26 de abril de 2014

TIROS DE BALADEIRA - 26.04.2014



MOBILIDADE URBANA
O ano é eleitoral e um dos temas preferidos pelos políticos para passar a conversa nos eleitores, é sem dúvida falar de mobilidade urbana e meter o pau nas autoridades do setor. Curioso que nenhum deles, por exemplo, proponha acabar com a mordomia de um carro para cada gabinete de político com mandato. Se não ajuda a resolver a questão da mobilidade, com certeza vai proporcionar um grande alívio ao bolso do contribuinte.

ABATEDOUROS CLANDESTINOS
Ano eleitoral e os nossos políticos voltam a se preocupar com as eternas mazelas do nosso estado, por exemplo, os abatedouros clandestinos de gado. Vamos ouvir falar dessas e de outras mazelas todos os dias, com promessas de um novo mundo para a população, principalmente do interior do estado. Ano que vem, se não nos conscientizarmos de que neste ano precisamos escolher melhor os nossos representantes políticos e governantes, tudo continuará como está. Alguma dúvida?

QUADRILHA EM BOA DO ACRE
O bom dos anos eleitorais é que pela disputa do voto e do poder, nada escapa à crítica e à denúncia dos políticos. Descobriram, por exemplo, que em Boca do Acre existe uma quadrilha instalada na Prefeitura daquele município. Pela gravidade do que dizem acontecer na gestão da Prefeitura, a revolta maior nem é mesmo pela quadrilha que lá se instalou, mas pela omissão das autoridades constituídas que assistem e nada fazem para conter e colocar na cadeia os bandidos e os corruptos.  

MOTOTÁXI
Agora é para valer! Pelo menos é o que diz o noticiário. Saiu a lista dos contemplados/permissionários. Dizem que todos, em 15 dias, acredite se quiser, começarão a circular de conformidade com o que determina a legislação, ou seja, motocicletas adequadas, equipadas, coletes, capacetes, etc. Detalhe: isso não é garantia nenhuma de que aqueles que não foram contemplados, deixem de trabalhar e circular nas ruas, do jeitinho perigoso e mortal que só eles sabem. Não há como estabelecer uma fiscalização eficaz para conter os moto-taxistas não autorizados, sem falar no fato de que estamos em ano eleitoral, onde combatê-los não seria interessante para o resultado das urnas, onde esse ano, pelo clima da campanha, qualquer voto pode fazer falta.

RUMO AO PRIMEIRO LUGAR
Segundo noticiário, numa escala entre 0 e 100, o Amazonas está com 16,2 pontos, muito próximo de ganhar o primeiro lugar na competição que mede a transparência das obras dos estádios da Copa do Mundo. Somos, por enquanto, o segundo menos transparente. Temos ainda algum tempo para desbancar o primeiro lugar. Se não adianta chorar ou lamentar, que nos deixem pelo menos ironizar.

25 de abril de 2014

TIROS DE BALADEIRA - 25.04.2014



CREDIBILIDADE DOS JORNAIS
Não temos mais em quem acreditar. A preocupação agora é exclusivamente com o lucro, custe o que custar. Manchetes provocativas, sensacionalistas, mas de conteúdo duvidoso, pobre e vazio. Lembram do escândalo do iate e da orgia na Praia da Ponta Negra? Lembram do menor que quase causou um tragédia jogando o carro que dirigia contra uma bomba de gasolina na Av. do Turismo? Iguais a esses, temos muitos outros casos recentes na cidade. Afinal, quem eram os atores principais dessas notícias de primeira página, que deram ibope e venderam jornais? Esqueçam! Já deu o que tinha que dar. Se você queria a verdade inteira, contente-se com as meias verdades. Matérias completas, nós mínimos detalhes, sem meias verdades, só mesmo contra os inimigos ou contra aqueles que não tem como se proteger. Desses eles noticiam e publicam, se duvidarem, até a chapa do pulmão.

INGRESSOS ROUBADOS
Pasmem! Levaram os ingressos do jogo do Nacional e Corinthians de um dos pontos de venda na cidade de Manaus. É o fim da picada. É a insegurança generalizada. Não existe mais segurança nem nas organizações responsáveis pela segurança do cidadão. Há poucos dias noticiaram a prisão de um policial, que não era policial, mas que trabalhava na polícia, andava fardado e armado até os dentes e ainda conduzia uma motocicleta da polícia. É a desmoralização definitiva da segurança pública.

PAIS ASSASSINOS
É comum agora os noticiários de pais, padrastos e madrastas que maltratam e assassinam seus próprios filhos ou enteados. É coisa de gente má! É coisa de gente ruim! Apesar de toda a indignação, pouco ou nada muda e os crimes vão acontecendo um atrás do outro. Nossas leis são frouxas demais contra esse tipo de assassino. O indivíduo que tortura e/ou mata o próprio filho não é um ser humano, tampouco um animal. Mal comparado pode ser chamado de verme. Esse tipo de gente se morresse pelo crime cometido, estaria recebendo o castigo merecido e com certeza não faria falta a ninguém.  

