2 de janeiro de 2012

TATAMES CONTAMINADOS


Fiquei assustado com uma reportagem que tive oportunidade de assistir, mostrando lutadores que foram contaminados gravemente por bactérias que se instalam no TATAME onde eles se exercitam e se preparam para as lutas. Qualquer machucado e/ou ferimento leve desses atletas ou lutadores, passa a representar um grande risco para infecções graves e que podem levar até à morte. 

Diante dessa constatação, imediatamente somos levados a imaginar as condições de funcionamento de dezenas de academias em Manaus, por exemplo. Quantos pais sabem desses riscos e quantos pais se preocuparam de fato em verificar as condições das academias e dos TATAMES onde seus filhos praticam suas modalidades de lutas, sem atentarem para os riscos que estão enfrentando. 

Ouvindo algumas pessoas que frequentam academias, o susto é ainda maior. Elas são taxativas em dizer que não existem os cuidados adequados e indispensáveis de higiene e limpeza, e que em algumas dessas academias o mau cheiro é forte provocado pelo suor dos atletas que vai ficando impregnado no material do tatame, servindo de atrativo para a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais à saúde. 

Compartilhe essa informação com os seus amigos. Que sirva como um alerta àqueles que possuem filhos em academias de lutas e que até então não estavam preocupados com essa situação que, aparentemente do nada, pode levar a complicações sérias e até risco de morte. Sabemos que existem academias que levam muito a séria a questão não só da segurança física dos atletas na prática dos esportes de luta, mas não são poucas aquelas que estão ainda bem distante desse compromisso. Que as autoridades e os orgãos de fiscalização dessa atividade também estejam atentos e intensifiquem as fiscalizações. Que não seja preciso acontecer uma tragédia para tudo começar.