8 de outubro de 2017

FIM DA ESTABILIDADE - a quem interessa?

Quanto cinismo! A quem de fato interessa o fim da estabilidade?
Até prova em contrário, essa proposta atende diretamente a interesses de políticos, congressistas e gestores públicos corruptos. Gente perigosa, gente da pesada. Uma máfia disposta a qualquer coisa para tirar do caminho quem possa atrapalhá-los. Servidor público integro, honesto, protegido pela estabilidade, é tudo o que um corrupto, um ladrão do erário público não quer encontrar pela frente.

No Brasil a corrupção está na veia, no sangue dos políticos, dos governantes, dos empresários e, diariamente, no noticiário nacional e internacional. Vergonhosamente o Brasil tornou-se referência mundial em corrupção. Nessas condições, qual o servidor público, sem estabilidade, que vai denunciar qualquer um desses corruptos perigosos? Sem estabilidade, os servidores honestos serão alvos dessa galera e facilmente tirados do caminho. Sem estabilidade, servidores dignos e honrados, serão perseguidos/detonados a cada oportunidade que ousarem denunciar um politico ou governante safado.

Num país corrupto até a alma, a estabilidade é um mal necessário. É a arma que o servidor dispõe para enfrentar as quadrilhas corruptas que se apossam do poder e denuncia-los sem o risco de serem perseguidos e demitidos. Sem estabilidade, quem vai arriscar confiar na ajuda ou proteção de quaisquer dos outros poderes que estão aí, todos eles da mesma forma desacreditados e corroídos pelos males da corrupção?

A quebra da estabilidade é um recado, uma ameaça ao servidor honesto e comprometido.

O servidor desonesto, ora bolas, não precisa ter a estabilidade quebrada para ser demitido a qualquer momento. Tampouco o servidor ineficiente. Basta aplicar a lei. Todo dia tem servidor público do executivo, por exemplo, sendo demitido por alguma coisa. Uma realidade bem diferente de outras categorias de servidores públicos, tipo, juízes, desembargadores, conselheiros de tribunal que, quando são pegos em atos de improbidade, corrupção, em lugar de serem demitidos (como são demitidos os servidores comuns) simplesmente são premiados com a aposentadoria e salário.