26 de fevereiro de 2007

Água mais cara em Manaus.

Aumentaram a tarifa da água do mesmo jeito que aumentaram a tarifa do transporte coletivo, ou seja, sem nenhuma discussão séria e transparente com a sociedade ou pelo menos com a Câmara Municipal de Manaus que, creio eu, foi criada, entre outras coisas, para debater, defender e resguardar os interesses dos munícipes. Pena que essa questão da discussão e transparência tão desejadas, esteja sendo substituída por coisas que só nos envergonham dia após dia.

Como o prefeito não costuma dar explicações dos seus atos, pelo menos foi assim no caso da tarifa do transporte coletivo, creio que agora no caso da tarifa da água não vai ser muito diferente. Mas é só dar um tempo para o vice-prefeito tomar pé do que está acontecendo e logo vai aparecer na mídia defendendo que o aumento da água também foi justo, pois foi em Brasília, viu como as coisas estão por lá e voltou convencido de que os amazonenses estão reclamando sem razão alguma, ou seja, o nosso transporte coletivo e o fornecimento de água estão entre os melhores do Brasil. Viva!...

E quem quiser se organizar para reclamar da nova tarifa de água – muito cuidado! Os estudantes foram reclamar da tarifa de ônibus e foram recebidos pela polícia de choque na porta da Prefeitura, de onde alguns líderes do movimento foram levados algemados para a delegacia ou para os hospitais depois de espancados. E se quiserem marcar audiência com o prefeito, mais cuidado ainda para não acontecer de apanharem de graça da polícia e depois ficarem sabendo que não foram recebidos por culpa do “equívoco”.

Quem avisa – amigo é!...

TV a CABO - Manaus.

Há poucos dias fiz um comentário sobre a questão da VIVAX que se recusa a colocar pontos adicionais de TV a CABO nas residências, por conta de uma suposta decisão judicial que na verdade só está penalizando o usuário do sistema. E só Deus sabe até quando vai durar essa pendenga.
A questão que nos deixa revoltado é que a VIVAX já está avisando em suas faturas que se conseguir vencer na justiça, vai cobrar todos os atrasados. E vai mesmo! Esse tipo de pendenga judicial normalmente termina mal para o lado do consumidor. E como não estamos em ano eleitoral, não se pode esperar muito daqueles que poderiam fazer alguma coisa. Em ano eleitoral, todos apoiaram a decisão de impedir a operadora de cobrar por ponto adicional. Agora que o ano eleitoral passou, não se vê o mesmo empenho para resolver esse abacaxi que resultou disso tudo.
Ora, se a VIVAX anuncia que vai cobrar de forma retroativa a partir do momento que conseguir vencer a pendenga na justiça, nada justifica que se negue a instalar novos pontos a pedido dos usuários. No momento que sair a decisão que lhe for favorável é só cobrar – e isso eles fazem muito bem. Eu diria que em termos de cobrança chegam à perfeição. Quando a situação lhe é favorável, a operadora cobra até o último centavo. Mas quando é ao contrário, costumam dar uma de João Sem Braço, como é o caso da Internet Banda Larga, ou seja, não prestam o serviço como pactuado, mas cobram a fatura cheia. Se por acaso o consumidor reclamar, aí então anunciam o estorno na fatura seguinte. Mas isso, obviamente, só se o cliente reclamar, mesmo eles sabendo de antemão que de fato não estão prestando o serviço como prometido. Quem tiver internet banda larga da Vivax é bom abrir o olho. Está pagando por tal banda larga e estão lhe oferecendo na verdade uma tartaruga bunda larga.
O mais vergonhoso nesse caso é que se você pedir para a Vivax instalar um ponto a mais de TV a CABO na sua residência, uma voz melosa do outro lado vai lhe encher os ouvidos de conversa fiada para no final lhe dizer que não dá para atender. Mas se você ligar para a NET (suposta concorrente) e pedir uma assinatura, eles lhe oferecem todas as facilidades e colocam quantos pontos de TV a CABO o cliente desejar, obviamente cobrando pela assinatura e pela instalação de um a um desses pontos. E aí vem a pergunta: não está proibida a colocação de novos pontos? Se for nova assinatura tudo pode, inclusive explorar a boa fé do consumidor?
Quando eu falei em cancelar a minha assinatura com a VIVAX, não senti a menor resistência. Se tivesse pedido teria conseguido no ato, pois sabem que eu vou buscar solução para o meu problema na outra operadora NET, que comprou parte da VIVAX e que vai me cobrar por uma nova assinatura e por todos os pontos que eu desejar colocar. E aí eu pergunto outra vez: querem nos fazer de bobos ou de otários? E por último, uma pergunta muito simples: onde estão as autoridades competentes? Onde está a mídia que não explora essa situação de modo a ajudar a população? Estão todos mudos e surdos ou é só impressão minha?
Eu deixei claro no meu pedido à VIVAX. Só estou querendo um ponto a mais de TV a CABO para atender a minha genitora, que já é uma senhora de mais de 70 anos e que precisa ter um ponto de TV em seu quarto, para o seu lazer e entretenimento. E volto a questionar: gostaria de saber se alguém da VIVAX, por conta desta suposta decisão judicial, deixaria a sua mãe sem um ponto de TV a CABO para o seu lazer e entretenimento. Tenho minhas dúvidas!...