10 de julho de 2008

Êta política rasteira!

A manchete do Diário do Amazonas de 08.07.2008 mexe com a cabeça de qualquer cidadão preocupado com o exercício da sua cidadania. Certo ou errado, o assunto tratado na manchete deveria merecer a reflexão das pessoas, principalmente daquelas que vão às urnas para escolher os seus ilustres representantes. Eu não conheço nem tenho nada contra o parlamentar que emoldura a matéria, ou seja, o presidente da ALE. Aliás, já temos hoje, 10.07.2008, a notícia de que o mesmo foi reconduzido à presidência da casa pelo voto folgado da maioria. Destacam as matérias que tive oportunidade de ler, que foi mais um BELO golpe de antecipação aplicado pelo presidente da ALE. Quem sabe não foi dos belos golpes políticos que tem praticado (com o apoio dos regimentos fajutos e da mediocridade das leis vigentes) que acabou nascendo o apelido que o caracteriza perante a sociedade.

O que me chamou a atenção na manchete de 08.07.2008 é o sorriso do parlamentar. Aquele sorriso de torcedor que se prepara para ir a campo no dia seguinte, na certeza de que seu time vai ganhar e ainda leva um cartaz dizendo – EU JÁ SABIA! Além do sorriso aberto, me chamou também a atenção o paletó aparentemente bem engomado. Se você leitor ainda não sabe – ACORDE! O paletó que o cidadão veste na foto, acredite, também somos nós contribuintes que financiamos. Para ser mais justo - o dele e de todos os seus parceiros de parlamento, diga-se de passagem.

Porém, calma minha gente! Nada de errado, obviamente. Nem com o paletó do parlamentar, tampouco com os seus parentes e agregados que trabalham na casa ou em casa, todos eles também remunerados com salários pagos por todos nós contribuintes. Aliás, afirma a matéria do jornal, que o presidente da foto emprega até a própria mãe de mais de 80 anos. Eu, cá com meus botões me pergunto - e mamãe sabe disso?

Ora, diante desse quadro, se existe algo errado, esse errado tem tudo a ver conosco - o povo. Ficamos feitos lesos assistindo essas coisas acontecerem diante de nossas narinas e cinicamente transferimos a culpa para aquele lá de cima – Deus. É a vontade Divina! – diriam os mais conformados. Outras pessoas, confiantes de que milagres acontecem, diriam - se Nossa Senhora deixar, um dia essas coisas do capeta vão acabar. Mas, com essa disposição patética de nós amazonenses, se dependermos do perfil e da vontade do ator principal da manchete de 08.07.2008, por exemplo, e da maioria de seus parceiros de parlamento, estamos definitivamente ferrados. Como diria meu amigo da banca de peixes lá do Adolfo Lisboa – estamos fritos!

Concluindo, na verdade estamos diante de uma situação ridícula. Sabemos que é legal o que o presidente da casa faz, sob o amparo de regimentos e leis esdrúxulas que ninguém quer mudar, porém trata-se de algo estupidamente imoral. Por mais que seja legal tudo isso, a verdade é que estamos andando na contramão e não dá mais para ficar calado. O que Manaus pode esperar de políticos que chegam ao poder com a preocupação exclusiva de tirar proveito do cargo, dos regimentos e das facilidades das leis para distribuir emprego e renda entre os seus agregados? Mais triste ainda é assistirmos a maioria dos membros de uma casa legislativa, querendo perpetuar essa mazela, provavelmente confiantes de que um dia chega a sua vez e dos seus. Êta política rasteira e sem-vergonha!