9 de fevereiro de 2019

Os Meninos do Flamengo


É inimaginável a dor da tragédia ocorrida com os meninos do Flamengo. É aterrorizante imaginar o desespero desses meninos procurando uma saída para escapar das chamas que consumiram o alojamento onde dormiam, se é que podemos chamar aquilo de alojamento. Inimaginável a dor das famílias que tiveram seus entes queridos levados dessa vida de uma forma tão cruel. Vidas e sonhos literalmente transformados em cinzas. Para as famílias das vitimas essa dor nunca mais vai passar.

Os meninos morreram dentro de containers transformados em alojamentos. Aquilo lá parecia mais um  arrumadinho para acomodar a  garotada. Virou moda aproveitar containers para outras utilidades. Aqui mesmo em Manaus, temos bares, salvo melhor juízo, até casas feitas usando estrutura de containers normalmente usados, descartados, etc. No calçadão da Ponta Negra você vai ver lá vários deles. Na bola do Coroado, salvo engano, tem um bar nesse estilo. Deus queira que todos estejam devidamente aprovados pela Prefeitura e licenciados pelos Corpo Bombeiros. Quem souber de alguma coisa que se manifeste.

No caso dos meninos do Flamengo, desculpem a sinceridade, mas, essa tragédia poderia ter sido evitada, se o clube de fato tivesse o cuidado indispensável com esses jovens, cujos pais lhe confiaram a guarda enquanto estivessem dentro do clube. 

É lamentável! As informações que só agora se tornaram públicas – revoltam! Causam indignação! O local onde plantaram o alojamento era espaço de estacionamento; os containers, transformados em alojamento/dormitórios, não tem projeto, não foi aprovado pelos órgãos competentes, não tinha Alvará da Prefeitura, não foram inspecionados e/ou aprovados pelo Corpo de Bombeiros. Pior, o clube já havia sido notificado e multado várias vezes por irregularidades. Em resumo, dirigentes e autoridades foram omissas em seus deveres e contribuíram, sim, para essa tragédia que vai marcar a história do futebol do Flamengo, do Rio de Janeiro e do Brasil. O mundo deve estar perplexo diante das circunstâncias que levaram esses meninos a perderem suas vidas.  

Deus permita que essa tragédia desperte as autoridades. Desperte os dirigentes de clubes deste país, que buscam os meninos em suas casas e levam para seus centros de treinamento, para prepara-los não só para o sucesso dentro de campo, mas também para o sucesso do clube com conquista de títulos e faturamento de muito dinheiro na venda de seus jovens craques. Pensem quanto lucrou o Flamengo com o menino craque, Vinicius, vendido para o Real Madrid.  

Importante que os pais de jovens jogadores de futebol, despertem também diante dessa tragédia. Aqueles pais, cujos filhos estejam entregues aos clubes e vivendo em Centro de Treinamento, cobrem, investiguem e confiram em que condições efetivas estão vivendo seus filhos. Que as autoridades, os dirigentes do clube, não só lamentem essa tragédia. Envergonhem-se da omissão praticada, peçam perdão a Deus e às famílias enlutadas, e trabalhem para que não volte a acontecer.