9 de julho de 2012

CANDIDATOS a Prefeito de Manaus...

http://www.informeipiau.com.br/
É curioso ler nos jornais o perfil anunciado dos candidatos a prefeito de Manaus. Na realidade, nenhum dos perfis apresentados trás alguma novidade para o eleitor. Todos são figuras conhecidas e carimbadas da política local. Uns mais, outros menos.

A única novidade, que na verdade vamos precisar de tempo para reconhecer de fato como uma novidade positiva, fica por conta das escolhas para a vice-governança. Digo que vamos precisar de tempo pelo fato de que nos dois últimos mandatos o cargo de vice-prefeito não nos proporcionou nada efetivamente de útil. Pelo contrário! No mandato passado, o vice existia de direito, mas não de fato, e, no atual mandato, o vice não existe de fato, tampouco de direito.

Se olharmos pelo lado das promessas, dos projetos e programas que estão sendo anunciados para a construção de uma Manaus mais digna para o seu povo, também não vamos encontrar muitas novidades. Os candidatos, como de praxe, todos muito iluminados nesse período, conseguem reunir no papel e no discurso, solução para tudo. A tragédia vem sempre depois - é na hora de executar.

Na realidade todos os candidatos sabem perfeitamente do que Manaus mais precisa. O mais humilde dos cidadãos desta terra, de tanto ouvir e ler sobre o assunto, já sabe de cor do que a cidade precisa. Manaus precisa de um executivo sério. É isso mesmo!... Manaus precisa de um executivo que ao descer do palanque, depois da campanha, comporte-se como um verdadeiro homem público, respeite o povo, governe para o povo que o elegeu e que cumpra o que prometeu durante a campanha. Não existe coisa mais ridícula de ouvir do que discurso de prefeito ou governador se desculpando pelo que deixou de realizar no seu mandato, ou tentando valorizar pequenas coisas que supostamente realizou e seu sucessor abandonou ou deixou acabar. Essa estratégia não cola mais! O povo já não engole mais facilmente certos discursos, incompatíveis com o contexto atual da nossa política. Até podemos continuar parecendo bobos, mas não somos otários.

Precisamos também deixar de lado as hipocrisias. Cá para nós, não basta que o prefeito seja honesto para ser um bom prefeito. Honestos, ora bolas, todos devem ser. Além de honesto, que é obrigação de todos, pois o contrário deveria dar cadeia, precisamos de um executivo dinâmico, que se assessore de gente competente, que forme um secretariado de profissionais preparados, em lugar de transformar esse secretariado num cabide de consolo para cabos eleitorais, apaniguados de todos os graus, políticos medíocres, derrotados, ultrapassados. Como seria bom se eles incluíssem no discurso de campanha de 2012, por exemplo, o compromisso de não usar a máquina pública e os cargos públicos para consolar parceiros derrotados nas urnas ou para pagar favores aos aliados. Já tem candidato inclusive prometendo dizer não ao nepotismo, mas isso já está em lei e repetir o erro passado seria demais constrangedor.

Finalizando, vamos continuar atentos às promessas e escolher o melhor para Manaus.