22 de fevereiro de 2020

ZFM - que Deus nos proteja...

A Bancada Federal do Amazonas anuncia união em defesa da Zona Franca de Manaus durante a reforma tributária. Boa notícia! Mas, na verdade, nem poderia ser diferente. Eles não estão fazendo nada além da obrigação. Se omitiram, negligenciaram vem outros tempos, o que levou a ZFM e o Polo Industrial de Manaus, em particular, a essa situação vexatória dos dias de hoje.

A união da Bancada do Amazonas é fundamental, mas não vai resolver muita coisa. Vejam a questão do segmento de Concentrados, por exemplo, onde ironicamente comemoramos apenas a prorrogação da morte anunciada.

A pergunta é: 
- Quem vai se juntar à Bancada do Amazonas para defender a ZFM e, em particular, a sobrevivência do Polo Industrial de Manaus - PIM? 

Nessa reforma tributária, numa região tradicionalmente desunida politicamente, em particular no tema ZFM, o risco é cada um sair defendendo o próprio umbigo e seja o que Deus quiser. Temos deputados e senadores na região, com voz e voto na reforma tributária, que entendem, acreditam e propalam nos dias de hoje que a ZFM é boa apenas para o PIM, em Manaus, espraiando muito pouco das suas virtudes para o restante da região. Essa desinformação pode nos ferir mortalmente.

No Amazonas temos o Polo Industrial de Manaus na sua eterna luta pela sobrevivência. O desconforto e a insegurança jurídica já fez algumas empresas levantarem acampamento e outras a desistirem ou adiarem a vinda para Manaus.

No Acre, pouca gente sabe, existe uma ZPE que ainda não prosperou, mas o governador de lá já declarou que quer ver acontecer e que está disposto a colocá-la nas mãos dos chineses. Nesse caso, lá no Amapá, uma ZPE nas mãos não só dos chineses, estaria bem melhor localizada e o governo de lá com certeza não descarta(ria) essa ideia. No Maranhão, e em outros estados da federação, projetos tipo PIM estão sendo pensados ou até já aguardando decisão no Congresso Nacional. 

Como será conciliar todos esses interesses durante a reforma tributária? Temos cacife e poder de fogo para isso? Importante lembrar que os nossos inimigos declarados não estão só lá no sul. Eles existem, são poderosos dentro do Congresso Nacional, dentro do Poder Executivo, e até mesmo dentro da nossa própria casa, dentro da nossa própria região. 

Agora, para desviar a atenção e amenizar os ataques de enfraquecimento do PIM, apontam a Bioeconomia como solução para região, mas não dizem, honestamente, que a Bioeconomia para deslanchar na região, está carecendo e tudo, principalmente de investimentos imediatos do próprio governo, para se colher resultados, de fato, apenas em  médio e longo prazo. Que Deus nos proteja e nos guarde.

TIROS DE BALADEIRA

COM AMOR NO CORAÇÃO
Qual seria a surpresa, em ano eleitoral, ouvir os políticos falando em amor no coração para dar.
Fala sério! Esse discurso é muito velho, que nem beijar velhinho e colocar criancinha no colo.
Político, na luta pela sobrevivência no poder, acredite, faz e promete de tudo, inclusive o coração cheio de amor para dar. Mas, obviamente, tudo isso não acontece de graça. Tem sempre alguma coisa em troca. Na política, minha gente, você vai ver e encontrar de tudo um pouco, menos político bobo.

CARREATA do ex-prefeito
Dá uma olhada lá no vídeo da carreata e responde:
- Daquela galera toda que participou da recepção de chegada do ex-prefeito na cidade de Coari, parte dela histérica, quantos vocês acreditam que estavam ali de livre e espontânea vontade e com amor no coração? Quantos tanques de gasolina foram abastecidos para alimentar aquela muvuca?

ÁTILA LINS na Carreata
Qual é de fato a surpresa em ver o deputado Átila Lins na carreata do ex-prefeito de COARI?
Creio que ninguém perguntou o que ele estava fazendo ali. Se perguntassem, certamente diria não só acreditar no coração cheio de amor para dar, como na plena inocência do seu aliado, o pobre coitado ex-prefeito, perseguido, humilhado e massacrado pelos inimigos e pela justiça? 
Átila na verdade está fazendo exatamente o que sempre fez com certa eficiência e eficácia. Sei lá, já são 7 ou 8 mandatos corridos do deputado. Enquanto a maioria começa um mandato sonhando na reeleição, ela já começa trabalhando para garantir a reeleição. Quem conhece, diz que ele trabalha durante 4 anos, pois essa seria a forma mais apropriada para garantir a reeleição e não largar do osso. Mas, politicamente a coisa está tomando outros rumos. Ele sabe que, a cada mandato que passa, está ficando mais difícil continuar mordendo o osso e atracado ao poder. Assim, para manter-se no poder está valendo qualquer tipo de acordo e aliança. E viva o Brasil!