31 de março de 2016

Férias em CURITIBA


Férias em CURITIBA em janeiro de 2016.

Férias em CURITIBA




Férias na cidade de CURITIBA em janeiro de 2016.

TAPA-BURACOS, um grande negócio...

Fala-se muito das condições das ruas de Manaus. Na verdade essa é uma mazela bem antiga. Entra prefeito, sai prefeito e nada muda. O que não muda mesma são as operações de maquilagem, as intermináveis operações de tapa-buraco, preferencialmente em ano eleitoral. Isso sim, cá entre nós, sempre foi um grande negócio. 

Nas ruas de Manaus é muito comum você ver as operações tapa-buracos acontecendo. Já observaram como elas normalmente acontecem?

Nessas operações, observe: alguém vem com uma vassoura e varre a área do buraco; outro vem e lambuza o buraco de piche (aquela coisa grudenta que deixa o seu carro lindo de morrer quando você inevitavelmente tem que passar por cima); depois vem outro com uma pá e joga a massa de asfalto, enquanto outro espalha a massa por cima do buraco; por último vem alguém com o rolo mecânico e faz a compactação da massa de asfalto na área do buraco, sendo comum também essa compactação acontecer com porrete/pilão gigante improvisado feito de madeira, ficando o resto para ser compactado pelas rodas dos nossos carros. Ultimamente é muito comum essa etapa da compactação ser deixada para que os carros façam o serviço com as suas próprias rodas. 

Daí três meses, ou até menos, lá estão eles outra vez no mesmo lugar para fazer exatamente a mesma coisa: alguém vem com uma vassoura e varre a área do buraco; outro vem e lambuza o buraco de piche (aquela coisa grudenta que deixa o seu carro lindo de morrer); depois...   

Será que eu estou inventando? Acho que não! Como quem paga a conta somos nós, repito então a seguinte pergunta: no projeto básico que rege o processo de licitação para contratação dos serviços, será que essa operação tapa-buraco é discriminada/determinada/contratada para ser realizada exatamente dessa forma que estamos acostumados a assistir nas ruas, onde tudo em pouco tempo vai embora no bueiro mais próximo junto com o nosso dinheiro?  E a Prefeitura, qual a dificuldade de tornarem público os procedimentos de como as empresas devem fazer essa operação tapa-buracos, até para que o cidadão ajude a fiscalizar e cobrar o serviço bem feito? E os vereadores, fiscais do povo, quantos deles já tiraram um tempo para fiscalizar pessoalmente essa operação tapa-buracos? Perguntar não ofende né!...