PROFESSOR – esse é herói...
Assisti um vídeo em que um aluno, menor, covardemente agride uma professora em sala de aula. A professora tentava convencer o menor (pivetão) a se dedicar ao esporte. Vai ver o vagabundo não queria nada com as aulas e os livros e a professora estava tentando pelo menos direcioná-lo a algo saudável, que é o esporte. Passei mal vendo aquela cena grotesca contra uma professora indefesa. Fui professor, adorava ser professor e tenho um carinho e uma admiração especial por aqueles que se dedicam a essa sagrada profissão. A sorte minha foi ter exercido essa profissão ainda numa época em que o professor era querido e respeitado pelos alunos e apoiado pela direção da Escola. O professor era a autoridade dentro de sala de aula. Hoje, lamentavelmente, o professor dentro de sala de aula é como um alvo entre 4 paredes.  Quando não é ofendido ou agredido pelo aluno dentro de sala,  não demora e aparece o pai ou a mãe para intimidar e praticar a agressão contra o professor e quem aparecer pela frente.  É a triste realidade!...

NOVAS LIDERANÇAS & RENOVAÇÃO
É chegada a hora dos partidos criarem vergonha e passarem a olhar e dar mais atenção e oportunidades aos jovens políticos com talento. Eles existem sim! Eles estão aí ansiosos e esperançosos para participar da construção de uma sociedade mais justa, a partir, entre outras coisas, de uma classe política renovada e resgatada da lama. Eles só precisam de espaço e oportunidades. Chega de usá-los apenas como força de trabalho e de manobras em épocas de campanha, para eleger e manter no poder velhas raposas, de métodos e discursos arcaicos e ultrapassados. Renovação já!...

24 de abril de 2014

TIROS DE BALADEIRA - 24.04.2014



PISTOLEIRO DA BR-174
Jornal A Critica de hoje mostra flagrante de um PISTOLEIRO que, de dentro de um carro, brincava de tiro ao alvo usando as placas de sinalização que ficam ao longo do acostamento da pista da BR-174. Mais uma vez, a exemplo do acidente em que um jovem destruiu com o seu carro uma bomba de gasolina na Av. do Turismo, os nomes das figuras são simplesmente omitidos. Creio que se fosse um mortal qualquer que tivesse feito isso, a investigação jornalística ia fundo e a população não teria apenas a foto e a placa do carro, mas o nome e o DNA do proprietário, de quem estava no carro naquele instante, nome dos pais, parentes, vizinhos, preferências, gostos, etc. Diz a matéria que o PISTOLEIRO começou a atirar contra as placas sem motivo aparente. Ora bolas! Quem desafia e acredita na impunidade permanente neste país, por acaso precisa de motivo aparente para cometer crimes e aberrações de toda natureza?

FISCALIZAÇÃO NO TRÂNSITO
Parabéns aos órgãos que estão intensificando a fiscalização em cima dos motoristas irresponsáveis na cidade de Manaus. E não venham com essa de que o problema é de educação. Quem está habilitado, quando foi para receber a sua habilitação, com certeza passou por uma avaliação. Assim sendo, tem a obrigação, o dever de conhecer a legislação e cumpri-la. Quando o condutor cometi irregularidades no trânsito, não é por desconhecimento, é simplesmente por abuso mesmo. Tem que ser punido e o carro guinchado se necessário for. Pau neles!...


CLUBES BRASILEIROS
Ontem os clubes brasileiros foram derrotados na disputa de jogos pela Copa Libertadores da América. Muitos vão alegar que os jogos foram fora do Brasil. Tudo bem! Entretanto, o desempenho das equipes brasileiras mostra um pouco do que nos espera nessa Copa do Mundo. Não temos mais craques na verdadeira concepção da palavra. Em termos de qualidade em campo, a coisa está muito nivelada e para baixo. Em resumo, já que dizem que Deus é brasileiro, é bom começarmos a pensar também em rogar o apoio de todos os santos.


TAPA BURACO ou COBRE BURACO
Tudo bem! Parabéns à Prefeitura de Manaus. O esforço para acabar com os buracos nas ruas da cidade é válido. Entretanto, cá entre nós... O que temos assistido na cidade é mais um COBRE BURACO e não exatamente uma operação TAPA BURACO decente, que exigiria no mínimo alguns procedimentos básicos, elementares de preparação do buraco para receber o asfalto. Não se vê isso na maioria dos casos. É uma vassourada para limpar o buraco e tirar a água quando chove, jogam o piche e depois a massa de asfalto por cima. Em muitos casos, quando o compactador vem atrás para fazer a sua parte, vários motoristas já passaram com o carro por cima da massa e levaram nos pneus parte do asfalto e mais a dor de cabeça para mandar limpar o carro depois. Desculpem, mas esse COBRE BURACO é um tremendo RALO do dinheiro público, que o povo lamentavelmente tem fechado os olhos, sem se preocupar com o quanto isso pesa para o seu bolso. A alegria maior fica para aqueles empresários que recebem por essa eterna operação cobre buraco. E assim vai...