13 de fevereiro de 2010

Olha o Aborto!

O Diário do Amazonas encontrou a palavra mais certa para definir o que foi feito com a CPI do sistema de transporte de Manaus. Sem dúvida que foi um “aborto” e, pasmem, dos mais cruéis. Daqueles que quem pratica não consegue esconder que está agindo em defesa de forças poderosas e, até que nos convença do contrário, em defesa do próprio umbigo. É uma enorme decepção! O que se viu foi a vontade de 13 vereadores ser estuprada por uma canetada. Significa dizer que nós, contribuintes, que estamos pagando essa conta há anos, vamos continuar pagando para deixarmos de ser leso e omisso diante de episódios como esse que se repetem todos os dias na vida pública. Enquanto isso o povão continua no sacrifício, pois o sistema de transporte também continua na merda.

A desculpa de que não se trata de um fato relevante e que a intenção do vereador autor do pedido da CPI e seus signatários era apenas montar um PALANQUE ELEITORAL, e que a CMM não é um TEATRO, nos leva a refletir o seguinte: e o que será então? - seria um CIRCO? O que estamos vendo agora na verdade são 13 vereadores transformados em bobalhões da corte, desmoralizados pela vontade de um só – o Rei! Ele quis, ele pode, ele fez e vai continuar fazendo enquanto estiver no poder e com a caneta em ponto de bala. Se depender do Rei, resta ao povo esquecer a CPI do Estresso e tratar de pagar a conta.

No fundo nada disso que estamos assistindo surpreende o nosso eleitor manauara. Lamentavelmente não se pode mais esperar muito dos nossos políticos. Quando um grupo tenta algo, aparece um só e manda abortar. Valeu a intenção do vereador Ademar, Elias, Hissa, Ricardo, Marcelo, Joaquim, Mario, Isacc, Homero, Marise, Wilker, Wilton e Jaildo. Vocês de alguma forma serão reconhecidos pelos seus eleitores e por todos aqueles que esperam e desejam mais transparência e decência na vida pública.

7 de fevereiro de 2010

Mãos ao Alto!

Um amigo mandou-me uma mensagem revoltado com os aparelhos corujinhas espalhados pela cidade. Sobre esse tema todo dia tem uma novidade, principalmente relacionada a novos aparelhos instalados. Segundo meu amigo, basta ouvir o programa do Garotinho que ele dá conta de onde estão todos eles. Sem dúvida que já é uma importante ajuda para as vítimas. Aliás, já que falamos de Garotinho, nesse tema “corujinha” parece que ele não concorda muito com a opinião e revolta do seu padrão Josué.

Olho Vivo! Esse é o alerta a ser feito aos condutores de veículos de Manaus. Fiquem atentos! Cuidado com as Tocaias! A qualquer momento, no acostamento de alguma via da cidade, de preferência naquelas que chamam mais atenção e rendem uma boa receita, atente para um aparelho de controle de velocidade disfarçadamente armado na beira da calçada. No chão mesmo! Era assim que um deles estava operando neste último sábado em frente a fábrica Phillips, por volta das 15h30min, no sentido do centro ao aeroporto, lembrando que, em sentido contrário, já existe um corujinha de tocaia permanente logo após o motel Playboy. Fica a impressão que o faturamento por ali deve ser muito bom, daí armarem duas tocaias para agir ao mesmo tempo: uma para quem vai e outro para quem vem.

A cada registro de velocidade acima do permitido, é como se o aparelho móvel colocado no acostamento da pista gritasse de lá sem você ouvir: - Mãos ao alto! Ti peguei bobão!

É isso mesmo! Um assalto que você só vai ficar sabendo quando receber em casa aquela notificação do IMTRANS – Instituto Municipal de Trânsito. Aliás, eles ti mandam uma multa que só não abre onde é feita para abrir. Você não consegue abrir sem rasgar a multa. É uma droga! É de má qualidade! Cabe, inclusive como sugestão, a idéia de premiar ao infrator que apresentar a multa, no ato do pagamento, aberta sem problemas no local indicado para esse fim.

No caso das infrações registradas pelos aparelhos corujinhas fixos espalhados pela cidade, o condutor pelo menos recebe a notificação com a foto e a placa do seu carro. Aí não dá nem para negar que a bunda e a placa do carro são suas. No caso do aparelho móvel que agora eles estão usando disfarçadamente (eles juram que não) no acostamento das pistas, creio que chamado de FSC-C, a notificação das infrações/penalidade que chegam ao condutor não vem com foto nenhuma do carro. E nem adianta querer questionar. A cara e a bunda do carro são suas e pronto! Nem mesmo uma frase alegre ou interessante para substituir a foto do seu carro, como, por exemplo – TE PEGUEI! MAS, SE PAGAR EM 30 DIAS E SEM RECLAMAR, TEM 20% DE DESCONTO.

Enquanto de um lado o IMTRANS mostra eficiência no sistema de monitoramento de velocidade e aplicação de multas, do outro, no Parque 10, por exemplo, a Zona e a Zorra na área dos lanches continuam e ninguém aplica multa por conta de coisa alguma. A conclusão é a seguinte: parar carro no meio da rua é ilegal – não pode! Mas, pensando bem - deixa prá lá! Bobagem! Nem liga mesmo! Em frente ao Bradesco, antigo BEA, também no Parque 10, a faixa branca de segurança para pedestres simplesmente sumiu de cima do asfalto. Ora bolas! Recuperar prá quê né! Os pedestres que dêem o jeito de desafiar o perigo e apostar na sorte, pois faixa pintada ou policial e/ou azulzinho para ajudar deixou de ser prioridade. A prioridade é colocar os azulzinhos para operar os corujinhas móveis na beira das calçadas.