20 de novembro de 2008

O vereador mais votado!...


O vereador mais votado de Manaus teve o seu mandato confirmado pela maioria dos votos dos juízes do TRE do Estado do Amazonas. O questionamento que se faz agora, diante desse resultado, é o seguinte: – o que temos a comemorar de fato?

O que estamos assistindo é algo que nos deixa profundamente preocupados. De certa forma até envergonhados. Sob o argumento da Lei Arcaica, daqui um pouco quantos crimes e quantos criminosos estarão sendo agraciados. Se não bastasse, ainda vamos ter que agüentar assisti-los saindo dos tribunais festejados e carregados no colo como vitoriosos. Daí eu volto à pergunta - vitória de quem? Neste país que tem Lei para tudo o que se pode pensar, imaginemos o que pode acontecer se a onda da lei arcaica vingar daqui para frente para impedir de que seja aplicada e cumprida.

Nada contra o candidato mais votado. Tem seus méritos! É um sujeito muito inteligente e que de posse de uma arma poderosa nas mãos, soube usar as mazelas do povo e a desgraça alheia para garimpar simpatia e milhares de votos. Usa uma arma bem sem-vergonha para captar votos, mas faz isso dentro da lei. Aliás, todos condenam os programas do tipo explorado pelo vereador mais votado, principalmente os próprios políticos, mas nenhum deles se dispõe a discutir o tema e a criar uma lei para impedir, pois no fundo sonham com a oportunidade de terem para si também um programa similar.

Sob o argumento da Lei Arcaica, entendo que acaba debaixo do tapete as falhas cometidas com relação ao acompanhamento da vida funcional do vereador, que é servidor da TRE, e que era obrigação da casa saber que ele não podia se candidatar e impedir a sua candidatura no ato da sua inscrição. Da mesma forma errou o candidato que não podia alegar desconhecimento da sua situação funcional junto ao TRE e seus impedimentos, preferindo dar uma de João sem braço. Vai ver não estava acreditando no seu potencial e achou que não ia ganhar como das outras vezes. O resultado é isso aí que estamos vendo, ou seja, a justiça dando justificativas que não convencem a sociedade e o candidato comemorando uma candidatura conquistada atropelando a lei. O mais triste é que essa Lei qualificada como arcaica vai continuar por aí causando mais estragos, mais descrédito e mais vergonha.

Boas Notícias!...

Nesta véspera de feriado, durante breve contato pessoal com o vereador Massami Miki, conversamos rapidamente sobre a última campanha eleitoral e sobre alguns assuntos de interesse dos munícipes. Entre esses assuntos falamos de propostas de trabalho da futura administração da prefeitura de Manaus, a partir de janeiro próximo, já sob o comando de Amazonino Mendes. Das informações que Massami me passou, duas me chamaram a atenção e me deixaram ansioso para acompanhar os resultados. A primeira e mais importante, é de que Amazonino Mendes pretende dedicar uma atenção especial para a questão da educação no âmbito do município. A segunda, é que o futuro prefeito está decidido a dar um perfil técnico e jovem à sua equipe de primeiro e segundo escalão.

No que diz respeito à educação, entendo que o prefeito tem ao seu alcance o material humano e os instrumentos necessários para começar uma revolução em todos os sentidos na educação do município de Manaus. É só uma questão de vontade política, começando pela boa escolha de quem vai planejar e executar essa ação. Creio ser interessante citar aqui o próprio estado do Amazonas, onde o governador optou pela criação do CETAM, que apesar de todas as dificuldades, vem fazendo um belo e interessante trabalho de apoio às escolas estaduais da capital e do interior, abrangendo tanto alunos como professores; de preparação e capacitação de pessoas das comunidades na área de informática para facilitação do acesso ao mercado de trabalho, também na capital e no interior; e de apoio às empresas locais na capacitação de seus quadros técnicos, de conformidade com suas demandas específicas. Falei apenas do que tenho conhecimento, até porque observo que o CETAM tem sido pouco divulgado, merecendo uma cobertura melhor dos seus trabalhos e de seus resultados. O único que vejo falar com entusiasmo sobre o CETAM é o próprio governador. Creio que este seja um bom exemplo a ser seguido pela Prefeitura, onde se destaca a responsabilidade e o bom senso político no momento da escolha da pessoa certa para conduzir determinadas missões, cujos resultados têm merecido o reconhecimento e os aplausos da sociedade e em particular dos beneficiários diretos dessa salutar idéia de criação do centro.

Para encerrar, quero parabenizar Massami Miki pela sua reeleição. Queixou-se o ex-colega de trabalho de que eu tenho lhe enviado duras críticas, mas o importante a lhe dizer é que essas críticas não são dirigidas exclusivamente à figura do vereador Massami Miki, mas às situações, momentos, comportamentos e mazelas que assistimos no âmbito dos poderes e em particular no meio político local e nacional. Tem horas que a paciência do cidadão se esgota. As críticas e reflexões que escrevo, partem de um cidadão simples, que valoriza o exercício da cidadania praticado de maneira positiva e responsável, sem jamais agredir de forma gratuita e irresponsável as pessoas, sejam elas autoridades ou não. Desejo sucesso a Massami Miki no seu novo mandato e vou ficar aqui torcendo para que as notícias que ele me trouxe se transformem em realidade, para o bem daqueles que mais precisam e que ainda não perderam a esperança de construir dias melhores para suas vidas O primeiro passo é simples – basta vontade política de fazer.

19 de novembro de 2008

Parque 10 pede socorro!...

Moradores do Bairro do Parque 10 e adjacências, em particular aqueles residentes nos Conjuntos Residenciais Novo Mundo, Portal Japão e Jardim Oriente, apelam para as autoridades constituídas, em particular para aquelas autoridades que se intitulam representantes políticos dessas comunidades (alô Gilmar Nascimento, Irmãos Souza e outros), para que busquem dar uma solução para a precariedade do fornecimento de energia elétrica nessa área. A situação é crítica e de prejuízos diversos. A ausência de transformadores para o atendimento dos conjuntos citados, segundo moradores, contribui para a instabilidade da rede e para as quedas freqüentes e prolongadas de energia. Para aumentar o estresse, os moradores reclamam ainda da perda freqüente de alimentos pela falta prolongada de energia e a queima freqüente de aparelhos como geladeiras, televisores, liquidificadores, ventiladores, etc.

Reclamar da falta de energia ou dos prejuízos é outro verdadeiro estresse. Conseguir completar uma ligação e ser atendido do outro lado da linha (leia-se plantão da Manaus Energia) pode-se classificar como um verdadeiro teste de paciência para qualquer mortal. Conseguir montar um processo para receber uma suposta indenização pelos prejuízos que a queda de energia provoca em equipamentos elétricos, aí já é uma verdadeira batalha. As exigências e a burocracia empregada levam qualquer consumidor à desistência.

Constata-se que a situação só se agrava com o passar do tempo e não se vê nenhuma solução confiável. Mais triste ainda é constatar que juntos com os moradores do Parque 10, do Novo Mundo, do Portal Japão e Jardim Oriente, Manaus inteira vive hoje o mesmo problema.