11 de novembro de 2013

ECLUSA MEIA-BOCA DE TUCURUÍ...



O Fantástico deste último domingo mostrou as eclusas de Tucuruí que levaram 3 décadas para ficarem prontas e mais de 1,6 bilhão de reais dos cofres públicos (leia-se do bolso do contribuinte) para serem construídas. Ao final da obra a surpresa típica de algumas obras públicas brasileiras, ou seja, não vão ser usadas em toda a sua potencialidade, pois algo que deveria ter sido feito concomitantemente, simplesmente não foi feito e agora não se tem a menor ideia de quando isso vai acontecer.

Em resumo, agora as eclusas ficarão lá operando bem abaixo da capacidade na época da cheia, e na seca ficarão paradas e sujeitas à ação implacável da natureza. E aí! Como é que fica? Onde estão autoridades que deram causa a essa situação, levando do bolso do contribuinte mais de 1,6 bilhão de reais em obra que hoje não se faz ideia de quando vai ser usada plenamente para o que de fato se destina. O Ministro deu entrevista sorrindo e disse que estão sendo tomadas as providências. É sempre a mesma ladainha! Devia na verdade se envergonhar em ver o povo ser sacrificado com impostos para a construção de obras que só depois de prontas o povo descobre que foram gastos bilhões e a obra opera a meia-boca, por que está na dependência de outros investimentos fabulosos que deixaram de ser feitos. Diz o Ministro que já existe o projeto e licença ambiental. Ora bolas! Cadê o projeto? Cadê a licença ambiental? Quem mata a cobra, mostra o pau em vez de ficar tentando se esconder atrás dele deixando o rabo de fora. 

Muita gente nessa hora deve se perguntar: - Afinal, de quem é a responsabilidade nesse caso? Quem se dispõe a dar explicações à sociedade por mais essa mancada bilionária? Quem vai pagar pelo tempo que essa eclusa vai ficar operando a meia-boca na cheia e entregue à ação impiedosa da natureza na seca? Onde está o Ministério Público? Onde estão os políticos eleitos para agir em benefício do povo? Só falta eles dizerem, sorrindo que nem o Ministro, que não sabiam de nada, que foram pegos de surpreso pelo programa da TV Globo. Depois se queixam quando são todos classificados como farinha do mesmo saco.