3 de abril de 2014

AUXÍLIO-FINANCEIRO



No parlamento é comum assistirmos os políticos se protegerem entre si, particularmente quando está em jogo algo que é para o bem de todos eles, obviamente. Coisas do tipo: aumento de salário, ajuda de custo, quota de gasolina, auxílios-diversos, verba de gabinete, etc. Durante muito tempo, por exemplo, nenhum deles achava ruim receber tal auxílio que era uma ajuda esdrúxula para montar o guarda-roupa do parlamentar todos os anos, usando para isso o já explorado, furado e maltratado bolso do contribuinte.

Enquanto a reação da sociedade era pequena para esse fato, mesmo aqueles que reconheciam ser essa ajuda imoral, optavam por silenciar e utilizar a verba normalmente, usando como explicação ou argumento de defesa, a desculpa de que não estavam cometendo nenhum ato ilegal. E, na verdade, não estavam. Sempre foi imoral, mas não ilegal.

Entre os usuários dessa verba existiam aqueles que condenavam o auxílio-paletó recebido e, para expressar essa posição, declaravam o uso da verba em outras coisas, mas tinham que ser coisas voltadas, obviamente, para as comunidades e/ou comunitários do seu curral eleitoral. Ora, se o parlamentar decidisse pegar a verba do auxílio-paletó e comprar bicicletas ou rancho para distribuir, onde vocês acham que ele iria distribuir  – na comunidade dos eleitores do político adversário? É óbvio que não! Uma explícita demonstração de desvio de finalidade do auxílio-paletó para outros fins – caça de votos!

O povo felizmente abriu os olhos para essa mazela e houve então uma reação maior da sociedade, alimentada principalmente pelas redes sociais. Os políticos, submetidos a maior pressão, despertaram para o fato de que não dava mais para levar na valsa e continuar com tamanha imoralidade. Resultado: a verba que era destinada todos os anos para a compra do kit-paletó, permanece existindo, até prova em contrário, apenas no primeiro e no último ano do mandato. Aliviaram o bolso do contribuinte, mas continuam faltando com a verdade quando afirmam categoricamente que acabaram definitivamente com tal ajuda. Não foi bem assim né...

TROCA-TROCA & LEILÃO



Para quem gosta de observar o comportamento humano, é interessante acompanhar alguns políticos quando estes estão em época de campanha. Para conquistar o seu voto, ganhar ou renovar um mandato, o político enfrenta uma dura maratona. Como não dá para vender a sua imagem em ¼ de segundo do horário político gratuito de TV, eles buscam alternativas diversas: ocupam as esquinas e/ou espaços públicos com palanques improvisados para vender as suas ideias; vão de bairro em bairro, de casa em casa, distribuindo santinhos e gastando saliva para convencer os eleitores de que  é a melhor das opções de voto.

Vem o dia da eleição, a sorte sorria e o candidato é eleito. Começa tudo de novo, só que daí para frente o eleitor, aquele que foi às urnas e deu ao candidato a oportunidade de um mandato, é colocado para escanteio e passa a ser apenas um mero espectador. Depois de eleito, com o mandato já assegurado, esse mesmo político, sem consultar àqueles que lhe confiaram o voto, abandona o mandato conquistado e vai ser qualquer coisa na equipe de governo, abrindo espaço para outros candidatos que ficaram de fora por não obterem os votos necessários, ou seja, por não corresponderem à confiança dos eleitores e alcançarem o direito a um mandado. Começa então o troca-troca. É a hora do leilão de mandatos, que sempre acontece com o objetivo de acomodar interesses, arrumar o que fazer para quem tem cacife, porém ficou de fora politicamente desempregado. É também o momento de acerto e pagamento de compromissos de campanha assumidos com aliados, apaniguados e outros.  A isso tudo eles chama de - dinâmica da política.

31 de março de 2014

OBRAS PÚBLICAS - VIVER MELHOR



É notícia no Jornal de hoje em Manaus.

Infiltrações nas paredes e tetos, mofo, rachaduras e transbordo de esgotos e cisternas, atormentam os moradores do Conjunto VIVER MELHOR, construído com dinheiro público, ou seja, com dinheiro dos nossos impostos. 

Esse é o problema da maioria das obras públicas em todo o Brail. São realizadas sem os cuidados necessários e sem uma fiscalização eficiente. É para o povo? É para os mais necessitados? Então faz de qualquer jeito que eles reclamam, reclamam, reclamam... Cansam e depois esquecem. 

Quantos políticos voltaram ao VIVER MELHOR depois da festa da entrega, para ouvir os desabafos e ajudar os moradores a resolverem todos esses problemas? Qual será punição para os executores - mais dinheiro para corrigir a imundice que deixaram?

30 de março de 2014

Olho na Reforma Política!...


www.umasno.com.br


OUTUBRO 2014 vem aí! 

