30 de outubro de 2017

INSPEÇÃO AMBIENTAL DE VEÍCULOS

Sem dúvida que é salutar o estado investir na inspeção ambiental de veículos, no sentido de que sejam preservadas as exigências relacionadas ao meio ambiente. É isso mesmo! 

Entretanto, creio que se o Estado resolver ser imparcial, justo/correto nesse procedimento, terá que fiscalizar/inspecionar a própria frota de veículos e, aí, mora o perigo. Vai ser difícil encontrar um veículo do patrimônio do Estado que esteja totalmente dentro das regras. Mais difícil ainda vai ser convencer as autoridades a deixarem de usar esses carros, sem antes trocar a frota para que eles não percam a mordomia do pé de borracha. 

Eu acredito que o cemitério que existe hoje de carros públicos parados/abandonados, seja por estar totalmente inutilizado para o uso, seja por falta de manutenção preventiva ou corretiva, é algo que dá uma bela tese sobre desperdício e mau uso de instrumentos públicos.

Se pensarmos no transporte coletivo, aí é um caos. Vão parar Manaus, pois são poucos os veículos/coletivos que atendem as exigências legais para circularem nas ruas. Se olharmos para o transporte de carga pesada, aí então é outra meleca. Existem carretas circulando com mercadorias em Manaus que são verdadeiros frangalhos. Dá tétano só em olhar para elas. Aliás, com relação às carretas, começaram outra vez a serem abandonadas nos acostamentos das ruas, onde permanecem como se estivessem no pátio das transportadoras. Tem carreta desatrelado do cavalo até em plena Av. Getúlio Vargas. E aí! Fazer o quê?