9 de agosto de 2014

VASCO - no NORTE contra o OESTE

Depois dos emocionantes jogos da COPA DO MUNDO, finalmente foi anunciada a reabertura da ARENA para os torcedores amazonenses. Para quem ainda não sabe, duvido você acertar o espetáculo (jogo de futebol) escolhido para essa reabertura da ARENA da AMAZÔNIA. Com certeza você não acertou!  Vai ser  VASCO da GAMA contra o OESTE.

O VASCO, tudo bem, todos nós já conhecemos. É o VASCO de velhas e antigas tradições, já acostumado com as coisas de segunda. Isso mesmo - de segunda! Não entendeu? Eu explico.

O VASCO está na SEGUNDONA pela segunda vez e já perdeu as contas dos SEGUNDOS lugares ganhos nos campeonatos que já participou durante a sua existência, desde o time dente-de-leite até o time profissional. Só para ter uma ideia da proporção dessa coisa, os torcedores fanáticos já nem usam mais JUNIOR nos nomes dos filhos. Preferem SEGUNDO: Jorge Vasques SEGUNDO, Adamilton Mourão SEGUNDO, Solange Souza SEGUNDONA, e assim vai.

Mas, e esse tal de OESTE? Pô, querem trazer um jogo para a ARENA que só irão mesmo ao estádio os vascaínos fiéis, digo, fanáticos. Na verdade não existe vascaíno fiel, porque torcida FIEL mesmo só existe uma: TIMÃO Ê! Ô! TIMÂO Ê! O!. Lembram do primeiro título mundial do TIMÃO? Quem foi o segundo? Quem? Quem? O VASCO da GAMA. Vice-campeão do MUNDO!

Uma coisa é certa nesse jogo. Meia ARENA sem medo de errar vai estar cheia para assistir o VASCO tentar ganhar do OESTE. O jogo não é atrativo! Por conta disso, quem, que não seja vascaíno, vai sair de casa para ver o OESTE ou para ajudar o VASCO encher a ARENA? Só mesmo os flamenguistas, na torcida do OESTE, rezando para que o VASCO permaneça na segundona esperando pelo Flamengo. Dessa vez vai!

Pronto! Provoquei! Já fiz a minha parte para tentar encher a ARENA para assistir o VASCO jogar no NORTE contra o OESTE.

RECESSO BRANCO - pau neles!...

Se vocês achavam que só existia o famigerado e imoral "FALTA POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR", lembro que os nossos nobres parlamentares criaram também, em causa própria, o tal "RECESSO BRANCO". 

Em resumo, o recesso branco é uma maneira bem sem vergonha de não aparecer para trabalhar e receber esses dias pago com o suor do trabalhador que não dispõe desses privilégios imorais. Os parlamentares na verdade deviam se envergonhar disso tudo, mas, vergonha é coisa para poucos na classe política dos tempos atuais. 

Se nos perguntarem se existe exceções - claro que existem, mas infelizmente dá para contar nos dedos de uma ou duas mãos. Lembro que nós já tivemos 90% ou mais dos parlamentares de uma mesma casa legislativa, só para ilustrar, presos no Estado de Rondônia, por malandragem com a coisa pública.Deu em todos os jornais e deve ter sido notícia no planeta. Fato digno do Guinness Book.

O triste nesse cenário é que somos nós que escolhemos essas figuras que, para se elegerem, conseguem enganar até a própria mãezinha com as promessas e as conversas fiadas. É fato! Mas, a hora é essa minha gente! Se não aguentamos mais essa galera nociva ao futuro do nosso país, do nosso estado e das futuras gerações - pau neles! Outubro vem aí! Analise, reflita, converse, pesquise, consulte, escolha com responsabilidade e ajude a mudar o rumo da política deste Brasil. É tempo de mudança e renovação. O futuro agradece!

7 de agosto de 2014

VOSSA EXCELÊNCIA

Assistir  a sessão de qualquer casa legislativa, em determinados momentos chega a ser um divertimento. Tem hora que você não sabe se está numa casa do povo ou num circo. Tem horas também que as atitudes e o comportamento dos parlamentares causam vergonha e indignação. Aí então é de chorar - de raiva! 
Observem e comprovem! Eles não se respeitam, mas não perdem a pose e se tratam sempre por Vossa Excelência. Até para xingar o adversário político, o Vossa Excelência é obrigatório, tem que ir junto: 
- Vossa Excelência é um corrupto! E safado também.
Enquanto Vossa Excelência discursa da tribuna, parte das outras Vossas Excelências não está nem aí. Não dão a mínima para quem fala, nem para o que ele está falando. Tem Vossa Excelência falando ao celular; tem Vossa Excelência rindo e se divertindo com outra Vossa Excelência ao lado; pasmem, tem até Vossa Excelência dormindo e, não podemos esquecer a Vossa Excelência ausente por motivo de força maior. 
Não estamos criticando por criticar, tampouco generalizando. Existem exceções, poucas, raras na verdade, mas existem. Estamos mostrando uma realidade triste e queremos mudanças já. Queremos renovação, queremos um basta nesses costumes que envergonham o parlamento; queremos políticos que aceitem o desafio de resgatar a moral e a credibilidade das casas legislativas. Será que é pedir muito?

