15 de dezembro de 2006

OLHO NELES!...

Mais uma vez a mídia coloca em discussão o número de faltas excessivas dos vereadores de Manaus no Plenário da Câmara. Por conta disso, voltam os mesmos discursos, matérias e depoimentos acalorados, tanto dos prós (que acham isso normal) como dos contras. Porém, nada que nos mostre que alguma coisa vai mudar daqui para frente. Até por que quem deveria dar o bom exemplo dentro da casa, pois tem a responsabilidade de analisar e julgar as faltas dos parceiros, também é um campeão de ausências no parlamento, ainda que a maioria justificada.
Não devemos nos iludir. Não é a primeira, nem será a última oportunidade. Uma boa parcela dos nossos políticos, que nós teimamos em manter onde nunca deveriam ter chegado, continuam apostando alto na passividade e na memória curta do povo.
É preciso dar um basta! Existem coisas que não dá mais para engolir, pois são verdadeiros atentados à nossa inteligência. Nenhum aluno de uma Escola decente consegue passar de ano, com o número de faltas igual ao de determinados vereadores. Nenhum trabalhador do PIM sobrevive numa empresa, com o número de justificativas para não aparecer no trabalho, igual a muitos parlamentares da CMM. A partir desses exemplos, dá para imaginar qual seria o tratamento correto e mais justo a ser dado aos nossos vereadores gazeteiros.
Uma outra questão importante é que não existe a devida transparência às faltas e muitos menos às justificativas apresentadas pelos parlamentares. Pergunto: o que será que leva esses parlamentares a faltarem e terem que apresentar tantas justificativas? Será que as reuniões dos vereadores no parlamento são tão inúteis, desprezíveis ou improdutivas, que justifica uma parcela dos vereadores arrumarem outra coisa melhor para fazer no horário? E o que será que eles fazem de verdade e de tão importante, que justificaria as suas ausências no parlamento?
O certo é que deveria haver critérios e um limite rigoroso para faltas e justificativas. Até pode existir isso, mas, se existe, tem sido só para inglês ver. Do jeito que as coisas acontecem, o vereador falta o ano inteiro, dá lá as suas justificativas fajutas para não dizerem que além de gazeteiro é abusado – e o povo que vá reclamar ao Papa.
Não vejo expectativa de que essa mazela acabe agora. Se depender de um grupo deles (vereadores), do jeito que está com certeza não está bom – mas eles continuam confiantes de que logo-logo a mídia muda de assunto e o povo esquece. Mudança de verdade só mesmo a partir da nossa conscientização de que precisamos escolher melhor os nossos representantes. Para fazer bem isso no próximo pleito, que é daqui a dois anos, é bom guardar o jornal com os nomes dos nobres gazeteiros, para não corrermos o risco de termos que atura-los num próximo mandato. Nem pensar - olho neles!...

-