22 de junho de 2019

CALÇADÃO DA SUFRAMA


A área do Distrito Industrial de Manaus com o tempo foi se transformando numa zona de perigo. Não é recomendada, principalmente no horário noturno. Durante o dia na verdade já representa um perigo. Depois das 18 horas, aí então esse perigo se potencializa. O chamado Calçadão da Suframa, usado para caminhadas, fica para o uso só dos desavisados e daqueles que gostam de fato do perigo e de brincarem com a sorte. Para ampliar o tom, tem ainda a iluminação precária e a segurança ineficiente. Em resumo, tudo ali está do jeitinho que o diabo quer e a bandidagem gosta para agir impunemente e fazer suas vítimas. Não conheço a estatística de crimes, mas com certeza ela é preocupante na área do Distrito Industrial, com destaque ao espaço do Calçadão. Por lá acontece de tudo um pouco.

Falando em Distrito Industrial, estamos presenciando agora o início das obras de revitalização das ruas e avenidas desse complexo. É um investimento de quase 150 milhões de reais. Obras tão esperadas e dinheiro que sai do nosso bolso de contribuinte. O desejo e o discurso das autoridades na mídia, tem sido para tornar o Distrito Industrial não só atrativo para novos investimentos, como também ponto de referência para visitas e para passeios turísticos.

Atenção! É aí que mora o perigo! Isso significa que não bastará as obras serem bem fiscalizadas, bem feitas e bem executadas. Vai precisar, e muito, do comprometimento do poder público estadual e municipal, incluindo o empresariado, de modo a agirem com firmeza, inclusive com “tolerância zero”, pois só assim será possível acabar com as graves mazelas que existem hoje, e oferecer ao cidadão, famílias e turistas, as condições de circular e frequentar essa área com a tranquilidade e a segurança indispensável.

Atentem para a beleza da área. O calçadão oferece espaço para caminhadas e possui uma invejável ciclovia para quem gosta de pedalar. Pasmem, oferece as mesmas opções da Ponta Negra. O Calçadão possui um anfiteatro abandonado que pode ser explorado com eventos para a comunidade. O Calçadão possui quadras, uma inclusive coberta, para a prática de esportes. O Calçadão possui bares e lanchonetes que antes eram explorados como fonte de receita por sindicalistas que vendiam aos supostos proprietários uma falsa proteção contra ações de despejo.  O poder público pode atuar junto a esses bares e lanchonetes para implementar  melhorias desde a produção do alimento até o atendimento dos clientes. Destaque-se que alguns desses  bares já são inclusive reconhecidos pela qualidade e sabor dos seus pratos.  

Finalizando, destaque-se que a Prefeitura possui uma estrutura própria no local que, salvo melhor juízo, está invadida a bastante tempo. Se não foi invadida, alguém autorizou para ser explorada como restaurante. Inclusive, nesse local, há pelo menos 2 anos atrás, durante um almoço, conheci pessoalmente o inimitável cantor local, Nunes Filho. 

A Prefeitura poderá retomar essa estrutura, é só querer, e montar uma administração própria e permanente para aquela área de lazer do Calçadão da Suframa, tornando-a atrativa para toda a comunidade e, assim, ajudar a cumprir as promessas que estão sendo feitas com o início das obras de revitalização do Distrito Industrial de Manaus. A expectativa é que tudo isso que está sendo anunciado junto com as obras de revitalização do D.I.,  não seja igual o legado pregado para depois da Copa do Mundo e das Olimpíadas.