27 de janeiro de 2019

MINERAÇÃO NO AMAZONAS - não custa alertar e cobrar...

Estamos diante de mais uma tragédia por conta do desmoronamento de uma barragem de mineração. É muito dolorido ver as cenas de mortes e de tanta destruição. Outra vez em Minas Gerais, onde existem dezenas, centenas de outras barragens que não sabemos de nada sobre suas condições de uso e segurança. De praxe, só ficamos sabendo de alguma coisa quando acontecem as tragédias e que cinicamente querem nos convencer depois que foram acidentes da natureza. Respondendo a essa tentativa imoral, lembro Henfil, quando dizia que até podemos ser bobos, mas não somos otários.

Essa é a segunda tragédia no Estado de Minas Gerais e ainda não deram conta de responder aos compromissos e responsabilidades com o meio ambiente e com as famílias vítimas da primeira. Responsabilizado e preso não temos ninguém, com certeza, até prova em contrário. Mas, são muitas as famílias prejudicadas e enlutadas que ainda não receberam todos os seus direitos. Parte, acredite, vai morrer sem ter tido a chance de ver de fato reconstruída  a sua vida depois da tragédia. 

Dito isso, é bom lembrar que temos MINERAÇÃO em território amazonense. É bom lembrar que também existem por aqui as BARRAGENS com seus riscos fatais, letais, mortais... O cidadão, aqueles moradores que vivem ao alcance dessas barragens, provavelmente pouco ou quase nada sabem  sobre as condições de operação e segurança dessas construções. Imaginem! A barragem que agora desmoronou em Brumadinho estava desativada e dizem que havia passado por uma inspeção feita por empresa e profissionais habilitados. Ora, que merda de inspeção foi essa? 

E as nossas autoridades locais? O que elas teriam a nos dizer das condições das barragens em território do Amazonas. Quantas são elas? Lembrei dos nossos nobres políticos, fiscais do povo, será que eles acompanham esse tipo de situação para não termos que agir só depois da desgraça? Nas áreas habitadas ao alcance dessas barragens, pergunto: - os moradores são orientados e preparados para enfrentar uma situação de desmoronamento? Por acaso existe algum tipo de alerta? Se existe, funciona? Insisto, pois, em Brumadinho o alerta dizem que existia, mas,  desgraçadamente, não funcionou. Que merda né!

Vamos reagir! Vamos sair da inércia. Vamos exercer a nossa cidadania a favor da vida e da prevenção de tragédias como essa. A solidariedade nesse momento  é ótimo, é lindo demais de ver... Nosso povo é divino e dá exemplos ao mundo. Mas, agora, a nossa indignação e as cobranças das autoridades tem ecoar bem mais alto, bem mais forte, bem mais tudo. Eu, você e tantos outros, estamos longe do alcance das barragens, não passamos pela dor da perda de entes queridos e de bens materiais que foram conquistados com tanto sacrifício pelas famílias vitimadas,  mas, sofremos com os impactos dos danos ambientais, e sofremos com a dor dilacerante de  nossos irmãos brasileiros atingidos por essas tragédias que estão acontecendo por negligência e irresponsabilidade humana.