17 de agosto de 2010

Tiros de Baladeira (XLII)


FIQUE ATENTO!
O político chega até você, faz um belo discurso e pede o seu voto. Convencido, você e muitos outros eleitores vão às urnas e lhe concedem os votos necessários para ganhar uma cadeira e desenvolver aquilo que prometeu antes de se eleger. Mas, passado alguns dias da posse, com o objetivo único de atender as conveniências do próprio umbigo, do partido, das coligações e dos pactos obscuros feitos normalmente na calada da noite, esse candidato eleito, sem lhe consultar mais, troca a cadeira que lhe foi proporcionada através do voto, por um cargo qualquer de secretário, que na maioria dos casos não tem nada a ver com as promessas feitas durante a campanha. Não bastasse isso, também sem lhe consultar, entrega o mandato na bandeja para um suplente que você nunca viu mais gordo, que não tem a sua confiança e que não tem nenhum compromisso ou responsabilidade com aquelas propostas que lhe levaram a confiar e eleger o titular da cadeira e não o suplente.
E não fica só nisso. Depois vem o mais hilariante. Quatro anos depois, acredite, ele, o titular da cadeira, tira o suplente do caminho, dá-lhe um pontapé na bunda e volta na sua casa e na sua comunidade, na maior cara de pau, para pedir seu voto para reeleição, usando para isso as mesmas promessas não cumpridas e a mesma conversa fiada da eleição passada, tratando todos como tremendos bobões. Fique atento! Até podemos ser bobos, mas, como dizia Henfil, não somos otários. A reforma política que esperamos tem que acabar com essa pouca vergonha.

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO
Você conhece algum motorista que esteja condenado e preso por ter morto estupidamente alguém no trânsito? Não precisa responder! Sabemos o quanto isso é difícil e vai continuar sendo. Tudo por conta de uma legislação capenga, indecente, imoral. No Brasil, reina a figura do RACHISTA, É aquele babaca idiota, psicopata do volante, que dirige feito um animal irracional pelas ruas, atropela, mata, foge sem prestar socorro e depois só vai aparecer numa delegacia acompanhado de advogado. Os "mauricinhos rachistas", junto com o advogado, normalmente levam também papai e mamãe. Diante do delegado, com a cara mais cínica/lambida confessa que atropelou e matou, mas jura que foi tudo sem querer, uma fatalidade. Feita a ocorrência, assinada e oficializada a mentira, o Delegado, coitado, sem alternativa, libera o assassino do volante para ir para casa, a tempo inclusive, quem sabe, de poder assistir na TV a matéria e as imagens da estupidez e da tragédia que causou. De um lado fica uma família que vai sofrer a eterna perda de um ente querido. Do outro lado, fica um psicopata solto, aguardando julgamento em liberdade, contando quase sempre com a chance de ver caducado o seu processo. Falei alguma mentira?

PONTA NEGRA
Certas situações criadas pelos políticos em época de campanha causam indignação, pois é mero oportunismo. Assistir os políticos revoltados e mobilizados por conta da situação dos permissionários dos bares da Ponta Negra chega a ser cômico. Todo mundo está vendo que a situação da infraestrutura de lazer da ponta negra há muito tempo é um caos. Tem de tudo um pouco: da deterioração dos imóveis públicos, passando pela poluição, falta de higiene e prostituição escancarada. O que fizeram os permissionários para não deixar os bares chegarem à situação que chegaram, principalmente com relação à manutenção? Agora, quem vai pagar essa enorme conta somos nós, contribuintes. Daqui um ano, eles, permissionários, vão receber tudo novinho em folha, para voltarem a explorar, ganhar dinheiro e começar a destruir outra vez sem a menor cerimônia. É óbvio que toda regra tem exceção, mas não são poucos os permissionários que tratam mal o bem público que recebem para trabalhar e dele sobreviver. É preciso rever os contratos e as regras entre o poder público e os permissionários (são muitos os mistérios nessa caixa preta), pois não dá para o contribuinte, de tempo em tempo, ficar pagando o prejuízo por conta da falta de compromisso e irresponsabilidade das partes diretamente envolvidas.

SAÚDE
Conversando com um médico, que prefiro obviamente preservar o nome, dá tristeza saber como é que funcionam os planos de saúde privados, sejam eles quais forem, e como é que é a relação de fato entre eles (planos privados e seus médicos). Mas, com certeza, não é pior do que a situação daquelas pessoas que nem plano possuem e que agora encaram a notícia de greve dos médicos residentes. A saúde no Brasil é um mundo de greves e quem se lasca é o povo que depende dela. Diante dessas situações e do que assistimos todos os dias nos jornais nacionais de norte a sul, a conclusão é que a saúde no nosso país continua muito ruim e as promessas dos atuais presidenciáveis estão longe de resolver essa questão a curto e médio prazo. É preciso haver mais respeito com a vida e a saúde do nosso povo. Quando vamos reagir? Só ficarmos revoltados e indignados decididamente não resolve.

EMPENHO PARA O ESSENCIAL
Observem como de repente é tão fácil arranjar milhões, bilhões para transformar Manaus em sede para a Copa do Mundo: monotrilho, estádio novo, aeroporto ampliado, mais hotéis, etc. Nada contra! Porém, é uma pena que não se veja essa mesma facilidade e esse mesmo empenho para arrumar milhões, bilhões para oferecer ao nosso povo hospitais mais decentes e escolas dignas da educação que precisamos para formar as futuras gerações e ajudar a construir um Brasil mais justo, menos desigual.