31 de março de 2011

Uma novela chamada CECOMIZ

O sinistro que destruiu um dos galpões do Shopping CECOMIZ virou uma novela. Uma polêmica constante, inclusive na mídia, onde algumas coisas precisam ficar mais claras para que as pessoas que acompanham esse assunto há algum tempo entendam melhor esse blá-blá-blá. É precisa dar destaque a algumas coisas que não são ditas ou lembradas propositalmente ou por desinformação.

É comum você assistir alguns políticos nos jornais ou na televisão cobrando da Suframa a reconstrução do galpão do CECOMIZ, com o objetivo de realocar os comerciantes que tiveram seus boxes destruídos pelo incêndio. Pergunta-se: qual a obrigação da Suframa em reconstruir o galpão destruído pelo incêndio para realocar os comerciantes nos seus respectivos boxes? A guarda e a manutenção dos galpões do CECOMIZ, pactuada em Contrato, eram e ainda são de responsabilidade de uma associação que reúne os lojistas e que há anos não pagam à Suframa uma simbólica quantia a título de aluguel. Essa dívida hoje deve ser bem superior a 1 milhão de reais. Como não recolhiam esse simbólico aluguel à Suframa, subentende-se que sobraria receita à associação para oferecer maior segurança ao shopping, em todos os aspectos. Outra coisa: se a culpa pelo sinistro não é da associação dos lojistas do CECOMIZ, muito menos é da SUFRAMA. Daí não se justificar essa cobrança, essa pressão política, inclusive, no sentido de que a Suframa reconstrua o galpão em benefício dos lojistas. 

A segunda questão a levantar diz respeito à área do CECOMIZ. Essa área está sob o domínio/controle da Suframa, mas o patrimônio é da União. É um bem da União. Em outras palavras, é um patrimônio da sociedade. Não cabe à Suframa e aos seus dirigentes decidirem da cabeça deles o que fazer com aquela área, com o objetivo de agradar lojistas e alguns políticos locais. Se isso fosse possível, essa questão já estava resolvida há muito tempo. Uma coisa é achar que a Suframa tem que reconstruir o galpão ou vender a área aos lojistas numa boa, sem dar satisfação a ninguém. Como discurso político é perfeito! Outra coisa é a legislação federal permitir que isso seja feito, sem que os administradores da Suframa depois tenham que responder e pagar caro por isso o resto da vida e em todas as instâncias.

No âmbito da Suframa, o que precisava ser feito já foi feito nessa novela. O assunto e as decisões a serem tomadas agora estão numa esfera superior do governo federal. Não cabe mais à Suframa uma decisão local. Lojistas e políticos estão informados e conscientes disso, mas, curiosamente, insistem em jogar a Suframa e seus gestores contra a opinião pública. Ora bolas - isso é feio e improdutivo. O que está faltando na verdade é gestão e competência política para dar ao assunto a decisão que eles (lojistas + políticos) desejam dar. Não cabe à Suframa fazer isso por eles. A Suframa e seus gestores não têm essa competência e não vão arriscar suas carreiras para tomar uma decisão que não tem amparo legal, envolvendo uma propriedade da União. O que está faltando, se é que isso vai mudar alguma coisa, é gestão política, diálogo político, negociação político, e isso é coisa para políticos e não para técnicos. Em lugar de volta e meia apontarem as armas contra a Suframa e os seus gestores, por que não buscam o diálogo e a negociação política em Brasília, frente a frente e olho no olho com aqueles que têm o poder para decidir e a caneta para chancelar. Juntar as forças políticas locais é mais inteligente do que ficar malhando em ferro frio. É isso que tem que ser feito, e não ficarem de vez em quando reascendendo essa questão na mídia, achando que vão mudar alguma coisa. Em resumo, os lojistas ficam alimentando uma decisão que a Suframa não pode lhes oferecer e os políticos ficam passando a ideia de que estão verdadeiramente empenhados e que vão conseguir também mudar alguma coisa. No final nada acontece, cai no esquecimento, até tocarem fogo de novo no assunto, de acordo com o momento e a conveniência política. Assim, decididamente, não vão chegar a lugar algum, mas chegará a hora que não vão mais conseguir convencer a sociedade de que os vilões dessa novela é a Suframa e os seus gestores.

27 de março de 2011

Tartarugas - vida mansa!


Posted by Picasa 
Aeroporto Internacional de Manaus - Esperamos que o projeto de ampliação deste aeroporto não resolva tirar de lá uma das raríssimas coisas boas de se olhar e curtir ali - as tartarugas.