19 de janeiro de 2013

LIVROS ESCOLARES


Você por acaso tem ideia do tamanho do alívio que é não ter mais filho(s) na escola? Pois é, eu hoje tive essa experiência e vou contar como foi.
Há muitos anos eu não entrava numa livraria para comprar livros escolares. Ajudado pelo dia gostoso que fez em Manaus, fui a uma livraria do centro da cidade para comprar os livros didáticos de minha sobrinha, que este ano vai cursar a 7ª série.  Creio que todo mundo teve a mesma ideia que eu, ou seja, aproveitaram o sábado a tarde sem sol para fazer as compras de material escolar para os filhos. Dentro da livraria, um verdadeiro sufoco - fila para tudo. Numa das paredes, chamando a atenção, um imenso cartaz anunciando a possibilidade de parcelamento das compras em todos os cartões.  Dependendo do tamanho da lista de material, tem pai que vai entrar o ano que vem pagando o material escolar deste ano.   
Dos livros que encontrei na livraria, nenhum deles saiu por menos de 100 reais. Creio que não estou falando de nada excepcional para os pais que ainda enfrentam essa situação todos os anos. Entretanto, confesso que fiquei assustado. Ao meu lado, enquanto eu estava conferindo os livros da minha lista, chegou uma senhora com uma lista de material simplesmente assustadora. Além dos livros e cadernos escolares, uma relação de material curiosa, que incluía copo plástico, canudo, papel higiênico, envelope e tudo mais que você possa imaginar.  
     


Móveis da CMM - E se...

www.acritica.uol.com

Com o noticiário de que alguns nobres vereadores que deixaram a CMM venderam móveis de seus gabinetes antes de irem embora, eu fico imaginando se parte ou todo desse mobiliário vendido não foi comprado com a verba de auxílio-paletó. Como eles não precisam explicar nada, tampouco dar conta de um único centavo do dinheiro do auxílio-paletó, é justo que essa pulga fique coçando atrás de nossas orelhas. E haja coçeira!...
Qualquer móvel que tenha sido adquirido usando o dinheiro da verba destinada ao auxílio-paletó, de cara fica explicito que houve um desvio de finalidade, e desvio de finalidade praticada com dinheiro público não é só coisa feia. Não é mesmo? Principalmente quando praticado por quem deveria dar bons exemplos.
Sendo assim, qual o direito que o parlamentar teria de vender o mobiliário que foi comprado por ele para dentro do seu gabinete, usando uma verba que tinha outra finalidade? Dizem que é de praxe! De praxe é legal? Por que será que ninguém levanta essa questão?  Quem, entre os nobres vereadores, contra ou a favor, vai aparecer por aqui para nos dar uma explicação sobre essa situação?

Saúde para Maguila!



flaviorossi.blogspot.com
Uma triste notícia. Lembram-se do lutador de boxe MAGUILA? Segundo noticiário, Maguila está internado numa ala psiquiátrica de um hospital paulista. Informam que ele sofre de mal de Alzheimer, perda de memória e agressividade. Tudo isso junto com apenas 54 anos de idade. Enquanto esteve bem em cima do ringue, eu entendo que ele foi explorado e, com certeza, rendeu muitos mais lucros e dividendos para aqueles que o exploravam, do que para ele próprio e os seus. 

Maguila nitidamente tinha um limite no seu potencial como lutador, mas, mesmo assim, seus agentes/empresários resolveram levá-lo além desse limite. Aproveitando o bom momento de Maguila, trataram de colocá-lo para lutar com uma estrela do boxe americano. Por fama e/ou um bom dinheiro, tem gente que não mede riscos. A luta com o americano, para quem lembra, não foi longe. Bastou um soco e Maguila foi à lona, desmaiado.

Dentro dos seus limites, Maguila não foi um mau lutador. Pelo seu jeito de ser, passou a ser querido por todos os brasileiros. Creio que não exista um único brasileiro que não tenha um carinho e admiração pelo Maguila, muito mais pelo seu jeito de ser, do que pelos seus resultados alcançados em cima do ringue.

Que Deus dê saúde e vida longa para Maquila. 

