20 de julho de 2019

MAUS-TRATOS aos animais...


COWBOY dormindo no pátio do IBC
Ainda tomado pela indignação com a morte do cão COWBOY, morto por envenenamento, fico imaginando onde vamos parar com o ser humano cada dia mais violento.

É compreensível que uma pessoa não goste de animais. Até aí tudo bem. Conheço muita gente que não gosta de animais, mas, nem por isso saem por aí envenenando, matando, chutando ou maltratando aqueles que encontram pela frente nas ruas.

Não me iludo. Quem maltrata, quem chuta ou envenena um animal, é capaz de fazer o mesmo com qualquer outro ser, inclusive contra a própria mãe. É gente ruim de corpo e alma, é gente perversa esperando a hora de ir para o inferno, mas, não sem antes pagar por aqui mesmo por todas as maldades.

Sou a favor do endurecimento da lei contra quem pratica maus-tratos de qualquer natureza contra os animais. Tem que haver punição séria para conter esses abusos criminosos. Abandonar animais de estimação nas ruas ou estradas, que é exatamente o que acontece todos os dias, é um ato de maldade, de covardia e que precisa ser punido com rigor.

Os animais de rua na realidade é culpa de cada um de nós, por ação ou omissão. Alguém, em algum  momento, os abandonou em algum lugar. Daí, a sociedade cobra resposta para essa mazela que ela na realidade tem a sua imensa parcela de culpa, e as autoridades em resposta fingem adotar medidas saneadores.

Observem como surge dinheiro público fácil e farto para financiar boi bumbá, ciranda e, principalmente, para promoção pessoal de políticos e governantes. Em contrapartida, não se vê surgir dinheiro para ajudar uma série de grupos/entidades particulares que  nascem da união e da vontade de pessoas que gostam de animais, se dedicam e criam espaço para abrigar animais que são retirados das ruas. Não digo que não existam ações e medidas de governo voltadas para essa questão, mas, entendo que ainda é pouco diante do que precisa e pode ser feito. Destaco a aprovação do projeto de lei 39/2019, que passa a regulamentar a vida do animal comunitário, de autoria da deputada estadual Joana Darc.

Você que gosta de animais, que tem seu cachorro de estimação em casa, vamos unir esforços e ajudar a fortalecer a ação daqueles que trabalham para proteger e dar abrigo aos animais de rua, principalmente. 

Você que não gosta de animal, mas não os maltrata, não se omita e ajude a denunciar quem pratica maus-tratos  de quaisquer espécies. Lembre-se que a denúncia de  maus-tratos é legitimada pelo Art. 32 da Lei Federal 9.605/98 e pela Constituição Federal Brasileira de 05 de outubro de 1966.

Você aí que não gosta e além disso maltrata animal, anota aí... Estamos de olho! A tua hora e a tua punição vai chegar bem antes que possas imaginar.

19 de julho de 2019

COWBOY partiu...


-->
É com profunda tristeza e uma enorme indignação que escrevo para homenagear e me despedir de COWBOY, esse indefeso animal malhado da foto,  que foi morto hoje por envenenamento. Um ato certamente praticado por algum imbecil, um ser de mente perversa e de espírito pobre e podre. Esse, acredite, não passará desse plano, sem antes sentir cada minuto do sofrimento e da dor causada a esse animal.

COWBOY vivia boa parte do dia nas dependências do Benjamim Constant, na Ramos Ferreira. Apareceu por lá junto com a parceira da foto. Magros, desnutridos, viviam nas ruas a caça de comida. Foram devagarinho se chegando às pessoas da Escola e logo ganharam os apelidos de ESPINHA e COSTELA.  Ganharam também a atenção e os cuidados das pessoas que trabalham na Escola, dos alunos, dos serventes e, em particular, dos agentes de segurança que os tratavam com carinho.

Espinha, o macho, passou a ser chamado de COWBOY. Esperava a minha esposa Adriana chegar no trabalho e se aproximava de forma dengosa para ganhar carinho e petisco. COWBOY e COSTELA, juntos faziam a alegria daqueles que os estimavam na Escola e eram fieis parceiros dos agentes de segurança durante as noites. COSTELA agora está sem o companheiro COWBOY. COSTELA com certeza vai continuar recebendo carinho e cuidados de todos e COWBOY será lembrado com saudade.

Lembrei da praça do Congresso, onde dizem que COWBOY ia todos os dias. Hoje a praça está triste. COWBOY partiu. COWBOY foi para os braços do criador de todas as criaturas.