1 de março de 2013

CBF - Aristeu pediu o boné...


Ouvindo o programa de rádio “4 em Campo”, o que faço todos os dias quando volto do trabalho para casa, fiquei sabendo que um tal Aristeu pediu para sair da CBF. E quem é essa figura? Bem, Aristeu, para quem não sabe,  era simplesmente o “cara” do apito, o manda-chuva do departamento de árbitros da CBF.

Os apresentadores do programa 4 em campo, comentavam entre eles o conflito entre duas entrevistas dadas pelo tal Aristeu, antes de pedir o boné da CBF. Numa primeira entrevista Aristeu  assegura que existem denúncias contra árbitros de futebol e que as denúncias já estavam no âmbito do Ministério Público, dizendo inclusive que ele próprio, para o bem do futebol, ia acompanhar o resultado das investigações. Em outra entrevista, questionado sobre o assunto da primeira, simplesmente nega tudo, dizendo que não tem conhecimento de nada, que não sabe de nenhuma denúncia contra árbitros de futebol, tampouco que o Ministério Público estivesse investigando denúncias nesse sentido. De repente me lembrei de um presidente que, a exemplo de Aristeu, costuma também não se lembrar de nada, não saber de nada.

Considerando tratar-se de CBF, creio que nada mais surpreende vindo de lá. O Aristeu é só o escândalo do momento, mas a CBF já vive de escândalos e na lama há muito tempo. Lamentável que essa instituição depois de tantos escândalos vergonhosos, continue intocável. Ninguém consegue ir fundo e investigar esse balaio com o nome de CBF. É óbvio que deve existir gente íntegra nessa organização, mas uma coisa é certeza; lá dentro existem alguns ratos que nenhuma ratoeira consegue dar conta.

O futebol, e não é só no Brasil, virou um grande negócio.  Diante de tantos escândalos que espocam  no mundo inteiro envolvendo essa paixão, preocupa a ideia de que dentro do futebol, já cresceu e se enraizou uma poderosa e perversa Máfia. Aqui no Brasil, com a COPA já com data marcada em 2014, obviamente que ninguém vai fazer nada que prejudique a imagem do evento. Aliás, se já não faziam nada antes, então não será agora que vão fazer alguma coisa, para a tranquilidade do Aristeu e de todos aqueles que estão tirando o encanto e afogando o futebol numa latrina.     

27 de fevereiro de 2013

Deputados - queremos respeito!...



 O Jornal Nacional desta noite, 27.02.2013, mostrou um deputado federal chamando o outro de canalha e ainda o ameaçando de aplicar uma porrada. Para completar o barraco e potencializar a desmoralização do desmoralizado parlamento federal, os deputados se acham no direito de propor que nada fique registrado nos anais da Câmara Federal. O que é isso excelências! Não queiram nos tratar como idiotas. O parlamento já vem  desmoralizado desde muito tempo. Esse episódio de hoje foi apenas mais um. Amanhã, quinta-feira, se houver trabalho e se resolverem ir trabalhar, a probabilidade de acontecer outro barraco beira os 100% .

Essas figuras pequenas, medíocres e que tanto empobrecem o nosso Congresso, em lugar de pedir que o diálogo e as cenas não fiquem registradas nos anais, deviam se comportar como homens, com mais decência, com mais dignidade, com mais respeito ao próprio parlamento e ao povo brasileiro. Ao contrário disso, preferem agir como moleques, ofendem-se como bandidos da pior espécie. Eu sei que é pedir muito, mas vou insistir - criem um pouco de vergonha, pelo amor de Deus.

CONMEBOL - O Balaio...



