8 de maio de 2009

Coisas da Política!...

QUANTO CUSTA A BRINCADEIRA?
Os noticiários estão informando que o vereador Lucena deve recuperar nos próximos dias o seu mandato. Se é justa a decisão, então ótimo! Bola para frente! Acontece que esse tipo de notícia não trás mais nenhuma surpresa. Na verdade só serve para deixar a sociedade mais indignada e estarrecida com esse processo esdrúxulo de cassa e descassa, onde o político perde o mandato supostamente por crimes eleitorais cometidos e, dias depois, volta gozando a cara de todo mundo e posando como vítima de seus adversários políticos, vítima da polícia despreparada na realização de flagrantes e de juízes que analisam e julgam mal seus processos. A questão é: no final de tudo, quanto custa essa brincadeira? Alguém deveria mostrar para a sociedade, de forma transparente, quanto custa para o nosso bolso de contribuinte essa coisa de cassar e descassar político no Brasil.

FUNDAÇÕES DE INTERESSE POLÍTICO
Ao saber que perdeu o seu mandato, uma das primeiras atitudes do vereador cassado foi anunciar que ia passar a cobrar pelos serviços prestados pela sua fundação para a comunidade. Serviços que eu prefiro colocar como supostamente gratuitos, pois por trás dessa gratuidade pode existir na verdade dinheiro que sai do bolso do contribuinte, viabilizado por meio de convênios e não do bolso do nobre vereador cassado, como muita gente pode pensar. A atitude do vereador serviu para conhecermos melhor o perfil dos políticos donos de fundações. Elas são criadas exclusivamente para captar dinheiro público, que vai ser usado para atender um objetivo político maior que é a perpetuação no poder, custe o que custar. Nada é pelo povo e para o povo. Tudo é no interesse do próprio umbigo. O resto é conversa para boi dormir e cidadão trouxa se iludir.

6 de maio de 2009

CMM - Contagem Regressiva!

A questão agora é: até quando o presidente da CMM vai resistir à pressão para mudar a forma de apresentação da prestação de contas dos seus parceiros?

Tudo isso acontecendo por conta da comilança de alguns nobres parlamentares. Mas, sejamos justo nesse caso, alertando que não são apenas os vereadores que freqüentam os restaurantes da cidade e pagam a conta com a verba destinada a esse fim. A diferença é que a CMM assumiu o desafio e os riscos de tornar público as despesas. Já é um mérito! Aplausos!

Analisando bem essa questão, sem dúvida alguma de que é duro para o assalariado saber que um parlamentar, em alguns minutos de comilança, consegue gastar mais do que aquilo que ele ganha (salário mínimo) depois de um mês inteiro de trabalho duro. E o que é pior: saber que é ele (contribuinte), e não o parlamentar, quem na verdade paga a conta todos os dias do restaurante visitado pelos parlamentares e convidados. A partir daí, já fico imaginando a cara do esperto sonegador, diante de uma matéria dessa natureza, olhando cinicamente para os amigos contribuintes honestos e dizendo: - Bem feito otário! Presta bem atenção no que eles fazem com o teu dinheiro (almoços caros, paletós, gasolina, passagens aéreas, etc, etc). Diante desse cenário, surge a pergunta: qual será o estímulo do cidadão de entrar numa loja qualquer e exigir do balconista a emissão da nota fiscal? Quantos agora não vão se juntar àqueles que acham melhor barganhar um desconto do que destinar o seu dinheiro, através dos impostos, para determinados fins de interesse da sociedade? Pode até parecer exagero, mas essa é a realidade dos fatos que estão acontecendo.

