18 de agosto de 2009

Enfim Férias! Parte II


No terceiro dia de férias, aceitamos a sugestão da agente de turismo do hotel e fomos fazer um passeio de ESCUNA, visitando dois belos pontos turísticos da Bahia de Todos os Santos. Fomos conhecer a Ilha dos Frades e a Ilha de Itaparica.

Depois de já estarmos acomodados na escuna e ouvindo o som ao vivo de 3 baianos afinados, fomos informados pelo guia de que precisaríamos trocar de barco. A quantidade de pessoas estava acima da capacidade do barco e o pessoal da fiscalização exigiu que fosse providenciado um barco de maior capacidade. Atrasou um pouco a saída, mas nada que prejudicasse a beleza do passeio.

Paramos na Ilha dos Frades para conhecer e tomar um banho de mar. Depois de um bom mergulho, resolvi subir um morro bem próximo à praia para tirar fotos lá de cima. Quase não chego lá! Faltou preparo físico e as energias foram todas consumidas para subir o barranco. Depois de tirar as fotos, tive que dar um tempo para recuperar as energias e descer sem problemas, confiante no ditado que diz que descer é mais fácil e todo santo ajuda. Ainda bem!

Retornamos para o barco e seguimos rumo a Ilha de Itaparica, onde faríamos o almoço. O barco obrigatoriamente tem que ficar um pouco afastado da praia para não encalhar. Pequenas embarcações recolhem os turistas no barco para levar até a praia, onde moradores esperam para ajudar a descer do barco ou até mesmo carregar as pessoas do barco até terra firme. Os turistas são recebidos animadamente pelos baianos que vivem na Ilha.

Depois do almoço fomos fazer um passeio pela ilha de Itaparica junto com um pequeno grupo de turistas. O guia local, um baiano cheio de ginga, animou a turma durante a visita aos pontos turísticos. Assim que iniciamos o passeio pela ilha, aconteceu algo muito constrangedor, principalmente para os turistas brasileiros que estavam no microônibus. O guia falava da separação da Ilha em duas comunidades: a de Itaparica e de Vera Cruz. Ao terminar a explicação, um turista estrangeiro muito atento ao que falava o guia, perguntou:

- E qual foi o motivo da separação?

Não sei! Quem sabe morre! – respondeu o guia baiano sem pestanejar.

Antes mesmo que processássemos o que ele disse, sorrindo e fazendo o tradicional movimento com as mãos, o guia complementou ironicamente:

- Separaram para poder roubar mais!

Ficamos todos sem saber o que dizer. Não houve qualquer reação de aprovação ou reprovação ao que foi dito pelo guia. Ficamos todos mudos. O gringo, coitado, ficou sem entender coisa alguma. Pareceu-me ter ficado muito mais envergonhado e constrangido do que nós mesmos, brasileiros. Com certeza não esperava pela resposta que lhe foi dada. Não fez mais nenhuma pergunta durante todo o passeio.

O dia de passeio, como um todo, foi maravilhoso. De diferente ou destoante, apenas a atitude do guia baiano ao explicar para o turista estrangeiro a separação ocorrida na Ilha de Itaparica.

- Separaram para poder roubar mais! Essa informação creio que deve estar ecoando na cabeça do gringo até agora. Imaginem a imagem que ele vai levando do país e o que ele vai dizer do que ouviu dos próprios brasileiros.