Que a CONMEBOL é um balaio há muito tempo, com certeza não é novidade para ninguém que acompanha o futebol. Assim como é um balaio a própria FIFA, a CBF e a maioria das Federações de times de futebol pelo Brasil e pelo mundo. O futebol virou um grande negócio e essas organizações são máquinas de fazer dinheiro, de preferência em favor daqueles que lá estão se perpetuando no poder. É aquele osso que ninguém quer largar nem morto.
A tragédia com o torcedor na Bolívia reacendeu essa discussão em torno dessas organizações mergulhadas em atos graves de corrupção, mas que ninguém se dispõe a romper as caixas pretas e dar um basta nessa sacanagem com o futebol mundial. São organizações que se julgam poderosas e que não admitem em hipótese alguma serem ameaçadas. Se um clube brasileiro ameaçar fazer alguma coisa contra a CBF, logo sofre mil ameaças, principalmente de eliminação das competições. Se alguma seleção de futebol do mundo ou algum país do mundo ameaçar a FIFA, aí não só os clubes, como a própria seleção, recebem a ameaça de ser eliminados dos grandes torneios mundiais de clubes e seleções.  
Agora, como sede da Copa do Mundo, estamos vendo a FIFA exigindo coisas do Brasil que vão contra leis em vigor, como é o caso da bebida alcoólica nos estádios, por exemplo. Mas, para agradar a FIFA e não prejudicar o lucro das grandes empreiteiras que vão lavar a burrinha com as obras do evento, vai ter bebida a vontade nos estádios durante os jogos. Alguém tem dúvida disso?
Não faz muito tempo, lembro que um dos dirigentes da FIFA pegou um microfone e disse o que bem entendeu sobre o Brasil e a organização da Copa de 2014. Algumas autoridades ficaram revoltadas, mas em represália só muito discurso e beicinho daqui e dalí. O famoso jogo de cena que já não engana a todos. O dirigente agressor pegou de volta o microfone, deu uma desculpa idiota qualquer e logo estava sendo abraçado e paparicado outra vez.
É bom lembrar também que recentemente a FIFA foi mais uma vez manchete dos jornais no mundo inteiro e o assunto foi o de sempre - corrupção. O fato curioso quando o assunto é corrupção na FIFA, é que a sede da entidade fica num dos países de menor índice de corrupção no mundo. Já imaginaram se a sede da FIFA estivesse no Brasil?  Mama mia!...
O futebol virou um grande negócio e entrou em decadência. Os dirigentes usam e abusam dos clubes como trampolim político. Os jogadores que batem melhor na bolinha, na sua maioria, estão virando mercenários e vivem cercados de empresários que por dinheiro negociam o corpo, a alma, a família e o que precisar do atleta. Hoje nos campos de futebol, você assiste jogadores que beijam o escudo do time na hora do gol e, no mesmo instante, lá na tribuna do estádio, o empresário dele está marcando encontro com o dirigente do time adversário para depois da saída do vestiário.   
O futebol, em resumo, já teve o seu encanto.

26 de fevereiro de 2013

Olho no Kit-Vereador!...



 Os jornais estão anunciando uma licitação na CMM para a compra de algo que a mídia já apelidou de KIT-VEREADOR. Já tem gente inclusive reclamando: acabaram com o kit-paletó e criaram o kit-vereador.
Eu tenho minhas ressalvas, mas, considerando que a licitação já está decidida, algumas coisas precisam ficar bem transparentes nesse processo. O tal Kit-Vereador, como não podia ser diferente, vai ser financiado pelo bolso contribuinte, portanto, é mais um peso para os nossos bolsos e Deus nos proteja para que não venha a se tornar um kit-vereador anual, a exemplo do kit-paletó. A presidência da casa, que iniciou o mandato adotando algumas medidas antipáticas, porém saneadoras, precisa deixar bem claro para a comunidade como vai funcionar esse tal kit-vereador.
ATENÇÃO! Todo esse material a ser adquirido, depois de entregue nos gabinetes, entende-se que não passa a ser propriedade do vereador ou de quem quer que seja. São ferramentas/instrumentos de trabalho disponibilizados ao gabinete do vereador para melhor desempenho e divulgação das suas atividades, porém todos permanecem, indistintamente, como propriedade da Câmara Municipal de Manaus. Esses equipamentos, antes de serem entregues, deverão estar necessariamente identificados e tombados junto ao setor de patrimônio. Se sumir ou quebrarem qualquer desses objetivos, é dever do vereador responsável fazer imediatamente a reposição.
Insistimos que é preciso que fique bem clara essa questão para a comunidade, para que não aconteça a mesma coisa ridícula que acontece com os móveis que são adquiridos e que depois de derrotado nas urnas, o vereador vai embora, mas não antes de vender o que supostamente diz ter comprado com o seu dinheiro para mobiliar o gabinete. No final deste mandato não vamos querer assistir vereador derrotado levando para casa ou leiloando móveis e equipamentos do gabinete, pago com dinheiro público. Vamos estar atentos para que esses tipos de mazelas sejam exorcizadas definitivamente da nossa CMM, para o bem de todos, para o resgate da credibilidade do parlamento, e em particular para o bem do bolso do contribuinte que paga todas as contas.