3 de agosto de 2014

CMM - Por motivo de força maior...

Gente, o comentário a seguir foi escrito em 2014, mas, lamentavelmente, não mudou nada, ou seja, continuamos engolindo a imoral desculpa dos políticos para receber sem comparecer ao trabalho.


O Sr. Jornada, vereador e corregedor da CMM, declarou publicamente que não vai dar falta, tampouco autorizar desconto das faltas dos vereadores. Pasmem! O vereador e corregedor alega que ele e os seus colegas da casa estão protegidos pela justificativa: “motivo de força maior”. Exatamente isso que você está lendo - MOTIVO DE FORÇA MAIOR.
Outra coisa, vereador foi eleito para ser vereador, honrar e cumprir o mandato. Parte dessa turma, nem cumpriu metade do mandato, nem mesmo ainda conseguiu convencer e justificar os votos que recebeu, já se lançam a candidato de outro cargo e ainda se acham no direito de negligenciar com as suas obrigações de vereador, faltar ao trabalho por "motivo de força maior", e sair à caça de votos sem a coragem e sem a altivez de renunciar ao mandato que explicitamente quer deixar para trás. Evidente que nem todos que estão se lançando no atual pleito estão negligenciando as suas obrigações de vereador, mas, lamentavelmente, por ser uma classe desunida, cada dia mais desmoralizada e que pouco tem feito para sair da lama, acabam todos atirados no mesmo balaio.

O que é isso minha gente! Não importa se está no regimento. É legal, sem dúvida, mas é estupidamente imoral. Essa justificativa para não aparecer para trabalhar e não deixar de receber, é a mais imoral, a mais esdrúxula e mais indecente justificativa para falta já criada. É uma desmoralização! Desafiamos os nossos nobres vereadores, perguntarem aos seus eleitores, principalmente dos assalariados, se nas empresas em que trabalham eles podem faltar e não serem descontados dizendo para o chefe que faltaram por motivo de força maior. É óbvio que não! Deu bobeira, estão demitidos no dia seguinte. Se por ventura der a sorte de escapar, não tem a próxima vez. Na CMM, deu bobeira, apela para a  falta por motivo de força maior. E se der bronca, tem o corregedor para bater o sapato na mesa e dizer que vale o que está no regimento. Para os que defendem e usam dessa coisa esdrúxula, não importa se é imoral. Importa é que é legal e serve para resguardar sempre o bolso de quem falta e lasca lá a desculpa “motivo de força maior”.
Ora, se falta por motivo de força maior é algo que entendem justo e digno, porque nenhum deles até hoje se dignou a propor, lutar e aprovar essa mesma justificativa para os trabalhadores, seus eleitores, que são aqueles que, com muito suor, pagam por essas faltas por motivo de força maior que só vale para os parlamentares. Pô, que tentem nos tratar como bobos, ainda vai... Já fazem isso não é de hoje. Agora, tentar nos fazer de idiota, num dá - vai ter que escutar! Não podemos ficar calados e não nos indignar diante dessas mazelas crônicas. Esse, aliás, é o momento para aflorar e esquentar a discussão dessa e de outras mazelas dentro das casas legislativas. Não somos uma democracia? Então que nos deixem exercitar a cidadania.
Na cara de pau alguns vão nos dizer – a lei permite que o vereador no meio do mandato se candidate a outros cargos. Sem dúvida permite, mas devia ser com regras mais dignas, mais decentes, mais duras, mais justas. No caso do vereador, não se trata de uma reeleição. Se quer ser outra coisa no meio do mandato de vereador, ótimo, sem problemas, meta a cara, mas não seja hipócrita, não seja egoísta, largue do galho antes de pular para outro, renuncie ao cargo com dignidade e dê a cadeira para o suplente. Isso deveria valer para todos que estão com mandato em qualquer cargo e querem se lançar a outra coisa. Se querem se lançar a outra coisa, assumam os riscos, não pareçam altivos, sejam altivos.