10 de abril de 2020

MY MOTHER


Comecei a estudar inglês muito cedo. Meu tio Manoel dava aulas particulares de inglês em casa e me colocava para assistir as aulas. Mais adiante, ganhei uma bolsa para estudar inglês no ICBEU, de Miss Helena e Prof. Rui Alencar, que começou ali na Praça do Congresso, nas proximidades do IEA.
Estudei nos livros Let’s Learning English e o Practice Your English.
No último ano do curso, tínhamos um “teacher” que chamava um(a) aluno(a) para frente da turma para ser sabatinado pelos colegas. Era escolhido um tema e esse aluno era sabatinado, tudo em inglês.
Quem respondia rápido, passava a ideia de que estava afinado e compreendendo bem o idioma. Entendendo rápido e respondendo rápido as perguntas, isso contava ponto na avaliação do professor. Na turma tínhamos alguns alunos que eram afinados e um deles era uma garota que tinha muita facilidade com o idioma. Mal a pergunta estava sendo concluída e ela já vinha com a resposta.
Lembro que no dia em que foi chamada para ser sabatinada, o assunto tinha a ver com alimentação. Esse dia ficou gravado na memória de toda a turma.
As perguntas vinham e ela, muito desinibida, devolvia as respostas de forma rápida e com riqueza de detalhes. Precisava o professor intervir para passar para a próxima pergunta.
Nesse dia, a colega acabou sendo traída pelo seu ímpeto em responder rápido, antes mesmo da pergunta ser encerrada.
Um dos colegas fez então a seguinte pergunta:
- What do you cook?
E ela já disparou sem pestanejar: - My Mother!
O professor arregalou os olhos e reagiu na hora: - What?!
Muito inteligente, a colega percebeu que havia cometido uma gafe e já corrigiu a resposta.
- I don’t cook. My mother cooks for me.
 Mas, já era tarde! A ficha da turma já tinha caído e a gargalhada era geral.
A partir desse dia, de tanto tentar justificar a gafe, nossa colega acabou ganhando o apelido de “maimadre”. Daqueles apelidos que chega, bate e fica. Eu nunca mais tive oportunidade de encontra essa colega que era muito querida, mas, guardo com carinho a sua lembrança de sala de aula.