23 de maio de 2008

DESAVERGONHADOS!...

Todos os jornais da cidade estamparam junto com as suas manchetes de primeira página sobre o escândalo de COARI, as malas encontradas recheadas de dinheiro vivo numa casa supostamente desabitada. Creio que seja a imagem mais repugnante dos últimos tempos publicada na página principal dos jornais de Manaus. Sem dúvida - Revolta! Dá náuseas!

O dinheiro encontrado, que não nos causou nenhuma surpresa, é dinheiro público, é dinheiro que saiu do bolso do contribuinte, portanto, é assalto, é dinheiro roubado. E não basta chamar e/ou enquadrar os responsáveis como corruptos. É pouco! Precisamos ser bem mais explícitos e gritar com todas as forças de nossas gargantas – são ladrões, são homens públicos e cidadãos desavergonhados.

Quando digo que não é surpresa o que estamos assistindo, é porque muitos sabiam da corrupção reinante na administração daquele município. O que pior! Podiam sim ter feito alguma coisa bem antes. A própria Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas teve a chance de implodir esse processo antes mesmo da justiça e da polícia federal agirem. Preferiram se apequenar e não o fizeram. Embromaram, enrolaram e ainda surgiram aqueles que publicamente saíram em defesa dizendo que tudo não passava de intriga e inveja dos adversários inconformados com o sucesso da administração coariense.

Agora, depois que o circo pegou fogo, alguns políticos ensaiam querer armar uma CPI. Alto lá! Esqueçam! Não atrapalhem! Deixem que a justiça e a polícia federal acabem o que começaram. Quando a Assembléia teve a chance de montar uma CPI, as forças ocultas se mobilizaram e transformaram a idéia numa comissãozinha que não chegou naquilo que a sociedade esperava. O melhor que a Assembléia faz agora é não fazer nada. Já tem quem cuide de fazer o que precisa ser feito e essas instituições com certeza, no atual contexto local e nacional, estão bem mais conceituadas e credenciadas perante a população.