias nas cidades do interior, seremos todos nós, contribuintes. Vai sair centavo por centavo do nosso bolso. Não só para a Copa do Mundo de 2014 como para as Olimpíadas de 2016. Como contribuinte, não me oponho a ajudar a pagar a conta da Copa ou das Olimpíadas. Mas, com certeza, não só eu, mas a maioria esmagadora dos contribuintes do Amazonas, ficaria muito mais feliz em pagar a conta de um projeto sério para ajudar os nossos irmãos do interior a terem uma melhor qualidade de vida.

Precisamos estar atentos a esse mandato de 2011 a 2014. Os interesses privados estão muito bem representados e fortalecidos nas casas legislativas e isso é muito ruim para os legítimos interesses públicos. A realidade do nosso dia a dia já nos mostrou claramente que político no palanque é uma coisa, no poder é outra. São raras as exceções e você sabe disso. Vamos ficar atentos e de olho neles. Lembrem-se! A conta quem paga somos nós. Obras enormes e quantias vultosas de recursos vão estar em jogo nesse período, e é aí que mora o perigo. Em nome de supostos projetos de interesse público, o único beneficiado acaba sendo o interesse privado, em particular as empreiteiras que estão de olho nas grandes obras e parte da elite política e social que não vai deixar de cobrar e colher os seus dividendos. Encerrando, é bom dizer que a classe política local não de todo tão ruim. Existem exceções. Existem sim políticos dignos, honrados e confiáveis, mas, infelizmente, representam ainda uma minoria. Sozinhos, sem a atenção e a participação e pressão da sociedade, a banda de lá, a banda podre, vai continuar levando vantagem em todas. E nós, ô!

15 de outubro de 2010

América Futebol Clube


Quando a notícia é futebol no Amazonas, nós nos deparamos com coisas que nos levam a uma série de dúvidas e questionamentos. Hoje, por exemplo: numa página do jornal eletrônico você lê o anúncio de que milhões de reais estão sendo liberados para atender obras da Copa do Mundo na nossa capital (Manaus). Sem dúvida que esta notícia alegra a grande maioria dos desportistas amazonenses. Afinal, quem não quer ter a chance de assistir jogos da Copa do Mundo ao vivo? Mas, logo adiante dessa boa noticia, em outra página, você lê a informação de que os jogadores do América Futebol Clube, de Amadeu Teixeira, vão viajar para jogar fora de Manaus com salários atrasados há mais de 2 ou 3 meses. O nosso glorioso América, para quem não sabe, está tentando heroicamente sair da série D do campeonato brasileiro e passar para a série C. Joga a próxima partida pelo empate. Não é uma missão impossível, mas vai exigir empenho e dedicação em dobro dos jogadores. A questão é como exigir empenho e dedicação de quem está com seus salários e compromissos atrasados?

O curioso nesse processo é ver a facilidade com que as autoridades se mobilizam para arrumar recursos para as obras da Copa do Mundo, mas não conseguem ou não se interessam em se mobilizarem para arrumar recursos para ajudar uma equipe amazonense que luta heroicamente para sobreviver e tentar sair da série D para a série C do campeonato brasileiro. Vão aparecer mil desculpas, com certeza, mas nenhuma vai nos convencer, pois, por enquanto, a única coisa transparente/cristalina nessa onda de copa do mundo em Manaus, é a preocupação exclusiva com as obras, pouco importando se o nosso futebol está falido ou se vai continuar falido até a Copa e depois dela. Por enquanto, até prova em contrário, a Copa do Mundo em Manaus está sendo interessante e levando muitas alegrias apenas para os empreiteiros. É difícil para muita gente aceitar a idéia de um mega estádio que depois vai servir de palco apenas para jogos de um campeonato amazonense profissional falido, jogos do peladão, shows de pagodeiros, sertanejos e outros.

Se não estou enganado, até agora não foi apresentado à sociedade um programa ou projeto voltado para o resgate do futebol profissional do Amazonas. Nem mesmo para o fortalecimento do futebol de base, para criação/formação dos nossos próprios atletas e ídolos. Será que lá, no ano da Copa do Mundo, em 2014, teremos pelos menos um clube, como é o caso do América, disputando a última série do brasileirão?