FIASCO da Seleção SUB-20


Quem assistiu aos últimos jogos da seleção SUB-20 do Brasil, com certeza deve ter ficado profundamente irritado e decepcionado. Muito ruim! Bote ruim nisso... O Peru mereceu a vitória no jogo de ontem, jogou bem melhor, mostrou mais fibra, talentos individuais, e ainda mandou o Brasil de volta para casa com um tremendo pontapé na bunda ( 2 x 0).  
Que esse fiasco da seleção SUB-20 acenda o sinal vermelho. Se não tomarem vergonha, não tem Felipão que dê jeito. O risco de passarmos a mesma vergonha não deverá ser descartado em 2014. Temos muitos jogadores bons, mas vivemos outra realidade. São poucos aqueles que podem ser tratados como excepcionais, como verdadeiros craques. Aqueles que com a bola no pé podem mudar o resultado de uma partida.
O futebol no Brasil ainda não perdeu o encanto. Entretanto, muita coisa que vem acontecendo, dentro e fora de campo, tem contribuído para abalar o encanto dos brasileiros pelo futebol.  Grandes clubes, de norte a sul do Brasil, passaram a ser usados como instrumentos políticos. A corrupção tomou conta de todas as entidades, das locais até a CBF, chegando à FIFA. Se levarmos em conta o que tem sido noticiado sobre a CBF e a FIFA, conclui-se que dificilmente vão conseguir abrir essas caixas pretas e a corrupção vai continuar fazendo parte de esquemas que não fazemos a menor ideia e que até Deus duvida.  

Salário Doméstico & Salário Parlamentar



proparnaiba.com.br
Em artigo publicado hoje no jornal 10 MINUTOS, 19.01.2013, o presidente do PT de Manaus fala do trabalho doméstico e declara que a política de valorização do salário mínimo, desde 2003, foi muito favorável à categoria. 
Sem querer criar nenhuma polêmica com o presidente, sem dúvida a política de valorização de salário mais favorável, desde 2003, tem sido a política de aumento de salário e mordomias da categoria dos políticos. Basta conferir os aumentos praticados no âmbito dos parlamentos municipal, estadual e federal. O salário mínimo que este ano vai de R$ 622,00 para R$ 675, pasmem, é bem diferente do salário do vereador amazonense, por exemplo, que passou de 9 mil para 15 mil reais, elevando para este mesmo patamar o valor do famigerado e imoral auxílio-paletó, que eles apelidam de salário para não ter que prestar conta de um único centavo, mas que agora estão com o LEÃO fungando no pescoço deles.
Concluindo, o que o nobre presidente do PT local teria a dizer ou escrever a respeito dessa mazela, em particular sobre o imoral auxílio-paletó, agora usado para tudo, inclusive para promoção pessoal através de doação da verba, menos para aquilo que supostamente foi criado, ou seja, compra do kit paletó?

Notícias de PAULO MALUF...



brasilcultura.com.br
Segundo a Corte Real de JERSEY, o deputado federal e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, somente entre os anos de 1997 e 1998, enviou para o exterior, fruto de fraudes praticadas, 28,3 milhões de dólares. Imaginemos, então, o que essa figura não deve ter desviado e enviado para o exterior durante os seus mandatos de governador e prefeito de São Paulo.
Na verdade nada disso é novidade. Tudo vai continuar do mesmo jeitinho. Ele, Paulo Maluf, vai continuar no parlamento federal, circulando livremente em todos os lugares e tirando sarro com a cara de todos os brasileiros. O único alerta a ser feito na realidade é: 
NÃO TENTE ROUBAR UMA LATA DE LEITE, MARGARINA OU GALINHA - É fria mano... 
Cadeia, por aqui, até prova em contrário, continua sendo só para pobre. Rico ou bacana corrupto, ladrão dos cofres públicos, até senta no banco dos réus de uns tempos para cá, é condenado, mas cadeia mesmo...

Passaporte Diplomático brasileiro...


Passaporte Diplomático - essa palavra de uns tempos para cá se tornou comum nos noticiários da mídia nacional. E, como não podia ser diferente - negativamente. Antes, quando você viajava e encontrava com alguém portando um passaporte diplomático brasileiro em mãos nos aeroportos, a primeira impressão que você tinha era estar diante de um diplomata brasileiro.
Hoje, quando você encontra com alguém portando um passaporte diplomático brasileiro em mãos, a sua cabeça entra em parafuso, pois ali diante de você pode estar de fato um diplomata brasileiro em viagem de serviço, mas pode ser também um suposto homem de Deus (pastor, agregado ou similar), viajando com o dinheiro do dízimo para arrebanhar mais ovelhas e aumentar a receita para futuras viagens, assim como pode ser uma secretária, um filho, um agregado ou um amigo do peito das mais altas autoridades desta nação. É o que temos visto acontecer.
Do jeito que vai, daqui um pouco, os verdadeiros diplomatas de carreira, para não serem confundidos ou olhados com desconfiança dentro dos aeroportos, vão preferir usar o passaporte comum. Sem dúvida que é preferível passar desapercebido e tratado como um cidadão comum, do que como alguém portanto um documento arrumado  ou conquistado através do jeitinho brasileiro. Tô mentindo!    

