23 de janeiro de 2014

COPA DO MUNDO

Hoje, no Jornal Nacional da Globo, foi anunciado para o próximo domingo, no Fantástico, uma matéria mostrando o inferno que é andar de trem no Rio de Janeiro e em São Paulo. São duas cidades sedes de jogos da Copa do Mundo. Uma vai receber o jogo inicial da Copa e a outra o jogo da decisão. 

Há poucos meses dos jogos da Copa, o que será que esse evento vai deixar de legado para esses brasileiros do Rio e de São Paulo? Gente que para ir e vir do trabalho, são transportados como carga nos trens da cidade? Isso tudo vai ser mostrado em cores no Fantástico. Com certeza serão imagens que vão correr o mundo. Oportunidade para que os turistas que estão planejamento vir ao Brasil na Copa, saibam que por aqui falta dinheiro para dar melhores condições de transporte aos brasileiros, mas não falta para construir estádios de futebol padrão FIFA.

Se olharmos para Manaus, quem já parou para pensar sobre o legado que essa Copa vai deixar aos amazonenses? De tudo o que foi dito e prometido, o que vai restar além do estádio ARENA e da linha área direta Manaus - Lisboa? O futuro do estádio continua uma incógnita e a linha área direta Manaus-Lisboa, cá entre nós, não muda em nada a vida de quem anda de transporte coletivo em Manaus.

Foram muitos os sonhos! Por exemplo: sonhamos com a promessa do metrô de superfície, com o tal BRT e outras formas de transportar com mais dignidade o povo amazonense. A Copa do Mundo de junho próximo era o prazo para o sonho acontecer.  Nada disso aconteceu ou vai acontecer! Nem mesmo o quantitativo de novos ônibus prometido foi cumprido.  O sistema continua capenga e o povo sofrendo e reclamando da sorte. Deu uma pequena melhorada, alguém vai dizer, mas nem mesmo os abrigos espalhados pela cidade serão recuperados ou renovados em sua totalidade até o início da Copa. O mínimo a oferecer de conforto para o povo esperar de pé o ônibus passar no ponto (abrigo), rumo ao estádio ou aos espaços públicos onde serão colocados telões para as pessoas assistirem os jogos.   

Anestesiados pelo sonho e pela esperança  de ver a nossa seleção campeã da Copa no Brasil, poucos estão preocupados se o que foi prometido vai ser de fato construído ou não. Por aqui, vamos assistir o campeonato brasileiro da série A começar, antes da Copa do Mundo, mas os nossos times do Amazonas vão continuar lá pelas bandas da série D ou E. Ou seria F? Esquecemos inclusive a promessa de que tudo seria feito para que em 2014 um time do Amazonas estivesse na série A. Pô, até mesmo a série B já nos deixaria felizes. 

Em resumo, se o Brasil ganhar a COPA, os festejos e as comemorações vão até o carnaval de 2015. Com certeza tempo suficiente para que a maioria dos brasileiros esqueçam o que foi prometido como legado, mas não foi construído. A Copa é nossa, o resto o povo continua correndo atrás... Mas, e se a sorte não nos favorecer, como aconteceu em 54, o que será que nos espera? Pense nisso!  


BIEBER foi em cana...

O moleque BIEBER resolveu aprontar em Miami, nos Estados Unidos, e foi parar na cadeia pública. Um castigo mais do que merecido, pois lá a lei vale para todos. Lá, diferente do nosso Brasil, encarar o agente policial e dizer - sabe com quem você está falando? - não cola! 

Como tem muita grana, provavelmente consiga pagar fiança e esperar fora da cadeia a sentença que vem por aí e que com certeza não vai levar em conta que ele o BIEBER, um ídolo, etc, etc. etc. Lá, ídolo fajuto, que faz besteiras e, entre outras coisas, curti drogas e fuma maconha com amigos dentro de casa, paga caro pelos seus vícios perante a justiça. 

Esse mesmo moleque esteve por aqui no Brasil, aprontou várias, não aconteceu nada e ainda foi embora cantando de galo.  Esse, se não tomar jeito, não está é difícil de adivinhar qual vai ser o seu futuro. É esperar para ver...