25 de fevereiro de 2013

E agora Corinthians!...




 A tragédia ocorrida no estádio boliviano envolvendo a torcida corintiana e que resultou na morte de um jovem torcedor, não tem perdão.

É uma macha na história gloriosa do time do Corinthians. Por conta desse episódio, é provável que o clube seja hostilizado e odiado por um bom tempo. Na atual Copa Libertadores da América, o Corinthians será o time a ser perseguido e abatido, custe o que custar. Todos os clubes, inclusive os brasileiros, vão querer tirar proveito desse trágico acidente. Todos vão entrar em campo dispostos a vingar a torcida boliviana, tirando o Corinthians do caminho do bicampeonato. A guerra está declarada. Todas as vitórias contra o time do Corinthians na Libertadores serão ostensivamente comemoradas e dedicadas aos torcedores bolivianos. Em resumo, a tragédia provocada pela sua própria torcida, transformou-se daqui para frente no maior adversário do time corintiano nos próximos jogos pela copa libertadores, dentro e fora do Brasil.

 Nada explica ou justifica o uso de sinalizadores marítimos num jogo de futebol, seja com estádio cheio ou com estádio vazio. Recentemente mais de 235 pessoas morreram pelo simples fato de que alguém resolveu brincar com um sinalizador no palco de uma boate em Santa Maria. Isso terá que acabar!  As autoridades precisam ser menos omissos e agir. Não dá para esperar que tragédias aconteçam para que medidas sejam tomadas.

O suposto torcedor que teria acionado o sinalizador, menor de idade, deixou claro na entrevista dada ao Fantástico, que não sabia manusear corretamente o sinalizador,  tampouco conhecia os riscos do mau uso do artefato. Esboçou um choro de arrependimento e diz desejar pagar pelo que fez, pois não quer, entre outras coisas, prejudicar os “manos” que ficaram presos na Bolívia. Vai virar herói dos maus torcedores corintianos. Mas, a dúvida maior permanece: será que ele faria o mesmo se não fosse menor de idade? Tenho cá minhas dívidas. Assim como tenho minhas dúvidas se de fato o sinalizador foi comprado pelo menor torcedor que se diz responsável pelo disparo. Se for verdade o depoimento dado ao Fantástico, por ser menor de idade, é possível que ele tenha sido usado pela organização da torcida, interessada em levar escondido o maior número possível de fogos e sinalizadores para dentro do estádio.
 
CONMEBOL

A tragédia com o torcedor boliviano no jogo do Corinthians tem vários culpados, sendo o maior deles a própria CONMEBOL. Essa entidade tem se preocupado mais em engordar o seu caixa. Faturar é a palavra de ordem, futebol é só um detalhe. Já dolarizou inclusive o cartão amarelo e vermelho, o que estimula de alguma forma a violência dentro de campo. 

Não há menor dúvida de que o torcedor tem que pagar exemplarmente pela sua irresponsabilidade. Seja ele menor ou maior de idade, tem que ser punido exemplarmente. O Corinthians da mesma forma tem que ser penalizado para que a sua torcida entenda o quanto é prejudicial ao clube ter elementos perigosos e/ou irresponsáveis no meio das torcidas organizadas, portanto artefatos perigosos e que podem causar graves acidentes e até mortes.  Não pode haver trégua contra esse tipo de torcedor.  É tolerância ZERO!

Quanto à CONMEBOL, ela é sem dúvida a maior responsável, pois, apesar de haver regras contra o uso desse tipo de artefato nos estádios de futebol, todas as torcidas estão usando e a CONMEBOL faz de conta que não está vendo absolutamente nada.  Aliás, o presidente LULA, que costuma não ver e não saber de nada, é torcedor do Corinthians, mas felizmente não é presidente da CONMEBOL.