BIBLIOTECA PÚBLICA de Manaus

revistadehistoria.com.br

Quando falamos da Biblioteca Pública de Manaus e de toda essa bronca pelo fato de continuar fechada, a única explicação que eu encontro para essa situação é a falta de vontade política de resolver o problema e entregar o prédio para o povo. Além, obviamente, da alta confiança das autoridades responsáveis de que o povo reclama, reclama, reclama, mas não vai além disso. Entretanto, para preocupação das autoridades, vem crescendo a indignação e a mobilização por conta dessa situação. Parabéns às lideranças desse movimento e aos que estão engajados nessa luta.

Ainda com relação a essa questão, fico imaginando se de repente um desses mega eventos que acontece no Teatro Amazonas, por exemplo, ficar ameaçado por qualquer tipo de problema naquele prédio. Vale também para o bumbódromo de Parintins. Vocês acreditam mesmo que esses eventos ficariam sem acontecer por 5 anos consecutivos? Evidentemente que não! Com certeza absoluta as autoridades responsáveis moveriam montanhas para arrumar o dinheiro e mais o que for necessário, para corrigir ou consertar o(s) problema(s), mas jamais cancelar, retardar, prorrogar ou deixar de realizar os eventos. Pena que a biblioteca não receba esse mesmo tratamento...

PILOTOS AMERICANOS


Lembram-se dos pilotos americanos que causaram uma tragédia no Brasil, trazendo  indignação, dor, sofrimento e saudade para centenas de famílias brasileiras? 

Essas figuras, meus amigos, pegaram a pena imoral de 3 anos, 1 mês e 10 dias. Agora, o MPF, no Brasil, quer aumentar essa pena, porém, pasmem, ela seria cumprida lá nos Estados Unidos. 

Quanta hipocrisia! Lá nos USA, meus caros, essas figuras, depois de covardemente liberadas pelas autoridades brasileiras, foram recebidas e são tratadas até hoje como heróis. Se essa tragédia causada por esses assassinos, tivesse acontecido em território americano, provocada por pilotos brasileiros, nunca teriam recebido autorização para sair de lá e já estariam na cadeia pagando por cada uma das mortes causadas e, dependendo do estado americano, já poderiam até ter sido executados numa cadeira elétrica ou algo similar, sob os aplausos de boa parte da sociedade americana.

15 de janeiro de 2013

AUXÍLIO-PALETÓ & AJUDA DE CUSTO


Afinal, minha gente, essa coisa chamada AUXILIO-PALETÓ é SALÁRIO ou é AJUDA DE CUSTO?

Agora, sob a mira do LEÃO, parlamentares juram de pé junto que o auxílio-paletó não é salário – é ajuda de custo. Não se assuste se aparecer parlamentar jurando até que não sabia de nada, nem que recebia ajuda para comprar paletó.  Na verdade, mais uma vez vão tentar nos tratar como bobos ou como otários.  Acontece, meus caros, que agora surgiu um fato novo, melhor dizendo, surgiu uma figura nova. O LEÃO da RECEITA FEDERAL, que não é manso e de bobo não tem nada, está querendo todas aquelas explicações que sempre nos foram negadas ou então fornecidas sem a necessária transparência.

Vejam como são as coisas!

Quando foi para não ter que prestar contas de um único centavo da “ajuda de custo” que recebem todos os anos, supostamente para comprar paletó, daí o nome auxílio-paletó, os parlamentares foram atrás do jeitinho brasileiro e, obviamente, encontraram. Resolveram chamar a  tal “ajuda de custo” de 14º salário. Na ALE não foi diferente. Por  lá eles também transformaram a  ajuda de custo em 14º e 15º salários, pois assim ficariam livres daqueles contribuintes chatos,que não se contentam em apenas pagar os seus impostos. Entretanto, como a tal ajuda de custo recebeu o nome de salário, os parlamentares entendem que não devem nenhuma explicação ao contribuinte do que fazem com o dinheiro que nasce do suor do trabalhador que paga todas as contas do parlamento.