Agora, para ficar mais claro, imaginem comigo a seguinte cena: um ilustre parlamentar acompanhado de amigos, correligionários ou assessores de gabinete, sentados na mesa de certa churrascaria. Vejamos: (i) o vistoso kit paletó completo que o parlamentar está usando, com certeza é você quem ajudou a pagar; (ii) a gasolina do carro do parlamentar e provavelmente de alguns dos assessores parados na porta da churrascaria, é você que está ajudando a financiar; (iii) o salário do parlamentar, deixando de lado a comida e o paletó, é você que ajuda a bancar direitinho e sem atrasos todos os meses; (iv) o salário dos assessores presentes à mesa, provavelmente é você que está ajudando a pagar religiosamente; (v) a conta total da comilança ao final de tudo, com direito a sobremesa, também é você quem ajuda a pagar numa boa e sem direito de reclamar de coisa alguma. Mas, como disse o presidente da CMM: está tudo de conformidade com aquilo que está previsto no instrumento que eles (políticos) construíram de acordo com as próprias conveniências e sem ouvir, obviamente, o que pensa o povo sobre o assunto. Agora, seguindo a tradição, é só deixar o tempo passar, pois o povo reclama, reclama, reclama e depois entrega a Deus. Se ele (Deus) acha que tem que ser assim, quem vai contrariá-lo? Eu prefiro deixar Deus fora dessa história e confesso que já estou de saco cheio. Por fim, pergunto: entenderam agora por que os mandatos, em todos os níveis, são disputados até no tapa?

5 de maio de 2009

SISTEMA DE TRANSPORTE

BURACOS & CORREDOR
O representante dos empresários do sistema de transporte lamentou hoje no programa do Garotinho os buracos na cidade e a desativação do corredor exclusivo dos ônibus. Só não disse que essa sua lamentação já virou castigo perene para os usuários desse sistema falido. Daqui um pouco vão dizer que os buracos foram cavados pelos estudantes e o corredor foi desativado pelo povo que não gostou dos abrigos criados no meio da rua e que na verdade não abrigam ninguém de coisa alguma. Esse corredor que o empresário reclama que foi desativado e que diminuiu a velocidade do sistema, simplesmente faz parte do complexo que custou ao bolso do contribuinte mais de 150 milhões de reais. Junto com o tal corredor abandonado, também foram abandonadas várias plataformas, cada uma custando ao bolso do contribuinte nada menos do que 150 mil reais. Qual o resultado de tudo isso? Nada! A única coisa certa é que o contribuinte vai pagar a conta até o último centavo. Falando em centavos, quando é mesmo que vão restituir aqueles centavos a mais cobrados no preço da passagem por vários anos? Disso ninguém fala!

NOVA TARIFA
Vencida a batalha da meia passagem, agora o próximo alvo é o aumento da tarifa. E é coisa para ontem, pois o empresário disse ao garotinho que eles, coitados, estão trabalhando no vermelho, tendo que tomar dinheiro emprestado todos os meses para pagar as contas. Se ele falasse mais um pouco desse assunto, muitos ouvintes iam chorar com pena do ilustre representante. Chorar de raiva, obviamente. Se eles se dizem prejudicados e no vermelho, por que não caem fora e abrem oportunidade para outros? É a velha história do osso que ninguém quer largar dele. O que é que esse osso tem que ninguém quer passar adiante?

APOSTANDO NO PIOR!
Ouvi muitas pessoas reclamarem do movimento promovido pelos estudantes pelo fato de terem causado muitos transtornos para o trânsito. No atual contexto, para quem anda de carro, consegue levar e buscar seus filhos nas escolas, possivelmente não existe o menor compromisso ou a menor preocupação com a situação que está passando a grande maioria das famílias e dos estudantes que dependem do sistema de transporte coletivo de Manaus. Torna-se fácil então criticar a estratégia usada pelos estudantes (paralisação do trânsito), mas é bom prestar atenção nas atitudes e na falta de compromisso das autoridades e políticos com a questão. O sistema está falido e não é de hoje. Em lugar de melhorar, só piora. As autoridades e os políticos deixam a coisa rolar apostando sempre na idéia de que o povo se revolta, mas depois esquece. Há quanto tempo eles prometem uma solução para essa pouca vergonha? Até metrô de superfície já prometeram. O Sistema Expresso escafedeu-se! Até quando acham que o povo vai se revoltar nas ruas e voltar para casa pacificamente achando que não é culpa das autoridades, mas da vontade de Deus? A resposta para isso é abuso! Estão brincando com a sorte. Sou contra a violência e a depredação, mas acredito que as autoridades e os políticos, com a disposição que demonstram, estão apostando no pior. Espero que os estudantes tenham juízo e sejam inteligentes nas suas mobilizações. Nada de violência ou depredação. Espero também que a grande maioria dos estudantes desperte para a realidade, exerçam a sua cidadania, defendam o bolso dos próprios pais, tirem a bunda da cadeira e da frente dos orkuts da vida e se juntem às lideranças estudantes para protestar com inteligência e responsabilidade.

