4 de março de 2016

TAPA-BURACOS - é uma lambança!...

Em 2016, por meio de matéria publicada em jornal local, um professor da UFAM declarou que os serviços de pavimentação e tapa-buracos das ruas de Manaus são mal feitos e realizados sem os procedimentos e as técnicas adequadas. Na verdade, o professor, especialista no assunto, não nos trouxe nenhuma novidade naquele momento. Os serviços de praxe sempre foram mal feitos, continuam mal feitos até os dias de hoje, uma vez muito mal fiscalizados. Entretanto, em contrapartida, os executores dessa lambança são muito bem pagos.
O que nos chama atenção é que para esses serviços existe um projeto básico de licitação, onde quem vence tem lá todos os procedimentos e as técnicas que devem ser executadas quando da realização dos serviços. Se não obedecem aos procedimentos e as técnicas estabelecidas, a única explicação seria a confiança dos executores na fragilidade da fiscalização e do acompanhamento dos serviços, e, obviamente, a certeza da impunidade.
Em resumo, é vergonhoso, é criminoso o volume de recursos públicos que vai para o ralo todos os dias por conta desses serviços mal feitos ou, quem sabe, propositalmente mal feitos. Não precisa ser um especialista como o profº da UFAM para perceber nitidamente a má qualidade dos serviços nas ruas de Manaus.  
Por último, recomendo aos nobres vereadores que tirem  um dia para saírem dos gabinetes e acompanharem na cidade a realização desses serviços e, sem querer generalizar, constatar o óbvio – é uma lambança! Se não quiserem sujar os próprios carros com piche, etc., usem os carros da própria Instituição, pois a limpeza do carro e a retirada do piche depois, fica por conta do erário, ou seja, por conta dos contribuintes.