Surpreendentemente, agora, quando o LEÃO da RECEITA FEDERAL resolveu entrar em cena, ouço e leio parlamentares alegando que não devem nada ao LEÃO, pois a grana que já meteram e vão continuar metendo no bolso, pasmem, não é “salário”, é “ajuda de custo”. Ora bolas! Se  é ajuda de custo, caros parlamentares, então todos, indistintamente,  estão no dever de prestar contas sim, inclusive documental, de cada centavo recebido como auxílio-paletó. E mais! Se for ajuda de custo, ela não pode ser desviada para outra coisa. Se for “ajuda de custo” e tem por finalidade auxiliar o parlamentar a comprar paletó, esse parlamentar não tem autoridade, não tem poderes para pegar essa ajuda e usar em outras coisas, nem mesmo para fazer doação/caridade como alguns estão fazendo, tirando na verdade proveito político de algo que há muito tempo vem sendo objeto de crítica e indignação por parte da sociedade. Se o parlamentar é contra o auxílio-paletó, que renuncie a ele já.

Por último, nós, contribuintes, temos que ficar atentos, pois se o LEÃO entender que os parlamentares recebiam 14º e 15º salários e não “ajuda de custo”, eles terão que recolher o imposto sobre tudo aquilo que já receberam. Daí, meus caros, da mesma forma que se reuniram para criar e aprovar o famigerado auxílio-paletó, vão se reunir outra vez para discutir como alegar inocência no caso e passar a conta para o bolso do povo. Duvide não!...

13 de janeiro de 2013

DIGA NÃO AO AUXÍLIO-PALETÓ!



AUXILIO-PALETÓ & LEÃO
Os parlamentares continuam nos tratando como bobos, sem dar a menor importância para o fim do famigerado e imoral auxílio-paletó. Agora, o auxílio-paletó, que era só uma preocupação do contribuinte que não aguenta mais pagar essa conta, passou a ser alvo de investigação do LEÃO da Receita Federal. A ideia em transformar a verba de auxílio-paletó em salário (14º salário) parecia perfeita. Com isso, parlamentares não precisam prestar contas da verba recebida como auxílio-paletó. Podem gastar a grana com outras coisas, inclusive nenhum centavo com paletó. Entretanto, ao transformarem a verba do auxílio-paletó em salário, esquecendo que existe a fatia do LEÃO, fatia esta que nunca foi paga.  Em resumo, o feitiço voltou-se contra o feiticeiro.
O risco, agora, é os parlamentares arranjarem um bode expiatório e transferirem essa dívida com o LEÃO, que é exclusivamente deles, para o bolso do contribuinte. Nós, contribuintes, que até agora fomos tratados como bobos nessa questão do auxílio-paletó, se não abrirmos o olho, vamos ser transformados em otários.

AUXILIO-PALETÓ & MOBILIÁRIO
Carece de confirmação... Dizem que muitos parlamentares utilizam a verba de auxílio-Paletó para compras diversas, inclusive a compra de móveis para seus gabinetes. Isso é no mínimo desvio de finalidade. Se o dinheiro é para paletó, como explicar o uso para compra de móveis para os gabinetes? Aliás, isso não seria uma improbidade administrativa? Não bastasse isso, quando chega ao final do mandato, aqueles parlamentares derrotados nas urnas, se acham no direito de vender os móveis que compraram com a verba de auxílio-paletó. Se não conseguem vender, simplesmente retiram do gabinete e levam para casa. É uma verdadeira farra com o dinheiro público. Tem quem ache isso normal e legal, principalmente a maioria dos parlamentares que não querem abrir mão de jeito algum do famigerado auxílio-paletó. Quando é que o Ministério Público, em defesa da moralidade e do interesse público, vai se debruçar para analisar essa questão e oferecer as respostas que nunca foram dadas à sociedade?   

DOAÇÃO DO AUXÍLIO-PALETÓ
Parlamentar que não concorda com o auxílio-paletó, deve renunciá-lo. É mais digno! É mais honesto! Essa ideia de pegar o auxílio-paletó e doar para uma entidade de caridade, não muda muita coisa. Fazer caridade com dinheiro alheio é moleza. Isso é clientelismo! É marketing barato! Uma forma de chamar a atenção, conquistar simpatia e principalmente votos dos beneficiários diretos e indiretos da doação. Por mais que tentem se explicar do contrário, os políticos que doam a verba de auxilio-paletó vão ser olhados sempre como oportunistas.