Faça a sua escolha com responsabilidade e fique atento àqueles CANDIDATOS com discurso fácil e muitas promessas. Lembre-se que a disputa é por um MANDATO legislativo e o seu VOTO vai eleger um DEPUTADO e não um SECRETÁRIO de uma secretaria qualquer do poder executivo ou um DIRIGENTE de qualquer órgão ou empresa vinculada ao estado. Se a intenção do candidato é se transformar em Secretário de Estado ou Dirigente qualquer, não precisa se candidatar a coisa alguma, tampouco mentir cinicamente aos eleitores como se todos fossem bobos ou idiotas. 

MANDATO é coisa séria! Não dá mais para aturar aqueles políticos que mal tomam assento no parlamento, escolhido pelo voto popular, trocam ou leiloam seus mandatos por um cargo qualquer no poder executivo, preocupado exclusivamente em atender interesses do próprio umbigo ou supostamente do partido. Não se deixe iludir, pois eles sempre encontram desculpas e explicações para tudo. Quatro anos depois, com a cara mais cínica e lambida, o sujeito aparece, pasmem, para pedir voto à reeleição de um mandato que não cumpriu e que não honrou. Vamos acabar com essa mazela! 

Vamos ficar de olho nessa REFORMA POLÍTICA, caso contrário eles irão aprovar apenas o que é conveniente a eles e aos seus respectivos partidos. Olho na reforma política! Olho neles!

TIROS DE BALADEIRA (30.03.2014)

É FANTÁSTICO!
Lembrei que hoje é dia de FANTÁSTICO, que aliás está devendo muito se levarmos em conta o FANTÁSTICO de outros tempos. Mas, o desse domingo, fiquem atentos pois tem um apelo especial para as pessoas do bem. Estão anunciando mais denúncias contra uma raça nociva à vida e à sociedade - os PEDÓFILOS. Vamos estar atentos a essa matéria e transformar a nossa indignação em cobrança às nossas autoridades, no sentido de que esses elementos sejam exemplarmente punidos e afastados do convívio em sociedade pelo tempo que seja necessário - até a eternidade.

É HORA DE (RE)AGIR!
Dê exemplo! Não dirija embriagado! Não se deixe conduzir em hipótese alguma por alguém embriagado! Lembre-se! - amigo embriagado ao volante não é amigo - pode ser a morte! Denuncie sem dó nem piedade motoristas irresponsáveis e/ou embriagados, pois a próxima vitima pode ser você ou um dos seus. Apoie o uso do bafômetro, pois ele salva vidas. Respeite o próximo! A vida agradece...

TRANSPORTE COLETIVO - MICRO-ÔNIBUS
O trágico acidente envolvendo um micro-ônibus deve servir também para que as autoridades olhem com mais responsabilidade para esse tipo de serviço. É muito comum esses coletivos circularem superlotados, com gente sendo transportado de pé, o que não é permitido pela legislação. Além disso, param em qualquer lugar e andam em velocidade excessiva, como que numa disputa infernal por passageiros ou para chegar primeiro na parada seguinte. Existem, obviamente, os bons motoristas, que além de respeitarem as leis de transito, também tratam de forma digna e responsável os usuários desse sistema alternativo. Entretanto, existe também um grupo de motoristas desses coletivos, que nem carteira de habilitação deviam possuir, pois dirigem feito malucos e não respeitam os usuários, pedestres, etc. Olho neles!

MOMENTO DE TRISTEZA E REFLEXÃO
Manaus está de luto. Inimaginável a dor e o sofrimento dos familiares das vítimas que estavam no coletivo atingido pela caçamba, cujo motorista, estúpido, assassino e irresponsável, também faleceu no acidente. Ele não está vivo para se defender ou dizer alguma coisa, mas os relatos das testemunhas não deixam dúvidas da sua insanidade ao volante. Que tipo de normas e critérios a empresa proprietária da caçamba adota para contratar seus motoristas? Quantas caçambas dessa empresa estão circulando nas ruas e que tipo de motorista estão ao volante dessas máquinas mortíferas? Diante de tragédias como essa, cada um de nós temos que parar e refletir – qualquer um de nós ou de nossos familiares poderia estar naquele coletivo brutalmente atingido. Dói só de imaginar!

Temos que apoiar e exigir o combate diário, sistemático, aos maus motoristas, principalmente àqueles que insistem em dirigir embriagados. Não quero com isso dizer ou insinuar que o motorista da caçamba estava embriagado, porém, é a embriaguez uma das responsáveis por esse tipo de tragédia. Normalmente eles escapam ilesos e a dor e as perdas ficam para os outros. Quem dirige embriagado não tem amor à vida, não tem amor ao próximo e com certeza não senti ou não sabe o que é remorso. A punição quando acontece é branda ou nenhuma. Que esse acidente sirva para nos engajarmos ainda mais em todas as campanhas para tirar do volante e das ruas os motoristas irresponsáveis. Não dirija embriagado! Não se deixe conduzir por alguém embriagado ao volante. Denuncie sem piedade os maus motoristas. A vida agradece!...