18 de dezembro de 2014

EDUCAÇÃO no Brasil é assim...




Jornal local dá conta de que uma das melhores escolas municipais de Manaus, Lóris Cordovil, colocada entre as três melhores no IDEB, ano 2013, fechou as portas por conta de uma suposta dívida do poder público municipal com o proprietário do imóvel. Ora, para um país que pensa entrar para o grupo dos mais desenvolvidos algum dia, essa deveria ser uma matéria/manchete de primeira página de todos os jornais e pauta do discurso de todos os políticos eleitos para tratar e cuidar do interesse e do futuro da sociedade.

Mas, vejam quanta ironia! Indignamo-nos com a morte de 200 periquitos e vamos para o meio da rua pedir punição aos culpados, o que é absolutamente correto e justo. Os políticos, da parte deles, vão para as tribunas e se esgoelam em defesa dos periquitos e marcam ponto com a imprensa no balcão do MP para protocolar queixa contra os supostos assassinos dos indefesos pássaros e pedir providências. Apesar dos exageros, o que é comum aos políticos que não perdem oportunidade para se promoverem, é válida também toda a "mise en scène".

E no caso da Escola Municipal Lóris Cordovil, que teve as suas portas fechadas? Quem se indignou com a notícia? Quem foi às ruas ou saiu em defesa dos indefesos alunos e das famílias que dependem de boas escolas públicas para seus filhos? Quem foi ao MP e, sob os holofotes da mídia, protocolou uma denúncia para investigação de mais essa maldade praticada contra a educação? Como esperar ou imaginar que essas crianças de hoje vão constituir uma nova geração mais preocupada com a vida, com as pessoas, com a flora e a fauna, com o planeta, se hoje elas (crianças) precisam ficar em casa porque a sua Escola fechou por falta de pagamento de aluguel? Isso é Brasil!