27 de abril de 2012

TSA da SUFRAMA



www.suframa.gov.br

Quando o assunto é SUFRAMA, surge sempre alguém com a dúvida de onde vem o dinheiro para que a Autarquia realize as suas atividades e, em particular, dê apoio financeiro aos Estados e Municípios da região, contribuindo para a viabilização de programas e projetos de seus respectivos interesses. Por exemplo: poucas pessoas sabem que foi a SUFRAMA que viabilizou, por meio de seus recursos, a implantação da Universidade Federal do Estado do Acre. É com certeza um dos investimentos de maior orgulho da instituição, juntamente com os investimentos que são realizados há longos anos, em parceria com as universidades, na formação de capital intelectual na região. Lembrar também da construção da ponte que liga o Brasil à Bolívia, em Brasiléia, onde também existem recursos da Suframa aplicados. E assim vai...
No âmbito da Amazônia Ocidental, creio que não são muitos os municípios sedes que ainda não receberam algum tipo de ajuda financeira da Suframa. No caso do Amazonas, salvo melhor juízo, todos os muicípios amazonenses já receberam algum tipo de apoio financeiro.
E aí! Falei, falei, mas de onde vem mesmo essa grana?
Os recursos da Suframa são originados através de um instrumento conhecido pela sigla TSA – Taxa de Serviços Administrativos. Hoje esta taxa tem o amparo da Lei nº 9.960, de 28 de janeiro de 2000, assinada na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso e do Superintendente da Suframa, Antonio Sérgio Martins Melo.
A maioria das empresas sempre questionou a existência dessa taxa. Ninguém quer pagar taxa, seja lá do que for. E se perguntarem alguma coisa dos dirigentes dessas empresas sobre esse assunto, certamente vão dizer que sonham com o fim da taxa (TSA), sem levarem em conta os benefícios que ela já proporcionou e ainda pode proporcionar ao desenvolvimento do interior da Amazônia Ocidental. Uma taxa que no custo total das empresas, até nos provarem o contrário, com certeza não deixa nenhum proprietário ou acionista das empresas da ZFM mais pobre. 
A TSA tem suas regras e nem todo mundo tem a obrigatoriedade de pagar. Estão isentas da taxa, entre outros, a União, os Estados, os Municípios, as instituições sem fins lucrativos, reconhecidas como de utilidade pública, livros, jornais, periódicos, equipamentos médico-hospitalares, os produtos importados e destinados à venda nas áreas de livre comércio administradas pela Suframa: Manaus e Tabatinga (AM), Guajará-Mirim (RO), Brasiléia e Cruzeiro do Sul (AC), Boa Vista e Bonfim (RR) e Macapá/Santana (AP).
Alguns segmentos estão isentos do pagamento da TSA e, em 2009, por ocasião da crise econômica mundial, a SUFRAMA, participando do esforço do governo federal, reduziu temporariamente a zero a taxa de serviço para o setor de duas rodas, por exemplo, contribuindo para a manutenção dos empregos, principalmente.
Mais detalhes sobre a TSA, busque no site da Suframa – www.suframa.gov.br 

CPI do Cachoeira!...


Sei não! Eu estou quase concordando com o pensamento de Lauro Caversan, de Curitiba. Essa ideia de criar uma CPI para investigar a relação do CACHOEIRA com o Congresso Nacional, e todo dia a imprensa revelar para a sociedade mais uma novidade do caso, mais uma conversa entre amigos bandidos de Cachoeira, mais nomes de deputado, senador, assessor e empreiteiro envolvidos na mesma maracutaia, não será surpresa se a Comissão tiver que concluir os trabalhos da CPI despachando numa cela qualquer de BANGU 1. 
Dá para imaginar essa cena?

Copa 2014 - falta tudo!


www.blogdajoice.com
Não existe coisa mais interessante de ler todos os dias do que as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014. Normalmente só coisa ruim. Os estádios estão todos com as obras atrasadas e, para deixar a coisa mais animada, todos sob suspeita de alguma sacanagem. Considerando que estamos no Brasil, fica a impressão (para alguns a certeza) de que esse atraso é proposital. Vai chegar o momento que a cobra vai fumar, o tempo vai estar no limite dos limites, e aí a saída vai ser abrir as porteiras para que as obras avancem de qualquer jeito. Em resumo, tudo está correndo como programado.
Até mesmo no item principal da COPA 2014, que é o futebol dentro de campo, o Brasil está atrasado. Falta craques de verdade, falta seleção, falta treinador... falta tudo, inclusive vergonha.  

26 de abril de 2012

EDUCAÇÃO, de mau a pior...



www.ibrpe.wordpress.com
Todo dia estamos vendo nas rádios e nos jornais de Manaus, críticas de toda natureza à política de educação no nosso Estado. De tanto ler e ouvir sobre esse assunto, já sei decorado o nome dos secretários de educação aqui por essas bandas.
- Alô, Mauro Lippi, cadê a merenda escolar meu irmão?
Esse secretário municipal, coitado, deve estar pagando em vida todos os seus pecados. Deve ter pesadelo diário sonhando com o vereador Joaquim Lucena no pé do ouvido dele cobrando pela merenda escolar da molecada. O Joaquim apita de um lado e o Marcelo Ramos apita do outro.  
E quando você acha que esse desleixo com a educação só acontece por aqui, vem a Folha de São Paulo e anuncia que hoje na capital paulista, faltam professores em pelo menos 32% das Escolas Públicas. Estamos falando de São Paulo, o estado mais rico e próspero deste país.
E para mostrar que tudo é igual neste Brasil, de norte a sul, principalmente nas coisas ruins, o secretário de educação de lá, São Paulo, a exemplo do secretário de cá, Manaus, jura de pé junto que é tudo mentira, que a matéria é enganosa e a nossa educação está no caminho certo.