25 de junho de 2012

Tiros de Baladeira!...


Futebol Amazonense!
Caraca! Não conseguimos mais vencer nem os times de futebol do nosso vizinho Estado do Acre. Fomos derrotados simplesmente dentro de casa pelo time acreano.  Não sei dizer nem de qual Série e/ou Divisão se trata esse jogo. Só sei dizer que quando da euforia de derrubar o Vivaldo Lima e construir a Mega Arena, prometeram que até 2014 o futebol amazonense estaria com um time na primeira divisão do campeonato brasileiro. Pior! Teve quem acreditasse nessa conversa. Do jeito que vai a maré do nosso futebol, vai faltar letra no alfabeto para arrumar uma Série/Divisão para colocar um time do Amazonas, nem que seja como convidado trapalhão. 

Entortaram o Dedé!
Sábado passado, no último jogo do Vasco da Gama, ex-líder do campeonato brasileiro, o atacante do Cruzeiro deu uma entortada humilhante no zagueiro Dedé do Vasco, que só mesmo um milagre explica ele ter caído sozinho no chão sem ter fraturado a coluna ou montado algumas vértebras. Égua! O drible foi tão desconcertante que Dedé saiu guenzo de campo.

Timão ê! ô! Timão ê! ô!
Nada como uma vitória em cima do time titular do Palmeiras para levantar o astral do time reserva do Corinthians. Ainda por cima com dois golaços do Romarinho. Tadinho do porco paulista! Foi assado mais uma vez no sal grosso.

Prestação de Contas!


Todos os anos o Boi de Parintins atrai milhares de pessoas para aquela ilha. Da mesma forma, todos os anos, religiosamente, é injetado uma quantia expressiva de reais nas contas dos dois Bois Bumbás, com a esperança de que a festa aconteça à altura das suas tradições e das expectativas de dirigentes, governantes, brincantes, visitantes, turistas, etc.

O montante de recursos envolvido na realização dessa festa é milionário. O evento é grandioso e com certeza não custa barato. Não é pouco dinheiro não! Além de não ser pouco dinheiro, é bom lembrar que é dinheiro público, ou seja, é um dinheiro que precisa, ao final, de uma prestação de contas para aquele que paga essa conta há muito tempo sem reclamar ou pedir muitas explicações. Significa dizer que não basta realizar uma bela festa. É preciso mostrar que uma bela e encantadora festa deve ser seguida de uma correta e justa prestação de contas de cada centavo público investido. Isso só dignifica a obra e leva orgulho a todos os cidadãos que ajudam a pagar esse investimento ano após ano.

Dito isto, como será mesmo que anda de fato essas prestações de contas? Faço esse questionamento pelo fato de que agora, com a Lei de Acesso à Informação, é possível que o cidadão desperte para esse detalhe e passe a exigir maior detalhamento de como é gasto cada centavo destinado à realização da festa não só dos Bois Bumbás, como de outros eventos populares que acontecem no nosso Estado e que são agraciados todos os anos com polpudas quantias de recursos públicos. As festas são maravilhosas, devem continuar. Porém, a prestação de contas desses eventos precisam urgentemente corresponder à confiança do seu maior investidor – o contribuinte.