12 de dezembro de 2012

ENSINO PÚBLICO tá ruim...



Enquanto a sociedade, em particular as famílias mais carentes, não tomarem a consciência de que são corresponsáveis pela má qualidade do ensino que temos nos dias de hoje, a tendência é só piorar.

Esperar ou imaginar que as nossas autoridades ou os nossos políticos venham a resolver essa questão, cá para nós - é um suicídio! Nossos políticos, com algumas exceções, na verdade vivem da miséria e da desgraça do povo. A maioria prega o lema – quanto pior, melhor – pois é exatamente em cima disso que eles montam seus discursos, fazem promessas, mentem bastante e depois não cumprem coisa alguma. Eles agem confiantes de que o povo vai continuar apático, omisso, vai sempre reclamar, reclamar, reclamar, mas depois se conforma e esquece. E, pasmem, ainda existem aqueles pais que preferem colocar a culpa naquele lá de cima, dizendo:  – É a vontade de Deus!


Se o professor não comparece à sala de aula, em lugar de reclamarem, os alunos comemoram. Mas, se por algum motivo falta merenda ou a diretora toma alguma medida disciplinar mais rigorosa, eles quebram alguma coisa para chamar a atenção ou os próprios pais se encarregam de chamar a rádio e a televisão para denunciar – tá faltando merenda! – a Diretora é uma megera! Fora Diretora! E assim vai...

Os políticos sérios deste Estado precisam estar mais atentos e até mais presentes no dia a dia das Escolas Públicas. Montar estratégias para fortalecer o interesse e a presença dos pais e responsáveis nas atividades das Escolas. Isso inclusive pode ser feito através das Comunidades organizadas dos bairros, levando pessoas qualificadas para falar desse tema. Promover reuniões e palestras com a comunidade para orientar e discutir como deve ser a participação dos pais na gestão e no sucesso das atividades das Escolas de seus filhos. Será que é tão difícil fazer isso?
  

10 de dezembro de 2012

SETA não é cú...


Pode parecer baixaria para algumas pessoas, mas sem dúvida quem teve a ideia de colocar essa mensagem impactante no vidro do seu carro, com certeza encontrou uma forma interessante de chamar a atenção de quem anda no trânsito e não usa a seta para alertar os outros sobre seus movimentos. Aliás, creio que não existe nenhum motorista nesta cidade de Manaus, por exemplo, que ainda não tenha sido vítima de susto e/ou prejuízo por conta das figuras que não utilizam a seta para avisar os outros condutores do que vão fazer. A falta de educação no trânsito é generalizada e a mensagem na verdade está à altura do que eles (mal educados) merecem ler e ouvir. Por último, é bom não esquecer de que deixando de dar a seta, você corre o risco não só de perder o cú, como a vida. Assim sendo, dê a seta e assegure a sobrevivência do seu cú e da sua própria vida. 

TIROS DE BALADEIRA



IRANDUBA & PONTE RIO NEGRO
O que gerou até então a ponte Rio Negro além da facilidade da travessia; do acesso às praias no período da seca; da opção de vários pontos de Restaurantes e Café da Manhã na lateral da rodovia; e, finalmente, o crescimento da onda de invasões e grilagem de terras no território do município vizinho?  Esse processo de invasões e grilagem de terras é perverso em todos os sentidos e tem por trás deles interesses que até Deus duvida.  Fica a impressão de que as autoridades não estão dando a devida importância para essa onda de invasões, até que cheguem numa situação irreversível e os grileiros cantem a vitória. É aguardar para crer!

PRAIAS PARTICULARES
É curioso como alguns hotéis, condomínios e particulares se apoderam de trechos de praia na orla da cidade de Manaus. Vão se apoderando lentamente e, quando menos se espera, esses trechos de praia acabam particularizados e incorporados aos seus imóveis. Pouca gente ousa falar ou questionar esse assunto e, por conta disso, cada dia aparece mais gente querendo fazer a mesma coisa e ganhar na marra o seu pedaço de praia particular. Caso seja legal fazer isso, quem sabe aparece alguém para explicar e nos convencer dessa legalidade.

INSEGURANÇA & TOLERÂNCIA ZERO
A violência na cidade de Manaus tem levado as pessoas de bem desta cidade a optarem por não sair mais de casa como faziam antes. Você não está mais seguro em lugar algum. A insegurança é muito grande. O caso do engenheiro da Petrobrás assusta. Desapareceram com ele e com o carro. Até o momento que escrevo este comentário, nada foi descoberto. É uma situação que qualquer um de nós pode ser vítima. Hoje, todo cuidado é pouco ao sair de casa.  Afinal, quando é que as autoridades vão se convencer de que precisamos urgente implantar um programa de tolerância zero contra a marginalidade.