Transporte Coletivo - Cadê você vereador?



Decididamente o sistema de transporte coletivo de Manaus é sem dúvida a coisa mais imoral e mais decadente da vida urbana e política da cidade de Manaus. Nada se compara a essa mazela que há anos aflige a sociedade amazonense, em particular aqueles que dependem do sistema. O que mais intriga, entretanto, é a facilidade com que os políticos conseguem legislar em benefício das empresas e na contramão dos interesses do usuário do sistema. São rápidos e rasteiros na hora de legislar e aprovar a redução da meia passagem, por exemplo, porém lerdos e, desculpem-nos a sinceridade, excessivamente covardes na hora de investigarem os prejuízos aos cofres públicos causados por um sistema falido, como é o caso do sistema expresso, onde as plataformas de chegada e saída de passageiros, espalhados pela cidade e que custaram em média 150 mil reais cada uma aos bolsos dos contribuintes, estão abandonadas e praticamente destruídas. Repito: 150 mil reais cada plataforma. Senhores vereadores: dá para ter uma idéia de quantas meias passagens cada plataforma dessa abandonada representa? E aí! Vai ficar por isso mesmo? Eu acho que já ficou!

O sistema continua falido e o povo que depende dos ônibus está entregue a própria sorte. Alguém tem dúvida disso? E não esperem muita coisa pela frente! As empresas - só Deus explica como - conseguem com enorme facilidade sensibilizar os vereadores a reduzirem o número de meia passagem de 122 para 44. Por mais que tenham razão, a pergunta é a seguinte: o que o usuário está ganhando com essa medida? A resposta é simples: nada - absolutamente nada! Não dá para esperar nada de um sistema falido. Não se pode esperar nada de um grupo de empresas de quinta categoria que não cumpre contrato, explora e não paga direito seus empregados, não recolhe impostos, não cuida da frota, polui, suja, lambuza, etc. etc. É esse o sistema que está aí nas ruas servindo a população. Tudo é ruim! Da gestão à fiscalização E o que pior! Subsidiado pelo Estado e pelo Município. A coisa é explicitamente tão boa que nenhum deles pensa em largar do osso. Reclamam, porém é só jogo de cena. Nenhum deles pensa em largar do osso. A próxima meta, como já disse, é o aumento da tarifa, para que os lucros sejam atualizados, obviamente. Se você pensa que é para melhorar a vida do usuário, pode tirar o cavalinho da chuva.

De teimoso, antes de encerrar eu gostaria de perguntar aos nobres vereadores da nossa cidade: cadê o discurso de campanha? cadê a nova licitação para acabar com a pouca vergonha do sistema que está aí implantado? cadê a CPI do sistema expresso? cadê as centenas de novos ônibus prometidos? Cadê a presença dos senhores nas paradas dos ônibus para acompanhar o sofrimento de quem depende desse sistema e explicar a eles por que não muda coisa alguma? Cadê a presença dos senhores dentro dos ônibus para conhecer os riscos não só de andar em coletivos em péssimas condições, mas dividir com eles os dramas dos assaltos que acontecem semana sim, outra também? Cadê você vereador?