18 de julho de 2013

DESTEMOR E IRRESPONSABILIDADE



No atual contexto, olhando a forma de ocupação dos espaços em algumas áreas da nossa cidade, concluo que a maneira mais rápida e eficiente de ter sucesso com alguma coisa, ou em alguma atividade, é deixar de lado a preocupação com o cumprimento da lei, ser destemido e suficientemente irresponsável. Por exemplo: numa das laterais da Av. Buriti eu convido você a identificar as edificações que tenham sido iniciadas e concluídas dentro da lei e com o aval e a fiscalização dos órgãos competentes. Os espaços à margem dessa avenida foram sendo ocupados sem nenhuma resistência de parte das autoridades que tinham o dever de coibir. Hoje você já vê de tudo na lateral dessa pista, inclusive Motéis. Daí vem a pergunta: como é que essas obras começam e terminam sem que seus responsáveis sejam impedidos, já que não possuem, até prova em contrário, a titularidade do lote de terra. Cadê o desmoralizado HABITE-SE? Quem foi que deu o ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO? As edificações estão na beira da pista rolante, sem nenhum recuo, num exemplo clássico de tudo aquilo que é errado fazer. Se você há tempos passa pela Av. Buriti e só se preocupa com os buracos à sua frente, sugerimos observar a paisagem ao lado. Certamente irá concluir que não são apenas os buracos que se multiplicam todos os dias na Avenida BURITI.  

15 de julho de 2013

MÃO DE OBRA DO TRANSPORTE PÚBLICO

A população, em particular o usuário do sistema de transporte urbano de Manaus, está outra vez ameaçado por uma paralisação do sistema. Nada contra a paralisação no sentido da luta por melhores salários por parte dos motoristas e cobradores. É gente do povo também. É gente que, na maioria dos casos, depende e anda de ônibus. Entretanto, não dá para esconder que o único prejudicado ao longo dos anos com esse sistema é o povo. Os donos das empresas continuam ganhando dinheiro, motoristas e cobradores, aqui e ali, conseguem beliscar um aumento de salário. O único que não ganha absolutamente nada é o usuário. Esse vive levando porrada de todos os lados. 

Quando se fala da qualidade dos serviços desse sistema, devemos estar atentos também para a qualidade do material humano que está sendo colocado para conduzir os ônibus nesta cidade. Você assiste todos os dias nas ruas de Manaus, coisas que até Deus dúvida. Tem motorista de ônibus que dirige como se estivesse transportando saco de batata. Tratam mal o usuário, não respeitam sinal, usam de velocidade em locais perigosos, ultrapassam e param de qualquer jeito em vias de grande circulação, disputam passageiros, etc. Daí vem a pergunta: nesse sistema falido em Manaus, quem cuida de fiscalizar essa parte do perfil dos motoristas colocados para conduzir os ônibus. A gente sabe que tem muita gente boa nessa categoria, mas basta meia dúzia de maus motoristas para fazer as pessoas pensarem diferente e colocar todos no mesmo balaio. Seria interessante as autoridades informarem à população como é feito esse controle e fiscalização.